Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2014)Número Original: 34Código: 4959624

Primeiro Semestre

Questões de identificações (Hist.) Práticas políticas, econômicas e sociais da Igreja Católica no universo cultural da Europa medieval .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2014
Questão de Vestibular - ETEC 2014
Exibir texto da questão

Durante a Idade Média houve uma grande circulação de viajantes entre a Europa e o Oriente Médio. Algumas dessas viagens eram peregrinações religiosas a locais considerados sagrados como, por exemplo, a cidade de Jerusalém. No início do século XI, entretanto, essa cidade estava sob o domínio dos muçulmanos, o que não correspondia aos interesses da Igreja Católica, por isso, em 1095, o Papa Urbano II fez um apelo à cristandade para que nobres e camponeses libertassem Jerusalém. De acordo com as informações citadas, é correto afirmar que o apelo do Papa Urbano II deu origem (A) ao Renascimento. (B) ao Protestantismo. (©) à Inquisição. (D) à Contrarreforma. (©) asCruzadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Práticas políticas, econômicas e sociais da Igreja Católica no universo cultural da Europa medieval .f

Exibir Questões - ETEC

Questões Parecidas

1(UPE - 2020)Número Original: 28Código: 10079093

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Práticas políticas, econômicas e sociais da Igreja Católica no universo cultural da Europa medieval .f Questões com imagens (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2020
Exibir texto da questão

Observe o meme a seguir: E SANCTV PADRE QVANTOS QUAL À RAZÃO DE É PT PREGOS hA “TVA DYVIDA’ HEV. BOM PLABEVE®. NA SANTA CRVZE “ER a Va re posting a. às TM VI VOSSA SANTIDADE s pala ADO ZAP PGRGCAR VIANTOS sois PORVENTURA VE) Res CARPINTEIRO HOR Ele vem de uma página satírica do Facebook chamada Fevdo Ocioso, que utiliza memes para brincar com conteúdos medievais. Qual prática social comum na Idade Média está nele representada? a) A venda de relíquias b) A confissão auricular c) A venda de indulgências d) A bênção dos pães e dos peixes e) A corveia, dia de trabalho devido à Igreja Disponível em: https://www.facebook.com/photo. php?fbid=10217342974591945&set=gm. | 2774776829779788type=3&theater Acesso em: ago., 2018.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNIVESP - 2019)Número Original: 2Código: 9566033

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre

Práticas políticas, econômicas e sociais da Igreja Católica no universo cultural da Europa medieval .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIVESP 2019
Exibir texto da questão

Pelo fato de a imensa maioria da cristandade medieval ser composta de iletrados, os detalhes do Paraíso Terrestre eram propagados pelo clero cotidianamente em línguas vulgares. Possuidores da cultura escrita e, portanto, do acesso à Bíblia, os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos principalmente por meio da palavra, nos sermões e pregações realizados nas missas e festas religiosas. Gravuras, pinturas, vitrais e esculturas também ajudavam a veicular as mensagens eclesiásticas numa sociedade em que a leitura era um privilégio de poucos e uma das principais fontes do poder da Igreja Católica. CAMPOS, F.; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2015. p.168. Adaptado. Segundo o texto, (A) porserem possuidores da cultura escrita, os sacerdotes católicos medievais foram encarregados de transmitir o privilégio da leitura a todos os fiéis, capacitando-os para ler a Bíblia. (B) os sermões e as pregações realizados pelos sacerdotes nas missas e festas religiosas revelaram-se ineficientes na comunicação entre a Igreja Católica medieval e seus fiéis. (C) a Igreja Católica fez uso das artes plásticas e da oralidade para transmitir as mensagens religiosas a um público majoritariamente analfabeto. (D) gravuras, pinturas, vitrais e esculturas eram acessíveis a poucos e, consequentemente, se constituíam em uma das principais fontes do poder da Igreja Católica. (E) os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos para os poucos privilegiados que sabiam ler utilizando a Bíblia, texto sagrado escrito em línguas vulgares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNITAU - 2019)Número Original: 12Código: 11489104

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Práticas políticas, econômicas e sociais da Igreja Católica no universo cultural da Europa medieval .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Exibir texto da questão

O que se deve chamar de Feudalismo, ou termo correlato (modo de produção feudal, sociedade feudal, sistema feudal etc.), é o conjunto da formação social dominante no Ocidente, na Idade Média Central, com suas facetas política, econômica, ideológica, institucional, social, cultural, religiosa. Em suma, uma totalidade histórica, da qual o feudo foi apenas um elemento. Ou melhor, do feudo-clericalismo. Realmente, esse rótulo nos parece mais conveniente, na medida em que explicita o papel central da Igreja naquela sociedade. Fato fundamental e geralmente pouco considerado. Foi por intermédio dela que se deu a conexão entre os vários elementos que comporiam aquela formação social. FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 120. Adaptado. Sobre o poder da Igreja nesse período, é CORRETO afirmar: a) A Igreja foi a maior detentora de terras naquela sociedade essencialmente agrária, entretanto não tomou lugar no jogo de concessão e recepção de feudos, de modo que não se beneficiou das relações de suserania e vassalagem, que marcavam o poder nessa época. b) A Igreja estabelecia seu poder para além de suas próprias terras e da vida privada, ao exercer importante papel como legitimadora das relações horizontais, sacralizando o contrato feudo-vassálico, e das relações verticais, justificando a dependência servil. c) O poder da Igreja era grande, mas restringia-se ao controle da vida privada e das manifestações mais íntimas da vida dos individuos: a consciência, por meio da confissão, a vida sexual, por meio do casamento, o tempo, por meio do calendário litúrgico. d) A Igreja, como grande detentora de terras, determinava a importância do feudo como estruturador da totalidade histórica da Idade Média. e) A Igreja sacramentava seu poder por meio da superioridade do clero, que detinha o poder político, mesmo que intervindo apenas junto aos vassalos sobre os quais tinha influência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?