Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2015)Número Original: 4Código: 6340671

Segunda Fase

Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f Análise filogenética das características compartilhadas entre os principais grupos vegetais .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2015
Exibir texto da questão

A figura abaixo apresenta um cladograma simplificado da evolução das plantas. Nele, estão representadas três importantes aquisições: 1, 2 e 3. Identifique-as e descreva a principal vantagem adaptativa associada a cada uma delas. ANGIOSPERMAS GIMNOSPERMAS PTERIDÓFITAS BRIÓFITAS ALGAS ANCESTRAIS


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 16

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f - Análise filogenética das características compartilhadas entre os principais grupos vegetais .f

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(UFRGS - 2017)Número Original: 21Código: 7079700

Terceiro Dia

Análise filogenética das características compartilhadas entre os grupos das Gimnospermas e Angiospermas Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Exibir texto da questão

Observe a figura abaixo, que ilustra as relações evolutivas dos grupos das Gimnospermas e Angiospermas. Cicadas. o Ginkgos - Gimnospermas Ancestral Gretófitas ~ na E ‘gata = comum | Coniferas Angiospermas Adaptado de: SADAVA et al. Vida: a ciéncia da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. v. 2. Com base na figura, a correspondência correta dos itens I e II, na ordem em que aparecem, é (A) folhas — cones. (B) sementes — flores. (C) frutos — embriões. (D) ovários — esporos. (E) estróbilos — grãos de pólen.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 4Código: 6463017

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f Análise filogenética das características compartilhadas entre os principais grupos vegetais .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
Exibir texto da questão

O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos: ia Bridfitas Pleridófitas Gimnospermas Angiospermas Fonte: Adaptado de Júnior, César da Silva: Sasson, Sezar. Biologia 2, Editora Saraiva, 8 ed. São Paulo. 2005. No cladograma, os símbolos |, Il e III representam, res- pectivamente, o surgimento de (A) vasos condutores, flores e frutos, sementes. (B) sementes, flores e frutos, vasos condutores! (C) flores e frutos, vasos condutores, sementes! (D) vasos condutores, sementes, flores e frutos. (E) flores e frutos, sementes, vasos condutores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 11Código: 6393638

Terceiro Dia

Análise filogenética das características compartilhadas entre os principais grupos vegetais .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Exibir texto da questão

A figura abaixo apresenta algumas das características compartilhadas por grupos de plantas. Hepáticas Antocerófilas Musgos Licopódeos Cavalinhas. Psilófitas Maioria das “Gimospermas Plantas com flores Adaptado de: SADAVA et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. As características associadas aos números 1 e 2 representam, respectivamente, a presença de (A) esporófito haploide e folhas verdadeiras. (B) gametófito haploide e sementes. (C) esporófito haploide e estômatos. (D) embrião protegido e tecido vascular. (E) embrião protegido e sementes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 24Código: 30826

Primeira Fase - Prova Q e Z

Uso de árvore filogenética (Biologia).t Identificação dos grupos botânicos a partir das características presentes em um cladograma .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Exibir texto da questão

Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais: Sementes Vasos condutores de seiva a) angiospermas e gimnospermas. b) pteridófitas e gimnospermas. c) pteridófitas e briófitas. d) gimnospermas e angiospermas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2017)Número Original: 66Código: 6988659

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Representação das relações filogenéticas entre diferentes espécies de plantas Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

Cinco espécies diferentes de plantas, identificadas como 1, 2,3, 4 e 5, pertencem à mesma ordem. Dados de estudos moleculares permitiram as seguintes afirmações sobre as re- lações filogenéticas entre as espécies: “1 e2 são da mesma família e de gêneros diferentes; *“3,4e 5 são de uma mesma família, diferente da família de 1e2: *4 e 5 são do mesmo gênero; * 3 é de um gênero diferente dos gêneros de 1,2,4e 5. O cladograma que representa corretamente as relações filo- genéticas entre as cinco espécies é: pm > ee” md NO oO AK o ~~ O ~~ md NO oo A Oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?