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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2010)Número Original: 11Código: 4614

Primeira Fase

Tensões políticas e sociais no Primeiro Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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O imperador D. Pedro Il era um mito antes de ser realidade. Responsável desde pequeno, pacato e educado, suas imagens constroem um príncipe diferente de seu pai, D. Pedro |. Não se esperava do futuro monarca que tivesse os mesmos arroubos do pai, nem a imagem de aventureiro, da qual D. Pedro I não pôde se desvincular. A expectativa de um imperador capaz de garantir segurança e estabilidade ao país era muito grande. Na imagem de um monarca maduro, buscava-se unificar um país muito grande e disperso. (Adaptado de Lilia Moritz Schwarcz, As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 64, 70, 91) a) Segundo o texto, quais os significados políticos da construção de uma imagem de D. Pedro Il que o diferenciasse de seu pai? b) Que características do período regencial ameaçavam a estabilidade do país?


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Tensões políticas e sociais no Primeiro Reinado.g

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Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 39Código: 12988868

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f Brasil.b
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Durante seu governo, Dom Pedro I enfrentou conflitos políticos e teve sua popularidade desgastada. Um episódio que exem- plifica esse desgaste é (A) a Noite das Garrafadas, rebelião urbana ocorrida na capital, em que se confrontaram simpatizantes do Partido Português favoráveis a D. Pedro I e opositores, simpatizantes do Partido Brasileiro. (B) a Guerra dos Mascastes, desencadeada por comerciantes brasileiros, do Rio de Janeiro, que exigiam mais liberdade co- mercial, o fim dos privilégios dos portugueses, e não reconheciam Pedro I como imperador. (C) a Constituição da Mandioca, apelido dado à Constituição de 1824, que foi anulada pelo imperador em discordância à instituição do Poder Moderador. (D) o Dia do Fico, momento em que o Partido Brasileiro clamou pela renúncia de D. Pedro IT, cuja presença era solicitada em Portugal, e este declarou que permaneceria no Brasil. (E) a Revolta do Vintém, provocada pela imposição, por parte de D. Pedro I, de taxas e impostos às famílias abastadas do Rio de Janeiro, como forma de sustentar os gastos imperiais.


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2(UECE - 2020)Número Original: 24Código: 11427681

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Processos e fatos históricos sobre a Guerra da Cisplatina no período do Primeiro Reinado .f Questões com causas ou consequências (Hist.) América do Sul.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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A Guerra da Cisplatina, ocorrida entre 1825 e 1828, durante o Primeiro Reinado, foi um elemento político importante e teve como consequência A) a inclusão do território que hoje é o Uruguai como província do império após a invasão das tropas brasileiras determinada por D. Pedro I. B) o aumento do apoio popular ao Imperador D. Pedro I, pois a anexação da província de São Pedro foi fator de desenvolvimento, devido a sua industrialização. C) a criação de condições políticas positivas para garantir um acréscimo de tempo ao governo de D. Pedro I até a maioridade de seu filho, D. Pedro II, em 1840. D) a formação da República do Uruguai após intervenção inglesa no conflito para garantir o equilíbrio entre o império brasileiro e as Províncias Unidas do Prata, hoje Argentina.


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3(FAMERP - 2022)Número Original: 26Código: 11428743

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Processos políticos históricos das relações internacionais no período do governo de D. Pedro I .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2022
Questão de Vestibular - FAMERP 2022
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Privado o Brasil do mercado geral das nações e, por con- seguinte, da sua concorrência, que encarecia as compras é abarataria as vendas, nenhum outro recurso lhe restava se- não mandar suas mercadorias aos portos da metrópole e es- timular assim, cada vez mais, a sórdida cobiça e prepotência de seus tiranos. (Apud: Miriam Dolhnikoff. História do Brasi Império, 2019.) O excerto, retirado de um manifesto enviado pelo principe-re- gente D. Pedro às nações amigas em 6 de agosto de 1822, (A) defende a formação de um império luso-brasileiro como alternativa à condição colonial. (B) contesta a liderança política e comercial dos Estados Unidos no continente americano (C) valoriza os princípios do mercantilismo como balizas da política econômica imperial (D) identifica o pacto colonial como um instrumento de opres- são e exploração. (E) expressa o repúdio do governo português no Brasil à he- gemonia britânica no comércio mundial.


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4(UPE - 2020)Número Original: 23Código: 10079430

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Pernambuco.b Aspectos da Confederação do Equador deflagrada no reinado de D. Pedro I na primeira metade do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UPE 2020
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Leia o texto a seguir: “Esta é a ocasião, ó Pernambucanos De mostrar que somos livres e somos fortes Melhor é pela Pátria sofrer mil mortes Que ser escravos de Déspotas Tiranos Basta de ferros sofrer, basta de enganos Vinguemos a Pátria, unamos as sortes Perca-se fazendas, vidas e consortes Morram os Déspotas, fiquemos ufanos Temos Bahia, Ceará e Maranhão Que podemos dispor à nossa vontade Quebre-se do Soberano o cruel grilhão Extinga-se do Brasil a majestade Basta de servilismo, basta de opressão Viva a República, viva a Liberdade”. Poema anônimo. S/D. Arquivo Nacional (RJ), no Fundo Confederação do Equador. In: ALARCÃO, Janine Pereira de Sousa. O saber e o fazer: República, Federalismo e Separatismo na Confederação do Equador. Dissertação de Mestrado em História, UNB, 2006. Tem-se como principal objetivo político defendido pelo movimento pernambucano o(a) ) fortalecimento da Monarquia. ) | intervencionismo nas províncias. ) | instituição de um Estado republicano. ) ) oo o» implantação de uma Tirania clássica. introdução de um capitalismo de Estado. D


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5(ENEM- BR - 2012)Número Original: 22Código: 10941

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Texto do Cartaz: “Amor e não guerra” Fota de Jovens em protesto conta a Guerra do Vieinê, Disponível em: htpilgokdenyearsôsIosO blogspotcom Acesso em: 10 out 2011 Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se O à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. O à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado. O à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. O à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais. @ aoreconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.


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