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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2015)Número Original: 1Código: 5801713

Segunda Fase - Primeiro Dia - Prova A

Linguagem Verbal Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Examine a seguinte matéria jornalístic: Sem-teto usa topo de pontos de ônibus em SP como cama Às 9h desta segunda (17), ninguém dormia no ponto de ônibus da rua Augusta com a Caio Prado. Ninguém a não ser João Paulo Silva, 42, que chegava à oitava hora de sono em cima da parada de coletivos. “Eu sempre durmo em cima desses pontos novos. É gostoso. O teto tem um vidro e uma tela embaixo, então não dá medo de que quebre. É só colocar um cobertor embaixo, pra ficar menos duro, e ninguém te incomoda”, disse Silva depois de acordar e descer da estrutura. No dia, entretanto, ele estava sem a coberta, “por causa do calor de matar”. Por não ter trabalho em local fixo (“Cato lata, ajudo numa empresa de carreto. Faço o que dé”), ele varia o local de pouso. “Às vezes é aqui no centro, já dormi em Pinheiros e até em Santana. Mas é sempre nos pontos, porque eu não vou dormir na rua”. veww. folha uol.com.br, 19/03/2014. Adaptado. a) Qual é o efeito de sentido produzido pela associação dos elementos visuais e verbais presentes na imagem acima? Explique. b) O vocábulo “pra”, presente nas declarações atribuídas a João Paulo Silva, é próprio da língua falada corrente e informal. Cite mais dois exemplos de elementos linguísticos com essa mesma característica, também presentes nessas declarações.


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Linguagem Verbal - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Variações Linguisticas - Linguagem Não-Verbal

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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 31Código: 7456106

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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PICASSO, P Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm. Musée Picasso, Paris. França, 1945. JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da v O VOO reciclagem da matéria-prima original. complexidade da combinação de formas abstratas. perenidade dos elementos que constituem a escultura. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 13Código: 7456063

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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HELOÍSA: Faz versos? PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames. HELOÍSA: Futuristas? PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aquele instrumento (Mostra a faca) e fiquei passadista. ANDRADE, O. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003. O fragmento da peça teatral de Oswald de Andrade ironiza a reação da sociedade brasileira dos anos 1930 diante de determinada vanguarda europeia. Nessa visão, atribui-se ao público leitor uma postura preconceituosa, ao evitar formas poéticas simplificadas. conservadora, ao optar por modelos consagrados. preciosista, ao preferir modelos literários eruditos. nacionalista, ao negar modelos estrangeiros. eclética, ao aceitar diversos estilos poéticos. VOO OQ


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 44Código: 6971122

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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— Famigerado? [...] — Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável... — Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? E caçoável? E de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa”? — Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros Usos... — Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? — Famigerado? Bem. E: “importante”, que merece louvor, respeito... ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao local de origem dos interlocutores. estado emocional dos interlocutores. grau de coloquialidade da comunicação. nível de intimidade entre os interlocutores. conhecimento compartilhado na comunicação. VODOS


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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 33Código: 6971090

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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REAÇÕES CELÍACAS AO LER UM RÓTULO SEM GLUTEN * “4 | vç : Não Sem Sem Sem Sem Rótulo Contém Glúten Glúten Glúten Glúten tá todo Glúten e com 2 Barato e mas pode errado : Sabor Barato Gostoso contertraços -:[ CURTI! AMEI! HAHA! UAU! TRISTE! GRR! Disponível em: www.facebook.com/omeusegredinho. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado). Essa imagem ilustra a reação dos celíacos (pessoas sensíveis ao gluten) ao ler rótulos de alimentos sem glúten. Essas reações indicam que, em geral, os rótulos desses produtos @ trazem informações explícitas sobre a presença do glúten. oferecem várias opções de sabor para esses consumidores. classificam o produto como adequado para o consumidor celíaco. influenciam o consumo de alimentos especiais para esses consumidores. variam na forma de apresentação de informações relevantes para esse público. Yo Oo ® ©


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5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 45Código: 6888256

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | TEXTO II No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n.1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na Italia. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela”. RAUSCHENBERS, R. Cama. Óleo € lápis em travesseiro, colcha € folha em suporte de madeira. DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. 191,1 x 80 x 20,3 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, 1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 8 jun. 2017. A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida. exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades. repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição. incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna. geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real. VOOS


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