Excerto I
“Em verdade imaginava eu que iria encontrar
verdadeiros animais ferozes, homens selvagens e
rudes. Enganei-me, porém, totalmente. Nos sentidos
naturais, tanto internos como externos, jamais achei
ninguém - indivíduo ou nação — que os superasse.”
D'ABBEVILLE, Claude. História da missão dos padres capuchinhos na
ilha do Maranhão e terras circunvizinhas. Belo Horizonte / São
Paulo: Itatiaia / Edusp, 1975. (p. 243) Sobre os povos tupi, que os
portugueses encontraram pelo litoral da América do Sul nas
primeiras décadas do século XVI.
Excerto II
“De todos os lados afluem testemunhos que
demonstram que as habitações dos trabalhadores
nos piores bairros das cidades e as condições de vida
desta classe são a origem de um grande número de
doenças.”
ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Operária. São Paulo:
Global, 1985 (p. 119). Sobre as condições de moradia dos
trabalhadores ingleses em Londres nas primeiras décadas da
Revolução Industrial.
Em termos de atividade produtiva, os povos tupi praticavam uma agricultura rudimentar baseada no plantio
da mandioca, do milho e da batata-doce, dentre outros produtos. Sua relação com a natureza estava
pautada na inexistência de distinção entre homens, animais e fenômenos naturais. A principal diferença do
sistema econômico-produtivo de povos caçadores/coletores/agricultores com os tupi para com aquele das
sociedades industriais contemporâneas consiste basicamente:
na concepção de que a natureza deve ser submetida às necessidades humanas ou preservada, em
nome dessas mesmas necessidades.
sobrevivência dos ecossistemas naturais.
realizada no sistema de agricultura familiar.
“006
seletiva de recursos naturais.
na tese de que a produção artesanal, de pequena escala, pode suplantar a tendência de esgotamento
dos recursos naturais, implementada pela industrialização.
no uso abusivo de recursos naturais renováveis, que tendem a degradar o meio ambiente e prejudicar a
no desenvolvimento de uma agricultura diversificada, assentada na produção em larga escala e
na ideia de que o homem está inexoravelmente submetido aos ditames da natureza e a disponibilidade