Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 2Código: 30869

Primeira Fase - Prova Q e Z

Bandeiras, entradas e moções Missões e Aldeamentos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Exibir texto da questão

A história de São Paulo no século XVII se confunde com a história dos povos indígenas. Os índios não se limitaram ao papel de tábula rasa dos missionários ou vítimas passivas dos colonizadores. Foram participantes ativos e conscientes de uma história que foi pouco generosa com eles. (Adaptado de John M Monteiro, “Sangue Nativo”, em http://www. revistadehistoria.com.br/secao/capalsangue-nativo. Acessado em 14/07/2013.) Sobre a atuação dos indigenas no período colonial, pode-se afirmar que: a) A escravidão foi por eles aceita, na expectativa de sua proibição pela Coroa portuguesa, por pressão dos jesuítas. b) Sua participação nos aldeamentos fez parte da integração entre os projetos religioso e bélico de domínio português, executados por jesuítas e bandeirantes. c) A existência de alianças entre indígenas e portugueses não exclui as rivalidades entre grupos indígenas e entre os nativos e os europeus. d) A adoção do trabalho remunerado dos indígenas nos engenhos de São Vicente contrasta com as práticas de trabalho escravo na Bahia e Pernambuco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 39

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Bandeiras, entradas e moções - Missões e Aldeamentos

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 51Código: 6077771

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

A estratégia da penetração para o sertão, se foi amplamente aproveitada pelos colonos de São Paulo, nasce na prática da con- versão jesuítica. (...) Embora por razões opostas, tanto as incursões dos jesuítas, tímidas é verdade, não se embrenhando muito além do núcleo piratiningano, como as bandeiras e as entradas dos colonos tinham um mesmo objetivo: o índio. (Amílcar Torrão Filho, 4 cidade da conversão: a catequese jesuítica e a fundação “de São Paulo de Piratininga. Revista USP São Paulo, n.º 63, 2004) O fragmento apresenta parte das condições que originaram (A) a guerra travada entre a Igreja Católica, a favor da escra- vização indígena, e os colonos paulistas, defensores do trabalho livre. (B) o conflito entre colonos e religiosos pelo controle da mão de obra indígena, presente no entorno de São Paulo. (C) a leitura, com forte viés ideológico, que considerava desnecessária a exagerada violência dos jesuítas contra os povos indígenas (D) o desvínculo econômico de São Paulo com o resto da colônia, diante da impossibilidade de exploração da mão de obra indígena. (E) o fracasso das missões religiosas em São Paulo, pois coube apenas ao Estado português o controle direto dos indígenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2023)Número Original: 23Código: 12798077

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Durante o Período Colonial, esses grupos foram responsáveis pela expansão do território sob domínio português na América do Sul, pois ultrapassaram os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas ao avanço lusitano na parte do território de domínio espanhol; alguns deles buscavam prospectar minerais preciosos enquanto outros ofereciam serviços de caça e escravização indígena ou extermínio de quilombos. Os membros desses grupos receberam o nome de A) Bandeirantes. B) Adelantados. C) Estancieiros. D) Garimpeiros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ESPCEX - 2023)Número Original: 33Código: 12806548

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2023
Exibir texto da questão

A partir do Sec XVII, foram organizadas expedições patrocinadas por particulares, as bandeiras, a maioria partindo da Vila de São Paulo, com fins diversos e em direção ao interior do território. Atualmente, há rodovias partindo de São Paulo capital, com traçado aproximado de rotas de bandeiras do passado e que levam o nome de antigos bandeirantes, a saber: Rodovia Fernão Dias (em direção a Belo Horizonte / MG); Rodovia Raposo Tavares (em direção a Curitiba / PR); e Rodovia Anhanguera (em direção a Brasília / DF). É correto afirmar que as rotas que inspiraram essas denominações referem-se, respectivamente, a bandeiras de [A] prospecção, apresamento e prospecção. [B] prospecção, sertanismo de contrato e apresamento. [C] apresamento, prospecção e apresamento. [D] prospecção, apresamento e sertanismo de contrato. [E] sertanismo de contrato, apresamento e prospecção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP- SP - 2013)Número Original: 67Código: 4967

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos geográficos do desenvolvimento do caminho das minas até a Bahia durante o século XVIII .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Observe o mapa abaixo. CAMINHOS DAS MINAS À BAHIA - SÉCULO XVIII ESPIRITO SANTO LEGENDA Vie Rica * Localidades (nomes antigos) CAPITANIA DE SÃO PAULO E MINAS DE OURO | Caminho da Bahia pelo Rio ‘CAPITANIADO São Francisco RIO DE JANEIRO | | Caminho da Bahia (itinerário 280 km de João Gonçalves do Prado) = Rios Principais CAPITANIA DA BAHIA. DE TODOS OS SANTOS Boa visa hooia vader! CAPITANIA, DE ILHÉUS CAPITANIA DE PORTO SEGURO, / j CAPITANIA DO Rafael Straforini, 2004 Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) b) a) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco. Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias. O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na sede da capitania, em Salvador. As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FGV - SP - 2013)Número Original: 46Código: 6341600

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Aspectos e significados do trabalho e da formação social indígena no período colonial brasileiro .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

De qualquer modo, o que se sabe ao certo é que estas aldeias não constituíam povoados fixos e permanentes, pois, após alguns anos, os grupos tendiam a mudar-se para um novo local[. Diversos motivos podiam contribuir para o deslocamento de uma aldeia: o desgaste do solo, a diminuição das reservas de caça, a atração de um líder carismático, uma disputa interna entre facções ou a morte de um chefe. MONTEIRO, J. Negros da terra - Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 22. Considerando o texto acima, indique a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre os povos indígenas do Brasil na época colonial. A Apesar de haver uma maioria de povos nômades ou seminômades, na região de São Paulo de Piratininga, foram encontrados núcleos de agricultores sedentários, o que permitiu o estabelecimento dos jesuítas. B A questão da utilização da mão de obra indígena foi um dos aspectos de concordância entre as práticas coloniais dos jesuítas e os interesses dos colonos laicos, sobretudo na região Sudeste. © As unidades independentes indígenas estavam articuladas num complexo sistema de representação de cada aldeia que formava uma confederação de tribos sob o comando de uma elite guerreira. D Os deslocamentos em busca de novas áreas para o estabelecimento das aldeias eram decididos em assembleias tribais, nas quais as mulheres indígenas tinham direito a expressar suas opiniões. E Apesar de liderar a formação de novas unidades, os chefes raramente obtinham privilégios ou posição social diferenciada, não raro, trabalhando ao lado de seus seguidores e parentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?