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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2010)Número Original: 104Código: 3504

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Estratégias argumentativas
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas. MURO, S.A E Se gent ver suv parvo N/a hyo No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência. O descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas. & indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada. O enumera fatos sucessivos em uma relação temporal. @ mostra oposição e acrescenta ideias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 128

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Informativo-expositivo (interpretação de textos) - Estratégias argumentativas

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2010)Número Original: 8Código: 5860

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
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A chamada Lei do Agrotóxico (nº 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”. Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico” a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição. b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”. c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos. d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto à inocuidade e ao mau uso dos produtos. e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 9Código: 16007

Segundo exame de qualificação

Enumeração
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Antes, com a proibição do tráfico, a lei do ventre livre, a alforria dos sexagenários. Agora, com o bolsa família, o voto do analfabeto ou a aposentadoria rural. Medidas generosas, para inglês ver e sema ousadia da abolição plena. (/. 34-37) O fragmento acima apresenta duas enumerações que, separadas pelo tempo, exemplificam um mesmo processo. Pela leitura do 8º parágrafo, pode-se concluir que os exemplos enumerados se referem a (A) gestos naturais (B] soluções ousadas (C] medidas parciais (D] methorias na renda


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 121Código: 3897

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Estratégias argumentativas
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Os procedimentos argumentativos utilizados no texto permitem inferir que o ouvinte/leitor, no qual o emissor foca o seu discurso, pertence o e ao mesmo grupo social do falante/autor. a um grupo de brasileiros considerados como não índios. a um grupo étnico que representa a maioria europeia que vive no pais. a um grupo formado por estrangeiros que falam português a um grupo sociocultural formado por brasileiros naturalizados e imigrantes.


Opções de Resposta: 
     A     
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     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 132Código: 10822

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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jo físico Putmões Músculos. Formecam oxigênio so Utzam o oxigénio para “sangue queimar combustivel para = produção de energia O pulmões podem O coração aumentado Or misculos adquirem receber maia ara tbm o podem queimar tunc mais oxigênio mais combuelive, sos especiaimente a gordura NIEMAN, D. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1996 (adaptado) A partir dos efeitos fisiológicos do exercício fisico no organismo, apresentados na figura, são adaptações benéficas à saúde de um indivíduo: OQ Diminuição da frequência cardíaca em repouso e aumento da oxigenação do sangue. . Diminuição da oxigenação do sangue e aumento da frequência cardiaca em repouso. Diminuição da frequência cardiaca em repouso e aumento da gordura corporal. Diminuição do tônus muscular e aumento do percentual de gordura corporal v o o o Diminuição da gordura corporal e aumento da frequência cardiaca em repouso.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(ENEM - 2014)Número Original: 114Código: 4288254

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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A forte presença de palavras indigenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas. ARR. BASSO, R O português de gente a lingua que estucaros, e ingus que falamos. S80 Pave Context. 21 Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas linguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque O deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração. O transformaram em um só idioma linguas diferentes, como as africanas. as indigenas e as europeias. @ promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, O Indigena e o europeu. O guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal. O tornaram a lingua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.


Opções de Resposta: 
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