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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2011)Número Original: 80Código: 3217

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Relações ecológicas Desarmônicas Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. Nº 170, 2010 (adaptado) Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam facilidade em digerir todas as plantas desses locais. interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae. adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais. voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais. especificidade pelas plantas da familia Solanaceae existentes nesses locais. v O o oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 113

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Relações ecológicas Desarmônicas - Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica)

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2016)Número Original: 7Código: 6977796

Exame Discursivo

Identificação do tipo de mimetismo que ocorre entre espécies Características do fenômeno relacionado a presença de cores vivas em animais venenosos Uso de figuras (Biologia).t Mecanismos de atuação de diferentes tipos de mimetismo
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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Espécie À Espécie B Espécie C ac.uk As imagens acima mostram três espécies de rãs venenosas encontradas na América do Sul, que se caracterizam por suas cores vivas. É possível observar que os padrões de coloração de alguns indivíduos da espécie A são semelhantes àqueles presentes nos indivíduos da espécie B, enguanto outros da espécie A se assemelham aos indivíduos da espécie C. Nomeie o fenômeno da presença de cores vivas em animais venenosos e explique sua vantagem para a sobrevivência desses animais. Em seguida, indique o tipo de mimetismo presente nas três espécies retratadas e descreva seu mecanismo de atuação.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 9Código: 10153

Discursivo

Clonagem Darwinismo (Teorias da evolução) Relações ecológicas Desarmônicas Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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A micropropagação é uma técnica amplamente utilizada nos dias atuais para a produção de vegetais em larga escala. O método baseia-se no cultivo de pedaços de tecidos retirados de uma única planta, o que gera rapidamente uma quantidade de mudas bem maior do que a produzida pelo crescimento de sementes dessa planta Suponha que duas áreas agrícolas, adjacentes e de mesmo tamanho, foram cultivadas com um grande número de mudas de pés de laranja, da seguinte maneira - Área 1 - mudas produzidas por micropropagação; - Área II - mudas obtidas com sementes. Quando as duas culturas estavam igualmente desenvolvidas, foi introduzido um patógeno ainda não existente em cada uma das áreas Indique em qual dessas áreas as laranjeiras apresentarão maior probabilidade de resistência à alteração ambiental. Justifique sua resposta.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 7Código: 10732

Discursivo

Controle Biológico (Ecologia) Resistência a Inseticidas (Evidências da Evolução Biológica) Relações ecológicas Desarmônicas Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Com o objetivo de testar a eficiência de dois tratamentos para a eliminação de uma determinada espécie de inseto-praga, uma lavoura infestada por esse tipo de inseto foi dividida em duas áreas iguais. Em cada uma foi realizado um dos seguintes tratamentos: Área | - aplicação de um determinado inseticida; Area II - introdução de uma espécie de inseto predador não específico para o inseto-praga. Os gráficos abaixo representam a variação do número de indivíduos do inseto-praga em cada área, em função do tempo, logo após o início dos tratamentos. Area | Area II nº de indivíduos nº de indivíduos S tempo tempo Explique a variação da quantidade de insetos-praga ocorrida em cada uma das áreas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
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4(UFRGS - 2018)Número Original: 21Código: 7079180

Terceiro Dia

Uso de figuras (Biologia).t Identificação de organismos que apresentam mimetismo.t Identificação de organismos que apresentam camuflagem.t
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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A coluna da esquerda, abaixo, lista adaptações que conferem vantagens aos seres vivos; a da direita, imagens de organismos que ilustram essas adaptações. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1 - Mimetismo ( ) camaleão 2 - Camuflagem (| ) bicho-pau (. ) falsa cobra-coral ( ) orquídea abelha ( ) linguado A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 1-2-2-1-1. (B) 1-1-2-2-1. (C) 2-1-1-2-2. (D) 2-2-1-1-2. (E) 1-1-1-2-2.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 31800

Segunda Fase - Terceiro Dia

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Considere duas populações das espécies A e B, que podem viver separadamente e que, se reunidas, estabelecem interações interespecificas. Os gráficos abaixo representam o crescimento dessas populações. Espécie A Espécie B [TT Número de individuos Número de indivíduos Tempo Tempo Considere que populações das espécies A e B foram reunidas. a) Admitindo que a espécie A é parasita da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. b) Admitindo que a espécie A é comensal da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. a) Espécie B b) Espécie B 8 s 3 2 5 E = 8 8 e e 5 5 > Tempo Tempo


Veja o vídeo para saber a resposta!

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