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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2008)Número Original: 53Código: 4065

Prova amarela

DNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seguenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteinas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotipicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA. 5 8 Cart a at O jogo da evolução, |r: Sclentie American Brel, 12008 Com aespeções) A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém O as sequências de DNA que codificam proteinas responsáveis pela definição das formas do corpo. uma enzima que sintetiza proteinas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene. centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteinas. informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteinas, interferem no fenótipo. os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 87

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DNA (Genética Molecular)

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Questões Parecidas

1(UFPB- PB - 2010)Número Original: 55Código: 7568

Terceira série

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2010
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O segmento de molécula de DNA representado na figura a seguir ilustra o que preconiza o modelo da dupla- hélice, idealizado pelos cientistas James D. Watson e Francis H. C. Crick. 1— Açúcar — Fosfato “Adaptado de: AMABIS E MARTHO, Biologia das Populações, São Paulo: Editora Modecna, 2004. v. 3, p.135. Com base nos conhecimentos sobre a estrutura da molécula de DNA e nas informações contidas na figura, é correto afirmar: a) b) e) 4) A molécula de DNA apresenta fosfato, ribose e as bases nitrogenadas adenina, citosina, uracila e guanina, como moléculas formadoras de seus nucleotídeos. O modelo idealizado contradiz a relação de bases de Chargaff, que diz que a quantidade da base adenina será sempre igual à quantidade da timina e que a quantidade da citosina será sempre igual à da guanina (A/T=C/G=1). A molécula de DNA apresenta duas fitas ou cadeias que se mantém unidas, através de pontes de hidrogénio estabelecidas entre bases complementares voltadas para o interior da estrutura helicoidal. As fitas ou cadeias da molécula de DNA são ditas complementares, devido à formação de pontes de hidrogênio entre o nucleotídeo que contém adenina de uma das cadeias e o nucleotídeo que contém guanina da outra cadeia. O modelo não é elucidativo quanto à composição química da molécula de DNA, uma vez que não consegue explicar por que o DNA é considerado um ácido mucleico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2009)Número Original: 8Código: 6018

Segunda Fase

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Em vez de sequenciar as bases nitrogenadas de todos os cromossomos de uma planta com um genoma muito grande, pesquisadores selecionaram partes desse genoma para sequenciar. Somente as sequências de DNA que correspondem ao conjunto dos RNA mensageiros transcritos no fruto serão estudadas. O DNA a ser sequenciado foi sintetizado em laboratório, tendo como molde as moléculas de RNA extraídas dos frutos. a) Se os cientistas fossem sequenciar todo o genoma dessa planta, haveria diferença se o material genético viesse do fruto ou da folha da planta? Justifique. b) No estudo das sequências que tiveram como molde RNA mensageiro, faria diferença se esse RNA mensageiro fosse extraído das folhas ou dos frutos? Justifique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 8Código: 10727

Discursivo

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Diversas técnicas são utilizadas para determinar, em genes de uma célula eucariota, a sequência de bases nitrogenadas codificantes, ou seja, aquela que define a estrutura primária da proteína aser sintetizada. A abordagem experimental mais frequente, hoje, consiste em, primeiramente, extrair os RNA-mensageiros da célula, sintetizar os seus DNA-complementares e, então, proceder ao sequenciamento das bases presentes nesses DNA. Em uma bactéria, no entanto, é possivel determinar a sequência codificante diretamente a partir de seu cromossomo. Explique o motivo pelo qual, em organismos eucariotos, é preferível utilizar o RNA-mensageiro para determinar a região codificante do DNA.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 18Código: 14716

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Mapas Cromossômicos Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) Código Genético (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Na segunda metade do século XIX, Mendel havia descoberto algumas regras básicas sobre herança, mas suas idéias passa- ram despercebidas. No início dos anos 1900, Walter Sutton e outros verificaram que o comportamento dos cromossomos na divisão celular correspondia ao descrito por Mendel para os fatores hereditários. O que faltava era comprovar a ligação entre esses dados. A descoberta que possibilitou isso foi: (A) as mutações genéticas estão correlacionadas às mudanças evolutivas, por Theodosius Dobzhansky. (B) é possível conhecer a exata localização de um gene no cromossomo, como demonstrado por Calvin Bridges. (C) osraios X aumentam dramaticamente a taxa de mutações, por Hermann Miiller. (D) o DNA tem uma conformação em dupla hélice, por James Watson e Francis Crick. (E) os genes localizam-se em posições específicas do cro- mossomo, por Thomas Morgan.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 19Código: 14517

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) Transcrição (Genética Molecular) Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Ácidos Nucléicos (Bioquímica Celular) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA trans- creve RNA e este orienta a síntese de proteinas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando (A) (B) (C) (D) (E) a célula hospedeira do vírus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. a célula hospedeira do vírus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a proteína transcriptase reversa. a célula hospedeira do vírus apresenta no interior de seu núcleo proteínas que promovem a transcrição de RNA para DNA. o vírus de RNA incorpora o material genético de um vírus de DNA, que contém genes para a enzima transcriptase reversa. o vírus apresenta no interior de sua cápsula proteínas que promovem na célula hospedeira a transcrição de RNA para DNA.


Opções de Resposta: 
     A     
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     E     




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