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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 48Código: 3931

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar Política e sociedade no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos é uma prática quase íntima, que diz respeito apenas à família. A menos, é claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Para um historiador, os sepultamentos são uma fonte de informações importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida política das sociedades. No que se refere às práticas sociais ligadas aos sepultamentos, O na Grécia Antiga, as cerimônias fúnebres eram desvalorizadas, porque o mais importante era a democracia experimentada pelos vivos. @ na Idade Média, a Igreja tinha pouca influência sobre os rituais fúnebres, preocupando-se mais com a salvação da alma & no Brasil colônia, o sepultamento dos mortos nas igrejas era regido pela observância da hierarquia social @ na época da Reforma, o catolicismo condenou os excessos de gastos que a burguesia fazia para sepultar seus mortos. @ no período posterior à Revolução Francesa, devido as grandes perturbações sociais, abandona-se a prática do luto.


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Política e sociedade no Período Colonial.g

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 54Código: 14267

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Companhia de Jesus no Período Colonial Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que (A) B) © ©) © os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas. especialmente os jesuítas, entra- ram em conflitos. pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas. as ordens religiosas de origem portuguesa e os grandes proprietários rurais defendiam a escravização indiscri- minada dos povos indígenas. mesmo para aqueles que fossem catequizados. com o início do tráfico negreiro para o Brasil em fins do século XVI. uma ampla legislação do Estado português de proteção aos índios passou a vigorar, cessando de imediato a escravidão indígena. para a Igreja Católica e para os senhores de escravo. árduos defensores do sentido religioso da colonização do Brasil, a escravização indígena deveria ser um ins- trumento de conversão religiosa. a experiência de escravização dos povos indígenas no Brasil foi efetiva em poucas regiões do nordeste. em atividades de menor importância econômica. e apenas nas primeiras décadas da presença lusa.


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2(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 48Código: 17192

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de dominação dos indígenas no Brasil Instituições administrativas no Período Colonial.g Companhia de Jesus no Período Colonial
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Após a criação desse sistema, estabeleceu-se um centro que serviria como o “coração” do território nacional. Segundo Rodolfo Garcia, o regimento de 1548 introduziu uma alteração significativa no caráter da legislação metropolitana editada no Brasil, na medida em que o principal meio pelo qual o rei mandava povoar o Brasil era o da redução da população indígena à fé católica. Não por acaso, os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil na comitiva de Tomé de Souza. Adaptado de Ronaldo Vainfas. Dicionário do Brasil Colonial. O texto trata de um sistema conhecido como a) Provedor-mor. b) Capitanias Hereditárias. c) Período Pré-colonial. d) Intendente das Minas. e) Governo Geral.


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3(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 30Código: 3579

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo Intradisciplinar Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando. NOVAIS, F; MELLO E SOUZA L História da Vida Privda no Bras. 1 ‘So Paso: Compara das Lars 197 (atartado O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT — Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis ), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País. Disponivel om: wealomdsnica comintáts. pofciasphecocnetca=s87" “Acessem: ab 2010 (pao A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas O à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais. O à falência da democracia no país, que toma impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais. & à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedilos de exercer seus direitos políticos. a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância. a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.


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5(USP- SP - 2014)Número Original: 65Código: 31735

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Intradisciplinar Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Otráfico de escravos africanos para o Brasil a) teve início no final do século XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais. b) foi pouco expressivo no século XVII, ao contrário do que ocorreu nos séculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no início do século XIX. c) teve início na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, até a metade do século XIX. d) foi extinto, quando da Independência do Brasil, a despeito da pressão contrária das regiões auríferas. e) dependeu, desde o seu início, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditárias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente, até o século XVIII.


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