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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2013)Número Original: 10Código: 4960562

Segundo Semestre

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - ETEC 2013
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Leia atentamente as frases, a seguir, atribuídas a dois célebres filósofos gregos da Antiguidade. 1 “Há um princípio bom que criou a ordem, a luz, o homem; e um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher” (Pitágoras) 3 “O escravo é inteiramente desprovido da liberdade de deliberar; a mulher a possui, mas fraca e ineficiente” (Aristóteles) (BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo Fatos e mitos São Paulo Die 1960,p. 101 @112), Analisando as frases citadas, é correto afirmar que, na Grécia Antiga, havia (A) igualdade entre homens e mulheres no sistema democrático ateniense. (B) superioridade das mulheres, desde que fossem proprietárias de terras. (©) discriminação das mulheres e restri jo de sua participação na política. (D) maior participação política dos escravos urbanos do que das mulheres. (E) culto da mulher como um ser divino por sua capacidade de gerar filhos.


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     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Cidades-Estado no período clássico

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2019)Número Original: 1Código: 6988725

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da condição política, social e econômica da mulher ateniense na Grécia antiga .f Representações artísticas no século XX referentes à sociedade ateniense da Grécia antiga.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas Obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Têm medo apenas Não têm sonhos, só têm presságios O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas Morenas [...] Cite duas referências míticas presentes na canção. (Chico Buarque, letra e música, 1989.) Identifique duas características da condição da mulher na Atenas antiga, citando o trecho da canção que as menciona.


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2(USP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 31831

Segunda Fase - Terceiro Dia

Questões de identificações (Hist.) Grécia.b Aspectos e características das cidades-estado gregas na antiguidade clássica .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Vivemos numa forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos ] Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a de modelo a alguns, ao invés de imitar outros. solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em algum setor), não é fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida pública, e não observamos com uma curiosidade suspicaz [desconfiada] a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente âquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos agressores uma desonra visível a todos. Oração fúnebre de Péricles, 430 a.C., in Tucí ra do Peloponeso. Brasília: Editora UnB, 2001, p. 109. Adaptado. a) Com base nas informações contidas no texto, identifique o sistema político nele descrito e indique suas principais características. b) Identifique a cidade que foi a principal adversária de Atenas na Guerra do Peloponeso e diferencie os sistemas políticos vigentes em cada uma delas.


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3(USP - 2023)Número Original: 46Código: 12818594

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Grécia.b Desenvolvimento da pólis na construção da democracia grega
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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“A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (...) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”. VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe (A) uma concepção excludente do poder político. B) uma oposição absoluta entre comando e obediência. ) um modelo político de democracia representativa. D) uma participação isonômica dos cidadãos. ) uma ausência de soberania no espaço cívico. ( (C ( (E


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4(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 37Código: 11760343

Prova Geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Azul (Direito)

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Grécia.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
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Considere as seguintes proposições acerca da democracia ateniense: I. Eram excluídos da possibilidade de exercer cargos representativos as mulheres, os estrangeiros e os homens livres sem propriedades, enquanto os demais podiam participar das instituições democráticas. II. Dentre os princípios que orientavam a democracia ateniense estava a isonomia, segundo a qual todos eram iguais pe- rante a lei, mas apenas alguns tinham o direito de governar. III. Foram um marco importante na história da democracia grega as reformas propostas por Sólon, como o fim da escravidão por dívida. IV. O ostracismo, que implicava o banimento definitivo de Atenas, era uma punição aplicada àqueles cidadãos que atentas- sem contra a democracia. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I, IIe rr. (B) IeIv. (C) IIe III. (D) IIIe Iv. (E) LIIeIv.


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5(USP - 2022)Número Original: 84Código: 11677457

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Processos e fatos históricos sobre a Guerra do Peloponeso entre gregos e persas da antiguidade .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar: A)O conflito resultou das disputas comerciais e militares entre a Liga de Delos, liderada pela cidade-estado de Atenas, e os interesses assírios. B) A guerra afetou a autonomia política e administrativa das cidades-estados, dando lugar à organização imperial. C) A hegemonia ateniense foi dissolvida com o triunfo da Liga do Peloponeso e as colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas. D) A guerra marcou a decadência do militarismo espartano frente aos exércitos atenienses, que defendiam a democracia. E) O desabastecimento de escravos e a desorganização da produção agrícola contribuíram para a perda da hegemonia grega no Mediterrâneo.


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