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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2012)Número Original: 11Código: 5204

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Poluição Edáfica (Solo) (Ecologia) (Biologia) Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino. Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades: 1. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO>) atmosférico, como consequência da queima da vegetação. 1. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo. lll. Aumento da concentração de metano (CHs) atmosférico, liberado pela digestão animal. IV. Diminuição da fertilidade dos solos S pela liberação de cations Na‘, K*, Ca” e Mg”, anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas. Está correto o que se afirma em a) lelll, apenas. b) |, lle lll, apenas. c) llelV, apenas. d) IllelV, apenas. e) Ill, Helv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 66

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Poluição Edáfica (Solo) (Ecologia) (Biologia) - Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE - 2017)Número Original: 43Código: 6891160

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Características do processo de inversão térmica Características do processo de eutrofização .f Identificação (Biologia) Características do processo de efeito estufa .f Características do processo de chuva ácida .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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I. Fenômeno provocado por poluentes atmosféricos emitidos pela queima de carvão mineral e diesel, como o dióxido de enxofre, que pode originar o ácido sulfúrico. II. Fenômeno que pode causar mudanças climáticas globais e a elevação do nível dos mares. HI. No inverno, é frequente ocorrer a retenção de poluentes atmosféricos próximos ao solo. IV. Leva à proliferação de bactérias aeróbicas que consomem o gás oxigênio da água, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. I II, WI e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes tipos de eventos poluidores: a) Chuva ácida, efeito estufa, Inversão térmica e eutrofização. b) Chuva ácida, eutrofização, Inversão térmica e efeito estufa. c) Ffeito estufa, chuva ácida, Inversão térmica e eutrofização. d) Futrofização, chuva ácida, efeito estufa e inversão térmica. e) Inversão térmica, eutrofização, efeito estufa e chuva ácida.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2008)Número Original: 2Código: 14771

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Início de Ano

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Poluição Edáfica (Solo) (Ecologia) (Biologia) Poluição Atmosférica (Ecologia) (Biologia) Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Além de lançarem grandes quantidades de CO , na atmosfera, as queimadas em grandes extensões de terra ainda provo- cam sérios danos ambientais, o que inclui, no longo prazo, a redução da fertilidade do solo e a secagem de córregos e riachos vizinhos. De que maneira as queimadas podem reduzir a fertilidade do solo e provocar a secagem de córregos e riachos” Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
     Errei     




3(USP - 2019)Número Original: 27Código: 6983385

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Características da energia solar refletida pelos gases de efeito estufa.t Identificação das causas diretas do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.t
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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O aquecimento global resulta do seguinte fenômeno: parte da energia solar incidente sobre a Terra é irradiada de volta ao espaço, sendo bloqueada, em grande parte, por gases de efeito estufa, o que aumenta a temperatura do planeta. As alternativas apresentam: |- o motivo pelo qual os raios solares conseguem penetrar a atmosfera terrestre, mas, ao serem refletidos, são barrados, em grande parte, pelos gases de efeito estufa; Il- uma das causas diretas do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Os itens le Il estão corretamente indicados em: (A) | A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. lI Destruição de florestas nativas. (B) | A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida em comprimentos de onda menores. lI Represamento dos rios para abastecimento de hidrelétricas. (C) | A energia solar incide na atmosfera e é refletida em ondas de mesmo comprimento. lI Plantio de árvores exóticas no lugar de árvores nativas. (D) | A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida em comprimentos de onda menores. || Uso de combustível fóssil. (E) | A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. lI Uso da agua dos rios para o abastecimento domiciliar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2015)Número Original: 9Código: 6340670

Segunda Fase

Consequências da destruição da camada de ozônio para o meio ambiente Intervenções humanas que ajudam na recuperação da camada de ozônio Consequências da destruição da camada de ozônio para a saúde humana
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Uma boa notícia para o meio ambiente. Um relatório da ONU divulgado nesta semana mostrou que a camada de ozônio está dando os primeiros sinais de recuperação após anos de destruição. Fonte:http:ogiobo globo. comisociedadelciencialcamada-de-ozonio-da-sinais-de-recuperacao-segundo-documento-da-onu-13900960 Acessado em 12/09/2014 a) Cite duas consequências da destruição da camada de ozônio para o meio ambiente e/ou para a saúde humana. b) A que intervenção humana pode ser atribuída essa boa noticia?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
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5(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 13Código: 9520326

Segunda Fase - Segundo Dia

Consequências da chuva ácida para os ecossistemas aquáticos .f Benefícios ambientais do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil .f Características do processo de chuva ácida .f Relação entre a produção monóxido de carbono (CO) e a utilização de automóveis movidos a combustíveis fósseis .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um estudo monitorou o impacto das medidas de isolamento social na qualidade do ar em áreas urbanas da cidade de São Paulo (Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Centro). O monitoramento diário da composição do ar entre 24 de março e 20 de abril de 2020 detectou uma redução das concentrações de monóxido de carbono (CO), monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO,) de aproximadamente 53%, 66% e 44%, respectivamente, em comparação com os valores médios registrados no mês de abril nos anos de 2015 a 2019. (Adaptado de L. Y. K. Nakada e R. C. Urban. Science of the Total Environment, Amsterdam, v. 730, 139087, ago. 2020.) a) Explique a relação entre a produção de CO e a utilização de veículos automotores movidos a combustível de origem fóssil. Descreva um benefício ambiental do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil. b) A água da chuva é uma combinação da composição química das gotículas que formam as nuvens e das substâncias que se incorporam às gotas de chuva durante a precipitação. Explique como um dos poluentes citados no enunciado pode levar à formação de precipitação ácida. Indique e explique um prejuízo da precipitação ácida para o ecossistema aquático.


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