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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2012)Número Original: 40Código: 6339569

Primeira Fase

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2012
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“Para que te servem essas unhas longas? Para te arranhar de morte para arrancar os teus espinhos mortais, responde o lobo do homem. Para que te serve essa cruel boca de fome? Para te morder e para soprar a fim de que eu não te doa demais, meu amor, já que tenho que te doer, eu sou o lobo inevitável, pois a vida me foi dada. Para que te servem essas mãos que ardem e prendem? Para ficarmos de mãos dadas, pois preciso tanto, tanto, tanto — uivaram os lobos, e olharam intimidados as próprias garras antes de se aconchegarem um no outro para amar e dormir.” (trecho do conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, em Felicidade clandestina) Considerando os contos de Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, assinale a alternativa correta. a) Em “Os desastres de Sofia”, a relação de amor e ódio que se constrói entre professor e aluna se apresenta metaforizada na figura do lobo. A violência praticada pelo professor por meio dos falsos elogios à escrita da menina desencadeia a violência final da narrativa. b) O reaproveitamento intertextual de personagens da literatura infantil é constante nos contos de Felicidade clandestina, como forma de representar a violência física e mental praticada por crianças e por adultos. e) De forma intertextual, a narradora de “Restos de Camaval’” afirma que seu mundo interior, quando criança, “não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério”, o que é mais um exemplo da densidade da representação da infância pela autora. d) Se em “Os desastres de Sofia” a menina é punida pelo professor, em “Cem anos de perdão” a garota que rouba rosas e pitangas de casas ricas do Recife recebe o perdão do jardineiro e de um proprietário, o que desmerece a relação que ela tentara estabelecer entre crime e prazer. e) O embate entre dois seres profundamente diferentes se observa no conto “Tentação”, em que se encontram uma menina e um cachorro. As diferenças entre os seres, postas num primeiro plano na narrativa, frustram o desejo da criança de brincar com o cão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 357

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Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2020)Número Original: 21Código: 7505405

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Falas e pensamentos de personagens podem ser incorporados pelo narrador, em discurso indireto livre, como se observa em: (A) pegava o caniço, a latinha de iscas, e ia pescar na beira do rio. (/. 2) (B) Que aquilo era perigoso, que ficava muito só, que poderia ter um mal súbito. ((. 3-4) (C) O velho entrou, assim, na categoria dos ausentes. (/. 5-6) ( D) Demorava um pouco a chegar porque seus passos eram lentos, (¢. 8-9)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ - 2020)Número Original: 13Código: 7505396

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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No conto de Marina Colasanti, Bem e Mal são ideias personificadas. Essa personificação é identificada pela narração de: (A) ações (B) crenças (C) desejos ( D) sentimentos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ - 2020)Número Original: 17Código: 7505388

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Tanto o conto de Marina Colasanti quanto o quadro de René Magritte pôem em evidência a seguinte condição da criação artística: (A) a razão (B) a beleza (C) a verdade (D) a imaginação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 44Código: 7456162

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama no sono da madrugada. Ternuras da áspera lona pelo corpo adolescente. É o trabalho que te chama. Às pressas tomas o banho, tomas teu café com pão, tomas teu lugar no bote no cais do Capibaribe. Deixas chorando na esteira teu filho de mãe solteira. Levas ao lado a marmita, contendo a mesma ração do meio de todo o dia, a carne-seca e o feijão. De tudo quanto ele pede dás só bom-dia ao patrão, e recomeças a luta na engrenagem da fiação. MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais v O OOo ajuda a localizar o enredo num ambiente estático. auxilia na caracterização física do personagem principal. acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens. alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto. está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 21Código: 7456081

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Menina A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mae sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz. ÂNGELO, |. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017. Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na insinuação da lacuna familiar gerada pela ausência da figura paterna. associação entre a angústia da menina e a reação intempestiva da mãe. relação conflituosa entre o trabalho doméstico e a emancipação feminina. representação de estigmas sociais modulados pela perspectiva da criança. expressão de dúvidas existenciais intensificadas pela percepção do abandono. O © ©


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
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