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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2011)Número Original: 3Código: 5241

Segunda fase - Terceiro dia

Filo Cnidaria (Cnidários) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2011
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Os acidentes em que as pessoas são “queimadas” por cnidários ocorrem com frequência no litoral brasileiro. Esses animais possuem cnidoblastos ou cnidócitos, células que produzem uma substância tóxica, que é composta por várias enzimas e fica armazenada em organelas chamadas nematocistos. Os cnidários utilizam essa substância tóxica para sua defesa e a captura de presas. a) Em que organela(s) do cnidoblasto ocorre a síntese das enzimas componentes da substância tóxica? b) Após a captura da presa pelo cnidário, como ocorrem sua digestão e a distribuição de nutrientes para as células do corpo do animal?


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Filo Cnidaria (Cnidários)

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Questões Parecidas

1(UEA - 2017)Número Original: 30Código: 7841838

SIS - Terceira Série - Triênio 2018 a 2020

Importância dos corais para os outros seres vivos .f Características gerais dos corais .f
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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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Em abril de 2016, o anúncio da existência de um recife de corais de cerca de mil quilômetros de extensão na foz do Rio Amazonas surpreendeu a comunidade científica internacional. O coral se estende do Maranhão ao Ama- pá, com extensão total de 9500 km?. É uma área onde empresas petroleiras querem explorar e isso resultaria na destruição desses seres vivos. Pesquisadores querem descobrir a arquitetura dos recifes, suas dimensões, com- posição específica e funcionamento. Esses corais são os primeiros do mundo encontrados em águas com pouca luminosidade e na desembocadura de um rio. (Folha de S.Paulo, 23.01.2017. Adaptado.) O texto faz referência aos corais, seres vivos pertencentes ao Reino (A) Animalia e que podem atuar como abrigo para outros seres vivos. (B) Plantae e que podem produzir matéria orgânica para outros seres vivos. (C) Plantae e que podem proteger outros seres vivos. (D) Animalia e que podem gerar gás oxigênio para outros seres vivos. (E) Protoctista e que podem ser fonte de alimento para outros seres vivos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2015)Número Original: 1Código: 9375832

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características gerais do ciclo de vida dos cnidários .f Uso de figuras (Biologia).t Consequências do estresse ambiental no ciclo de vida de um hidrozoário .f Características gerais da reprodução das briófitas .f Comparação de características (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2015
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Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como “água- “viva imortal”. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um biólogo marinho alemão. Sommer manteve espécimes de Turritopsis dohrnii no laboratório e, após vários dias, notou que os animais estavam se comportando de uma maneira muito peculiar... eles se “recusavam” a morrer. Aparentemente, eles estavam revertendo o envelhecimento e rejuve- nescendo progressivamente, até alcançarem seu estágio inicial de desenvolvimento, ponto em que novamente iniciavam seu ciclo de vida. Em 1996, os cientistas de- screveram como a espécie pode se transformar novamente em um pólipo a partir da fase de medusa. Um dos cientistas comparou a água-viva a uma borboleta que pudesse novamente se tornar uma lagarta. Hoje sabemos que o rejuvenescimento de Turritopsis dohrnii é desencadeado por estresse ambiental ou agressão física. Essas descobertas apareceram para desbancar a lei mais fundamental da natureza — “você nasce e então você morre”. (Adaptado de: . Acesso em: 18 jun. 2014.) (Adaptado de: RICH, N. Can a Jellyfish Unlock the Secret of Immortality? The New York Times. nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) O esquema ao lado ilustra o ciclo de vida de uma água-viva. a) Utilizando as letras do esquema, determine as etapas que podem se reverter em situações de estresse ambiental durante a vida de um indivíduo de Turritopsis dohrnii e justifique usando as informações do texto. b) Embora, entre os animais, o ciclo de vida ilustrado ocorra apenas no filo Cnidaria, entre os vegetais, como os musgos (Bryophyta), um tipo de ciclo de vida semelhante a este é comum. Entre os cnidários e os musgos, existem diferenças marcantes em relação ao teor cromossômico das células em cada fase dos ciclos e, também, em relação ao tipo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Explique essas diferenças.


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3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 16Código: 13070

Inverno

Filo Echinodermata (Equinidermos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Filo Porifera (Poríferos) Filo Cnidaria (Cnidários) Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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1 Os coanócitos são células especializadas presen- tes em esponjas (Porifera). Além de propiciarem a circulação de água através da esponja, conseguem reter pequenas partículas alimentares em suspen- são na água Il. As anêmonas-do-mar, os pólipos de corais e as mães-d'água (Cnidária) apresentam em seus ten- táculos células especializadas (cnidócitos) que, através de uma estrutura denominada nematocisto, são capazes de injetar toxinas e aprisionar vítimas em potencial. Ill Os artrópodos apresentam um exoesqueleto de quitina. Para crescerem, necessitam substituir o exoesqueleto periodicamente, em processo deno- minado ecdise. IV. O sistema hidrovascular ou ambulacral constitui- se em caracteristica única dos equinodermos, sendo utilizado para locomoção, fixação e alimen- tação. As afirmativas corretas são A) apenas, B) |, lle lV, apenas. C) 1, llle lV, apenas. D) IL llle IV, apenas. E) LI elvo


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 20Código: 4820

Segunda Fase

Filo Echinodermata (Equinidermos) Filo Mollusca (Moluscos) Evolução dos Folhetos Embrionários Filo Porifera (Poríferos) Filo Cnidaria (Cnidários) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Notícias sobre animais marinhos estão sempre em destaque na imprensa, como exemplificam a reportagem citada na questão acima e as notícias listadas abaixo. |- Uma lula gigante foi capturada em Macaé (RJ) e levada para Niterói. A lula pesa 130 quilos e mede aproximadamente 4 metros. (em www.estadao.com.br/vidae/not_vid71173,0.htm, 26/10/2007.) Il - A presença de uma medusa mortal levou à interrupção das filmagens de um longa-metragem na Austrália. (em www .folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90U69858.shtml, 30/03/2007.) Ill - Cientistas do Museu Victoria, na Austrália, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de 5 mm. (em noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0012039629-EI81 45,00.html, 01/11/2007.) a) Agrupe os filos aos quais pertencem os animais citados (esponjas, ascídias, lulas, medusas e estrelas-do-mar), de acordo com a presença de tecidos verdadeiros e o número de folhetos germinativos. Caracterize cada grupo formado segundo o critério indicado. b) A diferenciação dos folhetos germinativos no desenvolvimento embrionário permite a formação de uma cavidade do corpo, o celoma. Que folheto germinativo está diretamente relacionado com a formação do celoma? Dê uma vantagem que a formação do celoma trouxe para os animais.


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5(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 3Código: 10160

Discursivo

Reprodução - Pteridófitas Gametogênese Ciclos Vitais - Classificação - Evolução Meiose Filo Cnidaria (Cnidários) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Apesar da distância evolutiva, animais como a água-viva e a samambaia apresentam ciclo de vida semelhante. Nomeie o ciclo de vida compartilhado por água-vivas c samambaias, indicando sua principal característica. Em seguida, cite os tipos de divisão celular que dão origem aos gametas em cada um desses dois seres vivos.


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