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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2010)Número Original: 20Código: 3554

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Proclamação da República Intradisciplinar Inconfidência Mineira
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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| - Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, concilia-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói civico- religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro. CARVALHO, 4. MC. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil “São Paulo: Companhia das Letras, 1990. | Eo, o gigante da praça,/ O Cristo da multidão! É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão. ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas Ir: CARVALHO. J. MC. A formação das almas: 6 imaginário da República no Brasil São Pauio: Coripênhi das Letras, 1990 A 1º República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado O aocaráternacionalistae republicano da Inconfidência, evidenciado nas ideias e na atuação de Tiradentes. O à identificação da Conjuração Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro. & ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação. O à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo católico como o brasileiro, uma fácil identificação. @ ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do país.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     


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Proclamação da República - Inconfidência Mineira

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 58Código: 14849

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Inconfidência Mineira Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe o quadro. (Pedro Américo. Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro (A) data dos primeiros anos da República, sugerindo a se- melhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. (B) foi elaborada durante o período da Independência, como ex- pressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. (C) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. (D) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. (E) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 4654

Segunda Fase

Iluminismo (História).g Inconfidência Mineira República da Espada intradisciplinar no enunciado
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristá apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).


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3(URCA - 2023)Número Original: 7Código: 12877447

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com o fim da monarquia no Brasil e a proclamação da república .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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Il. HI. (URCA/2023.1) A historiadora brasileira, Margarida de Souza Neves, em seu texto Os cenários da República, o Brasil na virada do século XIX para o século XX, escre- veu: “Ao associar discursivamente o momento do ad- vento da República no Brasil às ideias de improviso, de arrebatamento, de ascensão, de velocidade e de inespe- rado, Euclides da Cunha reúne e resume um sentimento fortemente presente entre os seus contemporâneos, em especial entre aqueles 522.651 homens e mulheres que o censo de 1890 contabilizava como sendo a população da cidade do Rio de Janeiro”. (NEVES, 2003, p. 18-19). Acerca do contexto da Proclamação da República no Brasil marque a alternativa CORRESPONDENTE: . Ascendeu-se o período denominado Belle Epoque no Bra- sil, com duração de 1889 a 1922. A transição do Império para a República no Brasil se deu sob o signo de certa pirotecnia de súbitas mudanças, sendo o tempo vivido percebido de forma acelerada. Na sexta- feira, dia 15 de novembro de 1889, amanhecera como corte imperial para anoitecer capital republicana. O Brasil assumiu importante protagonismo no cenário in- ternacional e, ao lado da Inglaterra, que havia sido até então a potência hegemônica inconteste, perde a liderança para o país emergente da América Latina. . A França, até o período napoleônico potência eminen- temente continental, que ocupara a Argélia desde 1830, alarga seus domínios africanos depois de 1878 na ba- cia mediterrânea, na Mauritânia, na África Ocidental, no Gabão, na ilha de Madagascar; cedendo ao Brasil, então país emergente, os domínios de países como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. B) Apenas as afirmativas II, II e IV estão corretas. C) Apenas as afirmativas I, Il e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. E) Apenas as afirmativas Ie Il e IV estão corretas.


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4(ESPCEX - 2017)Número Original: 39Código: 9257158

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e ideológicos da Inconfidência Mineira no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
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As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira. [A] Jean-Jacques Rousseau [B] Adam Smith [C] François Quesnay [D] Vicent de Gournay [E] Nicolau Maquiavel


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5(ESPCEX - 2019)Número Original: 41Código: 9263871

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com o fim da monarquia no Brasil e a proclamação da república .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2019
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Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros há tempos. No século XVIII, ins- piraram movimentos contra o domínio português. Em 1870, um grupo de políticos lançou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano. Os seguintes episódios, ocorridos na segunda metade do século XIX, abalaram o Império Brasileiro. Considerando os seguintes fatos: I - Questão Militar. II — Questão de Fronteiras. III - Questão Religiosa. IV - Questão da Cisplatina. V - Questão Abolicionista. Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposições estão corretas no que se refere às questões que contribuiram para o fim do período Imperial Brasileiro. [AJlelII. [B] I, Ile III. [C] I, IlleV. [D] WI, IVev. [E] IVevV.


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