Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2013)Número Original: 10Código: 4169

Segunda Fase

Religião e Direito na Roma antiga Efeitos do expansionismo romano na classe social dos plebeus.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Exibir texto da questão

Por que as pessoas se casavam na Roma Antiga? Para esposar um dote, um dos meios honrosos de enriquecer, e para ter, em justas bodas, rebentos que, sendo legítimos, perpetuassem o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos. Os políticos não falavam exatamente em natalismo, futura mão de obra, mas em sustento do núcleo de cidadãos que fazia a cidade perdurar exercendo a “função de cidadão” ou devendo exercê-la. (Adaptado de P. Ariês e G. Duby, História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 1, p. 47.) a) Por que o casamento tinha uma conotação política entre os cidadãos, na Roma Antiga? b) Indique dois grupos excluídos da cidadania durante a República romana (509-27 a.C.).


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 6

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Religião e Direito na Roma antiga - Efeitos do expansionismo romano na classe social dos plebeus.f

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 37Código: 12988962

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Aspectos das Leis das Doze Tábuas no sistema jurídico da Roma antiga .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

As Leis das Doze Tábuas significaram um importante legado para a República romana, pois (A) eram códigos que regulamentavam os direitos e deveres de patrícios e plebeus, e que, por sua importância no sentido de combater a arbitrariedade das penas e dos procedimentos judiciários vigentes, foram preservados durante a Antiguidade, dando origem ao Direito moderno. constituíam uma compilação de leis voltadas aos plebeus e aplicadas com especial severidade a estes, causando grande instabilidade social e provocando as chamadas “revoltas plebeias”, que apesar da violência não abalaram o poder dos pa- trícios, que se manteve intacto durante a República. eram expostas publicamente no Fórum romano para que tanto patrícios como plebeus as conhecessem e as cumprissem, regulando temas como inadimplência, casamento, propriedade, delas restando, contudo, apenas fragmentos reproduzidos em outros documentos. consistiam num sistema penal detalhado, que inspirou as Leis de Sólon e que marcou a passagem da Monarquia para a República, uma vez que assegurava as bases do Direito Romano, de espírito universalista e republicano. eram leis que regravam o abuso de poder em relação aos servos e escravos, assegurando o pátrio poder, os direitos hereditários, a igualdade jurídica e social e outras instituições do Direito ainda presentes nos códigos atuais, no Direito mo- derno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UPE - 2022)Número Original: 26Código: 11716058

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Influências do direito romano no desenvolvimento das sociedades ocidentais .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

O Direito Romano é reconhecidamente uma das maiores influências que a antiga cultura latina exerce no mundo contemporâneo. Dentre as Leis das XIl Tábuas (451-450 a.C.), a “fonte de todo direito público e privado” romano, algumas ainda são aplicáveis à nossa sociedade, outras, não. Assinale a alternativa que apresenta uma lei aplicável. a) Não se façam leis contra indivíduos. b) Não se deve adicionar ouro a um defunto. c) Não se enterre ou incinere homem morto na cidade. d) Que as mulheres não arranhem as faces nem gritem em demasia! e) Seo pai vendeu o filho três vezes, esse filho está livre do pátrio poder.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEG - 2018)Número Original: 40Código: 9632668

Curso de Direito - Prova Objetiva e Redação

Aspectos das Leis Licínias na sociedade romana da antiguidade .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. No ano de 450 a. C. por pressão da plebe foi escrito o primeiro código legal romano, a Lei das Doze Tábuas, que ao ser acessível a toda a população poderia inibir arbitrariedades que pudessem ser praticadas pelo desconhecimento da lei. Mas nem todas as questões referentes aos interesses da plebe foram resolvidas, perdurando, por exemplo, a escravidão por dívidas, que só foi suspensa em 367 a. C. com as Leis Licínias. TASINAFO, C. R; FREITAS NETO, J. A. de. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 75. Além de mudar o entendimento acerca da escravidão por dívidas, as Leis Licínias também propunham que a) um dos cônsules seria plebeu e garantiam o acesso da plebe às terras conquistadas por Roma. b) a política do Pão e Circo se estenderia para todas as colônias romanas situadas fora da Itália. ) casamentos entre patrícios e plebeus seriam considerados plenamente morais e legalizados. ) uma reforma agrária seria realizada, atendendo aos apelos dos irmãos Tibério e Caio Graco. ) o preço do trigo deveria ser diminuído para atender às necessidades da maioria do povo. oo e


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2018)Número Original: 1Código: 7002718

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Papel político e cultural do politeísmo na manutenção do domínio romano sobre os diversos povos que compunham o seu império.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

[...] OS romanos foram bem-sucedidos em unificar as regiões por eles conquistadas. Isso não significou, no entanto, que essa imensa área tenha deixado de possuir costumes e organizações bem diferentes. [...] Especialmente no que diz respeito à língua, o Império permaneceu dividido, e isso acabou influindo nas diferentes culturas. Na prática, podem-se observar duas grandes áreas culturais, a ocidental e a oriental. O lado ocidental adotou como língua o latim; no oriental, o grego foi a língua mais difundida. [...] Mais importante do que a língua era a diversidade religiosa. A maioria dos povos da Antiguidade era politeísta, o que significa que admitiam a existência de vários deuses. Isso tornava mais fácil conviver com crenças diferentes, o que foi celebrado com a construção do Panteão: um enorme edifício construído em Roma para ser templo de todos os deuses. (Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004.) a) Cite dois fatores que justifiquem a afirmação do texto de que “os romanos foram bem-sucedidos em unificar as regiões por eles conquistadas”. b) É possível afirmar que a tolerância à diversidade religiosa no Império Romano era limitada? Explique e exemplifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(MACKENZIE - 2018)Número Original: 50Código: 7016864

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Efeitos do expansionismo romano na classe social dos plebeus.f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
Exibir texto da questão

Após a unificação da península Itálica, em 272 a.C, e a vitória contra Cartago, Roma se tornou uma potência que não parou mais de se expandir. Contudo, para os plebeus, o expansionismo de Roma ocasionou profundas mudanças sociais, que atingiram, principalmente, esse grupo social. Analise as afirmativas abaixo. I. Ao mobilizar para a guerra, os pequenos e médios proprietários plebeus, sem que recebessem nenhum tipo de remuneração do Estado, por tais serviços, ocasionou a ruína dos mesmos. Ao retornar para Roma, não tinham recursos financeiros para retomar suas atividades. II. A conquista do norte da África e da Sicília e a remessa de suas colheitas de trigo para Roma fizeram com que o preço do produto despencasse, impossibilitando os proprietários plebeus de concorrerem com o baixo preço do trigo importado. HI. A solução encontrada pelos pequenos e médios proprietários plebeus para enfrentarem a crise foi a reconversão das culturas em suas terras: substituíram o trigo e a cevada pelo plantio e cultivo de vinhas e olivais. Assinale a alternativa correta. a) Jl esta correta, apenas. b) Ilestá correta, apenas. c) Ill está correta, apenas. d) Iellestão corretas, apenas. e) Ile lIllestão corretas, apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?