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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2007)Número Original: 47Código: 4125

Prova amarela

Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Poluição (Ecologia) (Biologia) Preservação Ambiental (Ecologia) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
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Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infitram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações) A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que O as substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo. © otipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo. & a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades. O o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d'água, solo e vegetação. 8 o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) - Poluição (Ecologia) (Biologia) - Preservação Ambiental (Ecologia) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 13Código: 9520326

Segunda Fase - Segundo Dia

Consequências da chuva ácida para os ecossistemas aquáticos .f Benefícios ambientais do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil .f Características do processo de chuva ácida .f Relação entre a produção monóxido de carbono (CO) e a utilização de automóveis movidos a combustíveis fósseis .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um estudo monitorou o impacto das medidas de isolamento social na qualidade do ar em áreas urbanas da cidade de São Paulo (Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Centro). O monitoramento diário da composição do ar entre 24 de março e 20 de abril de 2020 detectou uma redução das concentrações de monóxido de carbono (CO), monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO,) de aproximadamente 53%, 66% e 44%, respectivamente, em comparação com os valores médios registrados no mês de abril nos anos de 2015 a 2019. (Adaptado de L. Y. K. Nakada e R. C. Urban. Science of the Total Environment, Amsterdam, v. 730, 139087, ago. 2020.) a) Explique a relação entre a produção de CO e a utilização de veículos automotores movidos a combustível de origem fóssil. Descreva um benefício ambiental do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil. b) A água da chuva é uma combinação da composição química das gotículas que formam as nuvens e das substâncias que se incorporam às gotas de chuva durante a precipitação. Explique como um dos poluentes citados no enunciado pode levar à formação de precipitação ácida. Indique e explique um prejuízo da precipitação ácida para o ecossistema aquático.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(MACKENZIE - 2017)Número Original: 43Código: 6891160

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Características do processo de inversão térmica Características do processo de eutrofização .f Identificação (Biologia) Características do processo de efeito estufa .f Características do processo de chuva ácida .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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I. Fenômeno provocado por poluentes atmosféricos emitidos pela queima de carvão mineral e diesel, como o dióxido de enxofre, que pode originar o ácido sulfúrico. II. Fenômeno que pode causar mudanças climáticas globais e a elevação do nível dos mares. HI. No inverno, é frequente ocorrer a retenção de poluentes atmosféricos próximos ao solo. IV. Leva à proliferação de bactérias aeróbicas que consomem o gás oxigênio da água, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. I II, WI e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes tipos de eventos poluidores: a) Chuva ácida, efeito estufa, Inversão térmica e eutrofização. b) Chuva ácida, eutrofização, Inversão térmica e efeito estufa. c) Ffeito estufa, chuva ácida, Inversão térmica e eutrofização. d) Futrofização, chuva ácida, efeito estufa e inversão térmica. e) Inversão térmica, eutrofização, efeito estufa e chuva ácida.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 2Código: 14771

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Início de Ano

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Poluição Edáfica (Solo) (Ecologia) (Biologia) Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia) Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Além de lançarem grandes quantidades de CO , na atmosfera, as queimadas em grandes extensões de terra ainda provo- cam sérios danos ambientais, o que inclui, no longo prazo, a redução da fertilidade do solo e a secagem de córregos e riachos vizinhos. De que maneira as queimadas podem reduzir a fertilidade do solo e provocar a secagem de córregos e riachos” Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UFRGS - 2017)Número Original: 23Código: 7079615

Terceiro Dia

Consequências da remoção de sedimentos acumulados nos cursos d´água urbanos Eventos que ocasionam o processo de eutrofização.t Ações que impedem a proliferação de larvas de mosquitos em águas poluídas
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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A Ecobarreira instalada no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, já retirou 33 toneladas de lixo que descem pelas águas até o Guaíba. A cada dia, centenas de garrafas PET, sacos de lixo, pneus e frutas deterioradas são içados em uma gaiola e removidos do local pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Considere as seguintes afirmações sobre a poluição das águas. I - A matéria orgânica lançada nos rios aumenta a quantidade de nutrientes, causando a eutrofização. II - A remoção do sedimento acumulado nos cursos d'água urbanos facilita o escoamento das águas das chuvas, evitando transbordamento e alagamentos. HI- A remoção dos objetos lançados nos cursos d'água urbanos impede a proliferação de larvas de mosquitos. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, Ile III.


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     A     
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5(UFPR - 2015)Número Original: 9Código: 6340670

Segunda Fase

Consequências da destruição da camada de ozônio para o meio ambiente Intervenções humanas que ajudam na recuperação da camada de ozônio Consequências da destruição da camada de ozônio para a saúde humana
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Uma boa notícia para o meio ambiente. Um relatório da ONU divulgado nesta semana mostrou que a camada de ozônio está dando os primeiros sinais de recuperação após anos de destruição. Fonte:http:ogiobo globo. comisociedadelciencialcamada-de-ozonio-da-sinais-de-recuperacao-segundo-documento-da-onu-13900960 Acessado em 12/09/2014 a) Cite duas consequências da destruição da camada de ozônio para o meio ambiente e/ou para a saúde humana. b) A que intervenção humana pode ser atribuída essa boa noticia?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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