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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2015)Número Original: 119Código: 6344187

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Estrutura e Formação de Palavras
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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TEXTO I Um ato de criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação (ó)dromo (= corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então, formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo. AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008. TEXTO II Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfile de escolas de samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida”, daí as palavras autódromo e hipódromo. É certo que, às vezes, durante o desfile, a escola se atrasa e é obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1. GULLAR, F. Disponível em: www! folha uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012. Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto Il apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete o dinamismo da língua na criação de novas palavras. uma nova realidade limitando o aparecimento de novas palavras. a apropriação inadequada de mecanismos de criação de palavras por leigos. o reconhecimento da impropriedade semântica dos neologismos. a restrição na produção de novas palavras com o radical grego. v o o oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) - Estrutura e Formação de Palavras

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2017)Número Original: 17Código: 6986988

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Formação da Palavra Estrutura e Formação de Palavras Análise morfológica da Estrutura
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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As palavras do texto cujos prefixos traduzem ideia de negação são (A) “desvirtua” e “transforma”. (B) “evite” e “isolamento”. (C) “desfigura” e “ameaça”. (D) “desconhecido” e “insegurança”. (E) “subverte” e “dilacera”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 29Código: 7456098

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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A rede é, antes de tudo, um instrumento de comunicação entre pessoas, um laço virtual em que as comunidades auxiliam seus membros a aprender o que querem saber. Os dados não representam senão a matéria-prima de um processo intelectual e social vivo, altamente elaborado. Enfim, toda inteligência coletiva do mundo jamais dispensará a inteligência pessoal, o esforço individual e o tempo necessário para aprender, pesquisar, avaliar e integrar-se a diversas comunidades, sejam elas virtuais ou não. A rede jamais pensará em seu lugar, fique tranquilo. LEVY, P. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1998. No contexto das novas tecnologias de informação e comunicação, a circulação de saberes depende da otimização do tempo. confiabilidade dos sites. contribuição dos usuários. quantidade de informação. colaboração de intelectuais. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 5Código: 6991676

Segunda Fase

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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5. Alguém já escreveu que a internet é um instrumento democrático. Tomada ao pé da letra, essa afirmação é falsa. Eu gostaria de corrigi-la, acrescentando: a internet é um instrumento potencialmente democrático. Para fazer uma pesquisa navegando na web, precisamos saber como dominar os instrumentos do conhecimento: em outras palavras, precisamos dispor de um privilégio cultural que é ligado ao privilégio social. As escolas precisam da internet, mas a internet precisa de uma escola onde o ensino real acontece. A internet não apenas faz referência aos livros, mas pressupõe livros. A leitura fragmentada em palavras e frases isoladas do contexto integral sempre foi parte da leitura de cada um, mas o livro é o instrumento que nos ensina a dominar a extraordinária velocidade da internet — para ser capaz de usá-la, você precisa aprender a “ler devagar”. Não consigo imaginar que alguém possa aprender sozinho, sem modelos, a prática profundamente artificial da leitura lenta. Daí a internet pressupor não apenas os livros, mas também aqueles que ensinam a ler livros — ou seja, professores em carne e osso. (Adaptado de “Carlo Ginzburg: a internet é um instrumento potencialmente democrático”. Disponível em http://www .fronteiras.com/artigos/carlo-ginzburg-a- internet-nao-apenas-remete-aos-livros-como-tambem-pressupoe-livros-142/135419. Acessado em 02/09/2018.) a) De que argumentos o autor se vale para refutar a afirmação de que a internet é um instrumento democrático? b) Explique por que a internet pressupõe “professores em carne e osso" e livros.


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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 22Código: 6971248

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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TEXTO | Disponivel em: hitpurevistaiiab usac.edu gt. Acesso em 25 abr. 2018 (adaptado TEXTO II Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária. FERREIRA, M. 8. Aplidão física e saúde na educação Fisica escolar: ampliando o enfoque. REGE n2, jan 2007 (adaplado) O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão O medicalizada, que relaciona a prática de exercícios físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde. O ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano. O crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo do indivíduo. O focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade pela prevenção de doenças. O geracional, que preconiza a representação do culto à jovialidade.


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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 37Código: 6971104

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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aa na el tT iE MEME EU COBRO X, |TEXTÃO EU COBRO Y VIU O PREÇO )/ TÁ PELA DA OPINIÃO || HORA DA ae ' a E NA INTERNET? BRANCO, A. Disponível em: www.oesquema.com.br. Acesso em: 30 jun. 2015 (adaptado). A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a criação de memes. ampliação da blogosfera. supremacia das ideias cibernéticas. comercialização de pontos de vista. banalização do comércio eletrônico. YVO@®OO


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