Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2005)Número Original: 47Código: 5965465

Primeira Fase - Grupo V

Índice de Desenvolvimento Humano

Questão de Vestibular - USP 2005
Questão de Vestibular - USP 2005
Exibir texto da questão

Indicadores Sociais Longevidade 088 - = = Países Ricos - — — América Latina Mundo Renda Educação A Fonte: bitp:/anvw prud org br/2003. “Acessado em julho de 2004 análise do gráfico permite afirmar que a América Latina apresenta a) b) e a) e) indicadores sociais mais próximos aos dos países ricos que aos da média mundial posição intermediária entre os países ricos e a média mundial, sendo o melhor índice, o de longevidade. renda igual à média mundial e indicadores de longevidade e educacionais melhores que os da média mundial. renda semelhante à dos países ricos e os piores indicadores de qualidade de vida do planeta. indices de longevidade e educacionais semelhantes aos dos países ricos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 40

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Índice de Desenvolvimento Humano

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 49Código: 6329996

Segundo exame de qualificação

Brasil.b Interpretação no mapa (Geografia).m Identificação dos principais fatores responsáveis pelas mudanças nos níveis apresentados pelo IDH brasileiro.m

Questão de Vestibular - UERJ 2016
Exibir texto da questão

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas. IDEM Hi muito alto Adaptado de O Globo, 15/03/2015. Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais: (A) erradicação do analfabetismo - elevação do PIB (B) desaceleração do desemprego - incremento da industrialização (C) decréscimo da natalidade — crescimento da qualificação profissional (D) diminuição da mortalidade infantil — aumento da expectativa de vida


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2023)Número Original: 70Código: 13024104

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Índice de Desenvolvimento Humano

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é correto afirmar: a) b) Foi elaborado pelos economistas do Banco Mundial para substituir a renda per capita e o PIB nacional na função de indicadores de qualidade de vida. O IDH é útil para medir a ampliação das desigualdades sociais em escala mundial, pois as condições de saúde e de educação dos países desenvolvidos se elevam mais rapidamente do que nos países de renda baixa. A ONU, o Banco Mundial e o FMI foram instituídos pelo Tratado de Bretton Woods com o objetivo de reorganizar o mundo pós Segunda Guerra, razão pela qual essas instituições adotaram o IDH como indicador social padrão. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mede a evolução dos municípios brasileiros de acordo com as mesmas dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano Global, que são longevidade, educação e renda. As contradições do subdesenvolvimento se refletem no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro, pois os municípios com renda per capita mais elevada apresentam indicadores medianos, o que se deve à natureza excludente do crescimento econômico em países periféricos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNIVESP - 2022)Número Original: 33Código: 11749423

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre - Eixos Licenciaturas, Computação e Negócios e Produção

Índice de Desenvolvimento Humano

Questão de Vestibular - UNIVESP 2022
Questão de Vestibular - UNIVESP 2022
Exibir texto da questão

Analise o gráfico. Insegurança alimentar no Brasil % da população | Leve | Moderada | Grave 35 31,7 30 25 20 15,0 15 12,7 10 5 gue 4 Ss 2004 2009 2013 2017/18 2020 (Bruno Lupion. www.dw.com.13.04.2021.) Os dados expressos no gráfico estão relacionados com (A) o aumento da produção e do consumo de alimentos orgânicos. (B) a diminuição da demanda internacional por produtos agropecuários. (C) o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano da população urbana. (D) a ampliação da renda per capita no contexto de pandemia da Covid-19. (E) a redução do poder aquisitivo da população brasileira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP - 2022)Número Original: 6Código: 11677363

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Índice de Desenvolvimento Humano

Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

Os mapas mostram uma parte do município de São Paulo. O mapa | refere-se à população vacinada contra Sars-Cov-2; o mapa Il refere-se à taxa de mortalidade por COVID-19; e o mapa III refere-se ao Índice de Desenvolvimento Humano. Tons mais claros indicam valores menores e tons mais escuros, valores maiores. Imunização com 2 doses Mortalidade por COVID-19 Disponível em https://www .labcidade.fau.usp.br/. Maio/2021. Adaptado. A partir desses dados, é correto afirmar que (A) a efetividade da campanha de vacinação coincide com as áreas de maior IDH. (B) a virulência das variantes de Sars-Cov-2 é menor em áreas de menor IDH. (C) as vacinas em áreas de menor IDH demandam maior tempo para a resposta imunológica do indivíduo. (D) a taxa de mortalidade varia porque a população no centro do município é maior e mais agregada. (E) a prevalência das variantes de Sars-Cov-2 é maior em áreas de maior IDH.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2022)Número Original: 30Código: 11574158

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Índice de Desenvolvimento Humano

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Analise o mapa que se refere a um índice medido no ano de 2017. 1: pior 28-32 353-393 [394-427 (428-457 EB ass-s7 i 5.18-5.86 7: melhor (https://knoema fr. Adaptado.) Considerando a espacialização dos dados e conhecimentos sobre a globalização, o índice medido em 2017 e um dos fato- res mensurados por ele em cada país são, respectivamente: (A) competitividade global e produtividade. (B) desenvolvimento humano e distribuição de renda. (C) desenvolvimento sustentável e biodiversidade. (D) Gini e concentração de renda. (E) consumo de recursos naturais e padrões de consumo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E