A Primeira Guerra Mundial tornava-se cada vez mais “real” para o Brasil, contribuindo para o
crescimento de protestos contra a neutralidade brasileira — a favor do posicionamento pró-aliado —, e
para o surgimento de movimentos de caráter nacionalista, como a Liga da Defesa Nacional, fundada
em setembro de 1916. Apesar da pressão e dos sucessivos ataques a vapores brasileiros, o governo
brasileiro permaneceu neutro até junho de 1917.
FAGUNDES, Luciana Peçanha. Música e guerra: impactos da Primeira Guerra Mundial
no cenário musical carioca. Rev. Bras. Hist. [online]. 2017, vol.37, n.76, pp.23-44.
Sobre as artes no período retratado pelo texto, assinale a alternativa CORRETA.
a)
b)
c)
d)
e)
Eram caracterizadas por forte influência austro-germânica, retirando do Brasil a força da tradição
francófila.
Optaram por total neutralidade com o conflito para evitar censura por parte do Estado brasileiro
que apoiava os alemães.
Proporcionaram ampla abertura para a música e cultura do leste da Europa, especialmente a
Rússia e as obras de Stravinsky.
Refletiram repressão total à música alemã, levando o jovem músico Heitor Villa-Lobos a ser
publicamente censurado em 1914, por apresentar a ópera de Wagner.
Foram marcadas por uma intensa politização, dificultando artistas, músicos e intelectuais a
afirmarem neutralidade ou indiferença em relação ao conflito.