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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2011)Número Original: 11Código: 4405

Segunda Fase

Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Os trechos abaixo, do Auto da barca do inferno e das Memórias de um sargento de milícias, tratam, de maneira cômica, dos “pecados” de duas personagens que, cada uma a seu modo, representam uma autoridade. Leia-os com atenção e responda às questões propostas em seguida. Frade Embarcai e partiremos: e folgar com ua mulher Ah, Corpo de Deus consagrado! tomareis um par de remos. se há um frade de se perder, Pela fé de Jesus Cristo, Frade com tanto salmo rezado? qu'eu não posso entender isto! Não ficou isso n'avença! Diabo Eu hei-de ser condenado? Diabo Ora estás bem aviado! Um padre tão namorado Pois dada está já a sentença! Frade e tanto dado à virtude! Frade Mas estás bem corregido! Assi Deus me dê saúde Par Deus! Essa seriela! Diabo que eu estou maravilhado! Não vai em tal caravela Devoto padre marido, Diabo minha senhora Florença. haveis de ser cá pingado... Não façamos mais detença. Como? Por ser namorado (Gil Vicente, Auto da barca do inferno. São Paulo: Ática, 2006. p. 35-36.) Os leitores estão já curiosos por saber quem é ela, e têm razão; vamos já satisfazê-los. O major era pecador antigo, e no seu tempo fora daqueles de quem se diz que não deram o seu quinhão ao vigário: restava-lhe ainda hoje alguma coisa que às vezes lhe recordava o passado: essa alguma coisa era a Maria-Regalada que morava na Prainha. Maria-Regalada fora no seu tempo uma mocetona de truz, como vulgarmente se diz: era de um gênio sobremaneira folgazão, vivia em contínua alegria, ria-se de tudo, e de cada vez que se ria fazia- © por muito tempo e com muito gosto: daí é que vinha o apelido — regalada - que haviam juntado ao seu nome. (Manuel Antonio de Almeida. Memória de um sargento de milícias. São Paulo: Ática. 2004. Capítulo XLV - “Empenhos”. p. 142.) a) O que há de comum na caracterização da conduta do Frade, na peça, e do major Vidigal, no romance? b) Que diferença entre as obras faz com que essas personagens tenham destinos distintos?


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Realismo - Prosa (Romantismo)

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1(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 30Código: 6092397

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Romantismo Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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No conjunto dos romances e dos contos machadianos, a figuração do tipo social encarnado em José Dias consiste em uma A exceção, tornada célebre em vista de sua brilhante realização literária. B característica própria das obras da fase madura do autor, iniciada em 1880. € das especialidades reconhecidas do autor dessas obras. D retomada tardia das personagens similares de Gonçalves Dias. E adaptação local do tipo do arrivista, importado do romance francês.


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     E     




2(USP- SP - 2014)Número Original: 81Código: 31760

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida Aluísio Azevedo Machado de Assis
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Examine as seguintes afirmações relativas a romances brasileiros do século XIX, nos quais a escravidão aparece e, em seguida, considere os três livros citados: Tão impregnado mostrava-se o Brasil de escravidão, que até o movimento abolicionista pode servir, a ela, de fachada. |. De modo flagrante, mas sem julgamentos morais ou ênfase especial, indica-se a prática rotineira do tráfico transoceânico de escravos. Ill. De modo tão pontual quanto incisivo, expõe-se o vínculo entre escravidão e prática de tortura física. A. Memórias de um sargento de milícias; B. Memórias póstumas de Brás Cubas; C. Ocortico. As afirmações |, Il e Ill relacionam-se, de modo mais direto, respectivamente, com os romances a) B,A,C. b) GAB. co) ACB. d) BCA e) A,B,C.


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3(UNESP - 2018)Número Original: 16Código: 7002136

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Romantismo Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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No último parágrafo, “pôr ordem à desordem” significa (A) estimular os proprietários a tratarem seus escravos com menos rigor. (B) conceder a liberdade aos escravos fugidos. (C) conceder aos proprietários de escravos fugidos algu- ma compensação. (D) abolir a tortura imposta aos escravos fugidos. (E) restituir os escravos fugidos a seus proprietários.


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     D     
     E     




4(UNESP - 2018)Número Original: 12Código: 7002127

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Romantismo Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Em “o sentimento da propriedade moderava a ação, por- que dinheiro também dói.” (3º parágrafo), a “ação” a que se refere o narrador diz respeito A) à fuga dos escravos. B) ao contrabando de escravos. (A) (B) (C) aos castigos físicos aplicados aos escravos. (D) às repreensões verbais feitas aos escravos. (E) E) à emancipação dos escravos.


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5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 18Código: 6389088

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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O mencionado triângulo amoroso de O Guarani, de José de Alencar, é composto pelas personagens: Peri, Cecília e Álvaro. D. Diogo, Isabel e D. Antônio. D. Antônio, Dona Lauriana e Loredano. D. Antônio, Isabel e Dona Lauriana. Peri, Cecília e Isabel. mono»


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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