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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2011)Número Original: 37Código: 4465

Primeira Fase - Prova Q e Z

Governo João Goulart
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: “Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.” (Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.) Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte: a) b) d) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas já haviam sido alteradas, abrindo mão da reforma agrária, para agradar aos setores conservadores, e não apenas às classes populares. Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposição de militares e políticos nacionalistas, ao abrir o país ao capital externo. Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas também reprimiu várias greves do período, irritando as classes populares.


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Governo João Goulart

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Questões Parecidas

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 59Código: 6341385

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Sentido da destituição do presidente Goulart e das primeiras políticas adotadas pelos militares na visão de artistas e intelectuais brasileiros .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Leia um fragmento de memória de um jornalista brasileiro, escritor, ex-preso político e exilado. Para mim, que havia sido, no limiar da década [de 1960], um rebelde sem causa concreta, fã de James Dean e simpatizante da “juventude transviada”, o golpe significou, de imediato, mais um salto à frente na conscientização da realidade. Inclusive porque as medidas inaugurais do regime implantado em 1.º de abril não deixavam margem a dúvi- das: contra a reforma agrária no campo, o tabelamento dos aluguéis nas cidades e a limitação das remessas de lucros ao exterior, assim como — diante da imposição norte-americana — pelo rompimento das relações diplomáticas com Cuba. (Arthur José Poermer, O céu é das elites In Daniel Souza e Gilmar Chaves (org). Nossa paixão era inventar um novo tempo) A partir do fragmento, pode-se identificar, entre outros, como fatores responsáveis pela ruptura politico-institucional de 1964, (A) a omissão do governo brasileiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba e a aprovação das Reformas de Base pelo Congresso Nacional. (B) os grupos ligados ao latifúndio, ao temor da participa- ção dos setores populares nas questões nacionais e os interesses das empresas multinacionais. (C) a repressão do governo Jango contra os militares de baixa patente, os aumentos salariais excessivos e as recorrentes greves estudantis. (D) a decisiva oposição de Juscelino Kubitschek ao governo Jânio, o acordo econômico com a União Soviética e a crise do petróleo. (E) as classes médias preocupadas com a corrupção no governo Jango, as facilidades para a entrada do capital estrangeiro no país e o aumento do desemprego.


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2(FAMERP - 2023)Número Original: 29Código: 12988603

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Críticas políticas sobre o governo João Goulart manifestadas nas charges dos jornais do período anterior ao golpe civil-militar de 1964.g Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Observe a charge de Augusto Bandeira, publicada no Correio da Manhã em 14 de julho de 1963. SALÁRIOS MÍNIMOS (In: Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.) A charge representa, durante o governo de João Goulart, (A) o resultado das reformas sociais realizadas pelo presidente. (B) a política agressiva de aumento real do salário mínimo. (C) o esforço do presidente para conter a alta dos preços. (D) a estagnação do crescimento econômico do país. (E) a preocupação das famílias brasileiras com a alta dos preços.


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3(USP - 2023)Número Original: 48Código: 12818587

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos políticos, econômicos e sociais do discurso de Goulart no comício da Central do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2023
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 Fotografia do Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964 (sem autoria). “Comício da Central do Brasil. Declarações do presidente João Goulart incomodaram a direita e os militares”. Folha de S. Paulo/uol/ 27 nov. 2013. NEFRLURE TED SANG OT : Uns DEFENDEREMOS ASS Peas A BALA lot -REBONDE Fotografia tirada por Domício Pinheiro, Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964. SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. As fotografias registram cenas do comício realizado pelo governo João Goulart no Rio de Janeiro, em março de 1964. Considerando a leitura das imagens, é correto afirmar: (A) O período do governo de João Goulart foi marcado pela apatia da sociedade civil. (B) A presença ostensiva das Forças Armadas impediu a realização do Comício. (C) O cartaz assinado por metalúrgicos defendia a família, a religião e a propriedade. (D) Os manifestantes expressaram apoio aos avanços nas Reformas de Base anunciados no Comício. (E) Os manifestantes reclamavam a intervenção militar para conter políticas do governo João Goulart.


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4(UERJ - 2021)Número Original: 57Código: 10203233

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Brasil.b Sentido das ações repressoras dos governos militares a partir do golpe de 1964 .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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Cidade relembra cerco que a fez queimar livros de Paulo Freire Maria Eneide Araújo, de 63 anos, escondeu seus cadernos embaixo do colchão. Não queria perder a recordação da alfabetização, mas não teve jeito. Os boatos de que aquelas anotações poderiam levar seu pai e sua mãe presos, após o golpe militar de 1964, fizeram com que Eneide as entregasse, e todas foram queimadas. Em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, outras pessoas fizeram o mesmo naqueles meados dos anos 1960: quem não queimou enterrou cadernos e livros que os ligassem às aulas dos monitores orientados por Paulo Freire. A cidade potiguar recebeu em 1963 o primeiro experimento do método criado pelo educador para alfabetização de adultos, e o objetivo era ambicioso: ensinar 300 pessoas a ler em 40 horas de aulas, em projeto que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos. Passados 57 anos, Freire e seu método baseado no uso de palavras e vivências do cotidiano dos alunos são hoje o principal alvo da política educacional do governo federal. MARCEL RIZZO Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2020. O episódio relatado na reportagem, assim como a prisão e o exílio do pesquisador Paulo Freire, estiveram associados às ações repressoras instituídas logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Naquela conjuntura política, os novos governantes justificaram ações dessa natureza alegando a necessidade de evitar um contexto de: (A) (B) (C (D democratização da prática pedagógica ideologização da cultura popular ) subversão de propostas liberais ) propagação de ideais comunistas


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5(FAMEMA - 2018)Número Original: 30Código: 7817858

Prova 2

Aspectos políticos e ideológicos presentes na conspiração civil-militar que derrubou o governo de João Goulart em 1964 .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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A tragédia dos últimos meses do governo Goulart residiu na tendência cada vez mais acentuada de se descartar a via democrática para a solução da crise. A direita ganhou os con- servadores moderados, sobretudo amplos setores da classe média, para sua perspectiva de que só uma revolução pro- moveria a “purificação da democracia”, pondo fim aos perigos do comunismo, à luta de classes, ao poder dos sindicatos e à corrupção. Na esquerda, a então chamada democracia formal era vista apenas como um instrumento que ia se tornando inútil, ao aproximar-se a tomada do poder. (Boris Fausto. “A vida política”. In: Angela de Castro Gomes (org). Olhando para dentro: 1930-1964, vol 4, 2013. Adaptado.) Essa interpretação do historiador sobre o final do governo de João Goulart (1961-1964) remete (A) aos interesses dos comunistas na manutenção da demo- cracia, que justificaram a derrubada do presidente. (B) às ambiguidades do populismo, que permitiram uma só- lida aliança entre partidos comunistas e ultradireitistas. (C) aos reflexos da Revolução Cubana, que levaram ao ali- nhamento político do Brasil com o bloco socialista. (D) às tensões políticas internas e seus vínculos com a Guer- ra Fria, que estimularam os discursos anticomunistas. (E) aos problemas econômicos do país, que justificaram a tomada do poder pela classe média nacionalista.


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