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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2005)Número Original: 64Código: 5965433

Primeira Fase - Grupo V

UFO (Física) Placas Paralelas
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Questão de Vestibular - USP 2005
Questão de Vestibular - USP 2005
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* Três grandes placas P,, P> e Ps, com, respectivamente. cargas +Q, -Q e +20, geram campos elétricos uniformes err certas regiões do espaço. As figuras abaixo mostram, cad uma, intensidade, direção e sentido dos campos criados pelas respectivas placas Py, P> e Ps, quando vistas de perfil +a -Q +2Q E E, E E 2E, 2E, “ea +! Lis £14 HE EIS R B E Colocando-se as placas próximas, separadas pela distancia L indicada, o campo elétrico resultante, gerado pelas três placas em conjunto, é representado por 28, | ,3E, => = _ a) 53 | RA B Ps E E |.26 | 2E Nota: onde não rla |=" |= o 5 b) 3 | I5 há indicação, o campo elétrico é PoP nulo Foy | Eo] SE] ZE c) as |] SS Fy Pe PB 2, 2E, É + qd) = > A Py Fy 2E, 2E, | _2e, e) - ls = ££ |] A B Py


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     A     
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     C     
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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 8

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Placas Paralelas

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2020)Número Original: 69Código: 7891453

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Estudo esquemático do câmpo elétrico em um capacitor de placas paralelas.f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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Nas Ciências, muitas vezes, se inicia o estudo de um proble- ma fazendo uma aproximação simplificada. Um desses ca- sos é o estudo do comportamento da membrana celular de- vido à distribuição do excesso de íons positivos e negativos em torno dela. A figura mostra a visão geral de uma célula e a analogia entre o modelo biológico e o modelo físico, o qual corresponde a duas placas planas e paralelas, eletrizadas com cargas elétricas de tipos opostos. .—— e e e e um 4 severe ~~ ‘en mee owes ees ee em genes eer en Oo Célula Modelo biológico Modelo físico (http://bioquimica.org.br. Adaptado.) Com base no modelo físico, considera-se que o campo elétri- co no interior da membrana celular tem sentido para (A) fora da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula. (B) dentro da célula, com intensidade crescente de fora para dentro da célula. (C) dentro da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula. (D) fora da célula, com intensidade constante. (E) dentro da célula, com intensidade constante.


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     A     
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2(MACKENZIE - 2009)Número Original: 59Código: 6893733

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Lançamento horizontal de uma carga em um capacitor de placas paralelas (Aplicação básica)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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As armaduras de um capacitor plano, distanciadas entre si de 1,00 mm, estão submetidas a uma d.d.p. de 1,67 kV. Em um certo instante, um próton (m= 1,67. 10727 q=+e=1,60.101? energiade 3,34. 107! MeV, segundoadire¢ao C) chegaao ponto Acom orientada do eixo x. O ponto À é a origem do sistema de referências. No ponto de abscissa x = 4,00 mm, a ordenada de sua posição é, segundo o referencial indicado na figura, aproximadamente igual a a) + 0,20 um b) - 0,20 um c) + 2,00 um d) - 2,00 um e) - 20,0 um kg; . Desprezar os efeitos gravitacionais e os efeitos relativisticos 13 Dado: 1 MeV =1,6.10 ~~ J


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3(UEPA- PA - 2014)Número Original: 31Código: 5996053

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Placas Paralelas
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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Um componente elétrico utilizado tanto na produção como na detecção de ondas de rádio, o capacitor, pode também ser útil na determinação de uma grandeza muito importante do eletromagnetismo: a permissividade elétrica de um meio. Para isso, um estudante, dispondo de um capacitor de placas paralelas, construído com muita precisão, preenche a região entre as placas com uma folha de mica de 1,0 mm de espessura e registra, com um medidor de capacitância, um valor de 0,6 nF. Sabendo-se que as placas são circulares, com diâmetro igual a 20 cm, afirma- se que a permissividade elétrica da mica, em unidades do S.1., é igual a: ® 2x10" ® 4x10" Dados: Adote T = 3 O 10x 101º 1nF=10ºF @ 20x 10" O 25x 10:


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4(USP- SP - 2013)Número Original: 5Código: 4899

Segunda fase - Terceiro dia

Placas Paralelas Campo Elétrico Uniforme Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
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Um equipamento, como o esquematizado na figura abaixo, foi utilizado por J.J.Thomson, no final do século XIX, para o estudo de raios catódicos em vácuo. Um feixe fino de elétrons (cada elétron tem massa m e carga e) com velocidade de módulo v,, na direção horizontal x, atravessa a região entre um par de placas paralelas, horizontais, de comprimento L. Entre as placas, há um campo elétrico de módulo constante E na direção vertical y. Após saírem da região entre as placas, os elétrons descrevem uma trajetória retilínea até a tela fluorescente T. Determine a) o módulo a da aceleração dos elétrons enquanto estão entre as placas; b) o intervalo de tempo 4t que os elétrons permanecem entre as placas; c) o desvio 4y na trajetória dos elétrons, na direção vertical, ao final de seu movimento entre as placas; d) a componente vertical v, da velocidade dos elétrons ao saírem da região entre as placas. Note e adote: Ignore os efeitos de borda no campo elétrico. Ignore efeitos gravitacionais.


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5(USP- SP - 2009)Número Original: 7Código: 6013

Segunda Fase

Placas Paralelas Decomposição e Composição de Forças Campo Elétrico Uniforme Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Um campo elétrico uniforme, de módulo E, criado entre duas grandes placas paralelas carregadas, P, e P», é utilizado para estimar a carga presente em pequenas esferas. As esferas são fixadas na extremidade de uma haste isolante, rígida e muito leve, que pode girar em torno do ponto O. Quando uma pequena esfera A, de massa M = 0,015 kg e carga Q, é fixada na haste, e sendo E igual a 500 kV/m, a esfera assume uma posição de equilíbrio, tal que a haste forma com a vertical um ângulo 6 = 45º. Para essa situação: a) Represente, no esquema da folha de respostas, a força gravitacional P e a força elétrica Fr que atuam na esfera A, quando ela está em equilíbrio sob ação do campo elétrico. Determine os módulos dessas forças, em newtons. b) Estime a carga Q, em coulombs, presente na esfera. c) Sea esfera se desprender da haste, represente, no esquema da folha de respostas, a trajetória que ela iria percorrer, indicando-a pela letra T. NOTE E ADOTE: Desconsidere efeitos de indução eletrostática.


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