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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2014)Número Original: 97Código: 4288285

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Pré-modernismo Augusto dos Anjos
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênesis da infância, A influência má dos signos do zodiaco. Profundissimamente hipocondriaco. Este ambiente me causa repugnancia... Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco Já o verme — este operário das ruínas — Que o sangue podre das camificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra! ANJOS, A Obra completa Ria de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modemista Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como O a forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas e o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo. © o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e rutilância” e "influência má dos signos do zodiaco”. O a seleção lexical emprestada ao cientificismo, como se Iê em “carbono e amoniaco”, “epigênesis da infância” e “frialdade inorgânica”, que restitui a visão naturalista do homem. O a manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética, e o desconcerto existencial. @ a ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modemistas.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Pré-modernismo - Augusto dos Anjos

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 9Código: 17090

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Lima Barreto
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Assinale a alternativa correta. a) No período que vai da linha 15 a 17, o narrador onisciente, por meio do discurso indireto livre, expressa a opinião do major Quaresma a respeito do jardim. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, a coisa mais importante do mundo para o major era a música, a linguagem universal da arte. O narrador manifesta, jocosamente, seu juízo de valor a respeito do jardim do major: Era uma maravilha; não tinha nem uma flor (linhas 14 e 15). Nas linhas 20 e 21, tem-se ponto de vista do narrador acerca da flora brasileira: as nossas terras tinham outras mais belas, mais expressivas, mais olentes. A fala de Ricardo — “é, é, não há dúvida” (linha 10) — confirma a intimidade e a afinidade que existiam entre ele e o major.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 10Código: 17088

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Lima Barreto
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Considerado o fragmento no contexto da obra do autor, assinale a alternativa correta a respeito desse romance de Lima Barreto. a) O nacionalismo do major Quaresma é um dos aspectos que comprovam tratar-se de obra romântica, especificamente da primeira geração. b) Embora apresente linguagem romântica, trata-se de um texto típico do Realismo brasileiro, em que a crítica aos costumes aristocráticos está ironicamente tematizada. c) A defesa de valores nacionalistas e populares, como a modinha de viola, comprova tratar-se de um romance experimental do Modernismo brasileiro. d) Trata-se de obra de cunho regionalista, típica da segunda geração modernista brasileira. e) A perspectiva crítica com que o ideal nacionalista é tratado corresponde a um dos aspectos que filiam a obra ao chamado Pré-Modernismo brasileiro.


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