(USP - 2009)Número Original: 6Código: 5992

Segunda Fase

Classificação de uma cadeia Carbônica Reações orgânica de Adição Química Orgânica Fórmula Molecular Isomeria Representação em fórmula estrutural Rec

Questão de Vestibular - USP 2009

A reação de hidratação de alguns alcinos pode ser representada por H —R + H,0

Classificação de uma cadeia Carbônica - Reações orgânica de Adição - Química Orgânica - Isomeria

Exibir Questões - USP

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 33Código: 17207

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Identificação das Funções Orgânicas em uma Cadeia Hibridização Ligações Sigma e Pi Representação em fórmula estrutural Identificação dos Átomos de Carbono em uma cadeia (primário, secundário, terciário e quaternário) .f Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011

Utilizado para inibir o apetite e ajudar no emagrecimento, o cloridrato de sibutramina pode trazer riscos ao coração e ao sistema nervoso central, segundo afirmação de técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em audiência pública realizada em 23/02/2011. Cl A formula estrutural do cloridrato de sibutramina esta representada acima e, a respeito da mesma, considere as afirmações: I. Existe um átomo de carbono terciário com hibridização sp’. II. Sua formula molecular é C 17H) 5NCL. III. Possui 6 elétrons pi ressonantes. IV. Apresenta os grupos funcionais haleto orgânico e amida. Estão corretas, somente, a) IL IMelIV. b) II, Ile IV. o I, Well. d) Tell. eo ell.

2(UNESP- SP - 2014)Número Original: 75Código: 32236

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Reações orgânica de Adição Química Orgânica Representação em fórmula estrutural Isomeria Ótica Estudo das Cadeias Carbonicas Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - UNESP 2014

Em época de aumento de incidência de dengue, é comum o uso de extratos vegetais para repelir o mosquito responsável pela propagação da doença. Um dos extratos mais usados é o óleo de citronela. A substância responsável pela ação repe- lente do óleo de citronela é conhecida como citronelal, cuja fórmula estrutural é fornecida a seguir CHa HC” ~CH; citronelal Com relação ao citronelal, é correto afirmar que (A) apresenta isomeria ótica. (B) tem fórmula molecular CO. (C) apresenta duplas ligações conjugadas. (D) não sofre reação de hidrogenação. (E) apresenta a função cetona.

3(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 36Código: 17735

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Classificação de uma cadeia Carbônica Química Orgânica Hibridização Representação em fórmula estrutural Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010

Cientistas “fotografam” molécula individual Os átomos que formam uma molécula foram visualizados de forma mais nítida pela primeira vez, por meio de um microscópio de força atômica. A observação, feita por cientistas em Zurique (Suíça) e divulgada na revista “Science”, representa um marco no que se refere aos campos de eletrônica molecular e nanotecnologia, além de um avanço no desenvolvimento e melhoria da tecnologia de dispositivos eletrônicos. De acordo com o jornal espanhol “El País”, a molécula de pentaceno pode ser usada em novos semicondutores orgânicos. Folha Online, 28/08/2009 Acima, foto da molécula de pentaceno e, abaixo, representação da sua fórmula estrutural. A respeito do pentaceno, são feitas as afirmações I, II, HI e IV. I. É uma molécula que apresenta cadeia carbônica aromática polinuclear. II. A sua fórmula molecular é CoHyy TI. O pentaceno poderá ser utilizado na indústria eletrônica. IV. Os átomos de carbono na estrutura acima possuem hibridização sp. Estão corretas a) LIL HelIV. b) II, Ile IV, apenas. e) I, Ie III, apenas. d) I Ile IV, apenas. e) IL Ile IV, apenas.

4(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 36Código: 17658

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Identificação das Funções Orgânicas em uma Cadeia Hibridização Ligações Sigma e Pi Representação em fórmula estrutural Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009

Pessoas, que necessitam de tratamento do transtorno de ansiedade, utilizam tranquilizantes do grupo dos benzodiazepínicos, após um diagnóstico e uma indicação realizada por um médico. Esse medicamento, para controlar a tensão nervosa, devido a algum acontecimento estressante, deve ser usado com cautela, pois o seu uso continuado pode diminuir a capacidade de concentração ou causar dependência, depressão e anemia. CH 30 I a N-c” N Et cr C=N Acima está representada a fórmula estrutural de um tranquilizante benzodiazepínico e, a respeito dele, é correto afirmar que a) é um composto aromático que apresenta os grupos funcionais amina, haleto orgânico e cetona. b) sua fórmula molecular é C 16 Hy5€ IN, O. c) a sua cadeia carbônica é mista, insaturada, aromática, polinuclear e homogênea. d) possui 16 elétrons em orbitais 7 (pi). a. SN . 2 e) possui dois carbonos com hibridização sp e seis carbonos sp

5(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 36Código: 17508

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Identificação das Funções Orgânicas em uma Cadeia Representação em fórmula estrutural Isomeria Ótica Identificação dos Átomos de Carbono em uma cadeia (primário, secundário, terciário e quaternário) .f Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011

O aspartame é um dipeptídeo cristalino, inodoro, de baixa caloria e com uma doçura de 180 a 200 vezes à da sacarose, que é um dissacarídeo formado por glicose e frutose. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais da sacarose e do aspartame. HOCH 2 O, OH HO HO HOCH, 0 O 0 OCH o 3 HO ry N : H CH,OH OH NH, 0 OH Sacarose Aspartame A respeito dessas moléculas,considere as afirmações I, II, III, IV e V abaixo. I. O aspartame possui os grupos funcionais ácido carboxílico, amina, cetona e éster. II. A sacarose possui uma ligação peptídica unindo a glicose e a frutose. III. Na molécula do aspartame, existe somente um átomo de carbono terciário. IV. A sacarose é um hidrocarboneto de fórmula molecular ChH5504 V. A molécula do aspartame possui atividade óptica. Estão corretas, somente, a) LIIevV. b LIVev. ce) IlevV. d) II Ne IV. e LIlell.