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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 28Código: 3989

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Sucessões Ecológicas Fatores Ecológicos Abióticos Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu climax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes: Condição de luminosidade Espécie co pleno ‘Sombreamento 30% 50% 90% 1º Razoável Bom Razoável Ruim 2 Bom Razoável Ruim Ruim 3 Bom Bom Razoável Ruim 4 Bom Bom Bom Bom 5 Bom Razoável Ruim Ruim 6 Ruim Razoável Bom Bom 7 Rum R Ruim Razoável 8 Rum Ruim Razoável Ruim 9 Ruim Razoável Bom Bom 10 | Razoável Razoável Razoável Bom Para o reflorestamento da região desmatada, O a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz O recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2,365. @ sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas. @ espécies de comunidade climax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes @ é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7,9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Sucessões Ecológicas - Fatores Ecológicos Abióticos

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2020)Número Original: 5Código: 7504659

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação das fases de uma sucessão ecológica que há um equilíbrio entre oxigênio produzido e consumido pela vegetação.t Características da biomassa vegetal em relação ao tempo nas fases da sucessão ecológica.t Grupos de organismos pioneiros presentes na primeira fase da sucessão ecológica.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2020
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A curva do gráfico mostra a variação da altura média de plantas durante a sucessão primária, em uma área na qual a vegetação nativa, de floresta tropical úmida, foi totalmente destruída pelo derrame de lava de um vulcão. No início da sucessão, o solo era composto por rocha nua (lava consolidada). Na parte superior do gráfico, estão representadas três fases da sucessão (1, 2 e 3). 1 Fases | 1 | 8 = 7 - e 6 - o 5 - o 4 4 o 3- é 2 - o 1º we 0 f T T T T T 0 5 10 15 20 25 30 Tempo (anos) Altura média das plantas (m) a) Cite um grupo de organismos pioneiros que possa ter predominado na fase 1 da sucessão. b) No gráfico de sua Folha de Respostas, desenhe uma curva que represente a tendência quanto à biomassa da comunidade vegetal em relação ao tempo decorrido durante essa sucessão, indicando sua fase climáxica. c) Aquese deve o aumento na altura média das plantas na fase 2 e sua estabilização na fase 3? Em qual(is) fase(s) da sucessão f apresentada(s) no gráfico a quantidade de oxigênio liberado pelas plantas por meio da fotossintese é semelhante à quantidade de oxigênio utilizado por elas na respiração? b) Biomassa vegetal | T T I | 0 5 10 15 20 25 30 Tempo em anos


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2(USP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991025

Segunda Fase - Segundo Dia

Características dos fatores abióticos que proporcionam maior diversidade de adaptação dos animais ao clima frio.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior produção primária bruta ao longo do ano.t Com gráfico de barras (biologia).t Fatores ambientais que influenciam na complexidade de uma cadeia trófica.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior diversidade de seres vivos.t
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol. Pluviosidade anual (mm) Temperatura máxima Duração do dia em junho 3000 + em junho (ºC) (horas:minutos) 30 5 11:55 5 2500 4 Em al. 14) EM E 25 5 11:26 4 2000 + a mo EE 20 5 11:12 4 1500 4 15 + 10:58 4 4 10:43 - 1000 10 10:29 5 500 4 5 | 10:14 5 0 0 10:00 L1 L2 L3 L4 L1 L2 L3 L4 Li L2 L3 L4 a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios? b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique. c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 56Código: 3588

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Solo (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec Salinidade - pH (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo. WINKEL HL TSCHIEDEL, M Cultura do amor saliização de solos em cultivos Dpsnvei am nto ipa consainen nt Roses ert pr 10 (adiado A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a) O aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida. © aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água. & diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida. © aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la. & diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP- SP - 2011)Número Original: 7Código: 5252

Segunda fase - Segundo dia

Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec Salinidade - pH (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2011
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A solução de azul de bromotimol atua como indicador de pH. Em meio ácido, sua cor fica amarela e, em meio básico, azul. Para valores de pH entre 6 e 7, a solução fica verde. Considere um aquário de água doce, iluminado e montado com peixes e plantas aquáticas. Retirou- se uma amostra de água desse aquário (amostra 1) e a ela adicionou-se solução de azul de bromotimol (indicador de pH), observando-se a cor verde. a) O aquário foi mantido, por certo tempo, em ambiente escuro. Nova amostra de água foi retirada (amostra 2) e, ao se adicionar o indicador de pH, a coloração foi diferente da observada na amostra 1. Explique o que provocou a diferença de pH entre as amostras 1 e 2. b) A adição excessiva de ração para peixes levou ao aumento da população de decompositores no aquário. Que coloração é esperada ao se adicionar o indicador de pH a uma amostra de água do aquário (amostra 3)? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 13Código: 14918

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Pressão Atmosférica - Hidrostática (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Temperatura (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Dentre os gráficos de 1 a 5, um deles representa a variação do número de espécies de organismos (eixo y) com relação ao aumento da latitude no planeta (eixo x): outro gráfico repre- senta o crescimento populacional (eixo y) em função do tempo (eixo x) na ausência de restrições ambientais (resistência do meio) e com índice de mortalidade zero. y y a * ° @g * © @ * vt a * ° 6 * Esses gráficos são, respectivamente, (A) 1e2. (B) 2€e3. (C) 3e4. (D) 4e5. (E) Sel.


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