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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2006)Número Original: 1Código: 5965972

Segunda Fase

Textos Científicos (Interpretação de textos) Pronome Pessoal do caso Oblíquo
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Questão de Vestibular - USP 2006
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Atribuir ao doente a culpa dos males que o afligem é procedimento tradicional na história da humanidade. A obesidade não foge à regra. Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os ímpios. No século 19, quando proliferaram os aglomerados urbanos e a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa que levavam. Com a epidemia de Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiriram o HIV. Coube à ciência demonstrar que são bactérias os agentes causadores de tuberculose e da hanseníase, que a Aids é transmitida por um vírus e que esses microorganismos são alheios às virtudes e fraquezas humanas: infectam crianças, mulheres ou homens, não para puni-los ou vê-los sofrer, mas porque pretendem crescer e multiplicar-se como todos os seres vivos. Tanto se lhes dá se o organismo que lhes oferece condições de sobrevivência pertence à vestal ou ao pecador contumaz. () Drauzio Varella, Folha de S. Paulo, 12/11/2005. a) Crie uma frase com a palavra “obesidade” que possa ser acrescentada ao final do 2° paragrafo sem quebra de coerência. b) Fazendo as adaptações necessárias e respeitando a equivalência de sentido que a expressão “Tanto se lhes dá (...)” tem no texto, proponha uma frase, substituindo o pronome lhes pelo seu referente.


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Textos Científicos (Interpretação de textos) - Pronome Pessoal do caso Oblíquo

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 8Código: 3696

Prova Fraudada - Segundo Dia

Átonos (Pronome Pessoal do caso Oblíquo)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIlle XIla. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”. DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1905. Em “puseram-no”, a forma pronominal “no” refere-se (A) ao termo “rei grego”. (B) ao antecedente “gregos”. (C) ao antecedente distante “choque”. (D) â expressão “muros fortificados”. (E) aos termos “presente” e “cavalo de madeira”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 2Código: 10633

Discursivo

Pronome Pessoal do caso Oblíquo
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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(..) de que não lhe comprariam mais a louça (£. 20) No fragmento acima, o pronome sublinhado refere-se ao personagem principal da narrativa. Além disso, estabelece, em relação ao substantivo louça, uma determinada relação de sentido. Indique essa relação de sentido e retire do texto outro fragmento em que se utilize esse mesmo tipo de estrutura.


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4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 10Código: 34469

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Pronome Pessoal do caso Oblíquo
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Mas esse a morte a sabe e o não revela. Nas duas orações que constituem este verso, os termos em desta- que apresentam o mesmo referente, a saber (A) vácuo. (B) escárnio. (© lode. (D) cadáver. (E) segredo.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 19Código: 13487

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que conti- nuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o verdadeiro valor de um método de análise literária (A) consiste em ser exato e perfeito, superior a todos os de- mais. (B) está em ser completo: quando terminar a análise, nada mais deve restar a explicar. (C) consiste em servir de instrumento adequado à análise e interpretação da obra. (D) reside no fato de que. depois de aplicado, deve ser substi- tuído por outro melhor. (E) é mostrar mais suas próprias virtudes que as da obra foca- lizada.


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     A     
     B     
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     D     
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