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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2015)Número Original: 12Código: 5603010

Primeiro Semestre

Conceito de relativização da velocidade Manuel Bandeira Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2015
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Manuel Bandeira dá ritmo e musicalidade ao seu poema Trem de Ferro, ii G afé com p Café com pão Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Café com pao Agora sim Voa, fumaca Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita forca Muita forca Muita forca (trem de ferro, trem de ferro) Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho Da ingazeira Debruçada No riacho Que vontade De cantar! (3 (http: tinyurl com/k78cyrf Acesso em: 31.07.2014) tando os sons produzidos por um trem. No poema, o referencial escolhido por Manuel Bandeira, de acordo com a Física Clássica, não é ideal, pois interpretamos forças (falsas) em alguns objetos que de fato não a sofrem. Suponha que a estrada de ferro é retilínea e que a força que move o trem refere-se a uma força resultante e diferente de zero. Tendo como referencial o foguista, sentado em sua cadeira na cabine da locomotiva, deve-se interpretar o trem em e o poste citado no verso “passa poste”em As expressões que completam corretamente a frase anterior, na ordem em que aparecem, são (A) repouso ... movimento com velocidade variável. (B) repouso ... movimento com velocidade constante. (C) movimento com velocidade variável ... repouso. (D) movimento com velocidade constante ... repouso. (E) movimento com velocidade variável ... movimento com velocidade variável.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 8

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Conceito de relativização da velocidade - Manuel Bandeira

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2011)Número Original: 113Código: 3119

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Manuel Bandeira
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Estrada Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho, Interessa mais que uma avenida urbana. Nas cidades todas as pessoas se parecem. Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente. Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma. Cada criatura é única. Até os cães. Estes cães da roça parecem homens de negócios: Andam sempre preocupados. E quanta gente vem e vai! E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar: Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso. Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos, Que a vida passa! que a vida passa! E que a mocidade vai acabar. BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para D o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua nostalgia com relação à cidade. a percepção do caráter efêmero da vida, possibilitada pela observação da aparente inércia da vida rural. a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua juventude. a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança. a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte. Vo wo ow ww


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFMG - 2009)Número Original: 9Código: 6347308

Primeira Etapa

Relativização da aceleração Esboço do gráfico da velocidade de um MUV a partir de um texto.f
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Numa corrida, Rubens Barrichelo segue atrás de Felipe Massa, em um trecho da pista reto e plano. Inicialmente, os dois carros movem-se com velocidade constante, de mesmos módulo, direção e sentido. No instante t,, Felipe aumenta a velocidade de seu carro com aceleração constante; e, no instante £,, Barrichelo também aumenta a velocidade do seu carro com a mesma aceleração. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo gráfico melhor descreve o módulo da velocidade relativa entre os dois veículos, em função do tempo. A) B) velocidade velocidade relativa relativa I | I I t, t, tempo t, t, tempo e) D) velocidade velocidade relativa relativa tt tempo t tempo


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     B     
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3(USP- SP - 2009)Número Original: 24Código: 6049

Primeira Fase

José de Alencar (Romance Indianista) Manuel Bandeira
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar “[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.” Segundo Bandeira, em Iracema, a) b) e) Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas. o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário. a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia. ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica. estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito.


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4(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 10Código: 17691

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Manuel Bandeira Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Assinale a alternativa correta. a) b) Em respeito ao cânone da estética modernista, o autor formalizou harmonicamente seu poema, atendendo à regularidade de estrofação e à regularidade rímica. O título do poema ganha sentido irônico, quando relacionado à linguagem coloquial e marcadamente musical. O padrão estético do poema, valorizando os versos heptassílabos, de caráter mais popular, em oposição à métrica clássica, recupera a tradição romântica. A descrição idealizada da paisagem revela a influência parnasiana presente nas primeiras obras do poeta. A crítica à tradição literária reflete-se também na forma livre e na linguagem satírica adotada pelo poeta.


Opções de Resposta: 
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5(USP- SP - 2005)Número Original: 7Código: 5965729

Segunda Fase

Manuel Bandeira Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2005
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Leia o seguinte poema de Manuel Bandeira: a) b) PORQUINHO-DA-ÍNDIA Quando eu tinha seis anos Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de coração me dava Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão! Levava ele pra sala Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos Ele não gostava: Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas ... — O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada. Aponte, no poema, dois aspectos de estilo que estejam relacionados ao tema da infância. Explique sucintamente. Qual é o elemento comum entre a experiência infantil e a experiência mais adulta presentes no poema? Explique sucintamente.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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