Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2007)Número Original: 36Código: 6346675

Primeira Etapa

Caatinga
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2007
Exibir texto da questão

As caatingas “Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga: abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o: enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes. como espinho, com os gravetos estalados em lanças: e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas. de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados. apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante. Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos — mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas — e se afigure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros. quase reduzida a uma espécie invariável. divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação. a mesma aparência de vegetais morrendo. quase sem troncos. em esgalhos logo ao irromper do chão.” CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Francisco Alves/Publifolha, 2000. p. 37-8. A partir dessa leitura, é INCORRETO afirmar que, no trecho transcrito, o autor A) apresenta a caatinga como uma vegetação de reduzida biodiversidade, embora de significativa multiplicidade de formas adaptativas. B) caracteriza a vegetação da caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes. C) deixaentrever o caráter decidual da vegetação quando fala de árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos. D) descreve a vegetação sertaneja no período das secas; daí, as expressões que remetem à agonia, morte, desolação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 25

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Caatinga

Exibir Questões - UFMG

Questões Parecidas

1(ETEC - 2018)Número Original: 25Código: 7809037

Primeiro semestre

Região Nordeste.b Aspectos gerais em relação ao bioma da caatinga.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2018
Exibir texto da questão

A caatinga, palavra originária do tupi-guarani e que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Sua extensão territorial corresponde a cerca de 10% do território nacional e está presente no norte de Minas Gerais e no sertão nordestino. Em relação a esse sistema ambiental, pode-se afirmar que (A) é um bioma de clima quente, com estações de seca e chuvas bem definidas, cuja vegetação apresenta folhas coriáceas, caules retorcidos, com cascas grossas e resistentes ao fogo. (B) é a maior planície de inundação contínua do planeta e apresenta a maior diversidade de aves do mundo, entre as quais se destacam as garças, os colhereiros, os tucanos, os biguás, os patos e os marrecos. (C) é um bioma com várias espécies de palmeiras, árvores, trepadeiras, mata-paus, samambaias e animais, como gambás, pacas, tatus, tamanduás, capivaras, gatos-do-mato, gaviões e muitas espécies de beija-flores. (D) possui clima semiárido, solo raso e pedregoso, vegetação com adaptações para sobreviver em condições de aridez, como por exemplo, folhas modificadas em espinhos, muitas espécies de mamíferos, lagartos e serpentes. (E) possuiclima subtropical, vegetação formada principalmente por gramíneas de pequeno porte e com poucos arbustos espalhados; possui animais, como o tatu, diversos roedores, raposas, guaxinins, marrecos e quero-quero.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(URCA - 2023)Número Original: 30Código: 12877407

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Caatinga
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

(URCA/2023.1) “A vegetação é considerada “espelho do clima”, de modo que é entendida como a síntese fito- geográfica de fisionomia e de sua composição florística, resultantes de causas controladas - climáticas, geomor- fológicas e hidrológicas” (ALMEIDA, 2015, p. 77). No que se refere ao domínio fitogeográfico das caatin- gas é possível afirmar: E uma área extremamente pobre em termos de espécies ve- getais. Não possui nenhum registro de espécies vegetais endêmicas, ou seja, que só podem ser observadas na ca- atinga. Se desenvolve em climas predominantemente úmidos ou superúmidos. Desenvolveu uma série de adaptações ecológicas, tais como a perda de folha ao longo da estiagem e, em alguns casos, a transformação de folhas em espinhos. A vegetação predominante é de grande porte, com folhas largas e perenes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ETEC - 2016)Número Original: 32Código: 7808620

Primeiro semestre

Região Nordeste.b Aspectos gerais relacionados as características dos tipos de vegetação adaptados aos solos da Caatinga.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2016
Exibir texto da questão

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos define o solo da Caatinga como pouco profundo, pedregoso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica e que dificilmente armazena as águas das chuvas. Os afloramentos rochosos existentes se tornam uma característica comum na Caatinga que, associada aos solos rasos, propicia as condições ideais para a vegetação, que cresce nas pedras, em fissuras ou em depressões onde há acúmulo de areia, pedregulhos e outros detritos. A vegetação típica encontrada no solo descrito caracteriza-se por apresentar A) raízes superficiais para facilitar a sua fixação. folhas grandes e membranáceas para facilitar a realização da fotossíntese. raízes respiratórias denominadas pneumatóforos para obtenção do gás oxigênio. D) folhas pequenas e modificadas em espinhos para evitar a transpiração excessiva. E) árvores altas, com folhas grandes, sempre verdes e com extremidades afiladas em goteira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UPE - 2018)Número Original: 43Código: 10006320

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Caatinga
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: Tomando-se por base os tipos mais gerais, pode-se dizer que a caatinga é constituída por elementos lenhosos, que perdem as folhas na estação seca e que se acham mais ou menos dispersos sobre um solo, em geral raso e quase sempre pedregoso. ROMARIZ, Dora de Amarante. Aspectos da Vegetação do Brasil. São Paulo: 1974. Sobre a formação vegetal, caracterizada pela notável geógrafa brasileira Dora Romariz, analise as seguintes afirmativas: 1. A aridez acentuada faz essa formação dispor-se de forma bastante espaçada, gerando moitas. A caatinga hiperxerófila é relativamente densa, arbustiva ou arbórea, de pequeno porte, apresentando um baixo índice de xeromorfismo. 2. A relação dessa vegetação com o clima e o solo é significativa, uma vez que sua adaptação à semiaridez é uma de suas fortes características, conforme se observa em paisagens topograficamente deprimidas, numa das porções orientais da América do Sul. 3. Possui fisionomia singular e habita regiões semiáridas ou de aridez tênue. Destaca-se pela queda de suas folhas durante o período seco, adquirindo caráter decíduo ou caducifólio. 4. Trata-se de uma das formações mais heterogêneas do Brasil, variando de acordo com as características fisiográficas da região onde se instala e adquirindo fitofisionomias diversas. 5. As espécies vegetais dessa formação, embora de mesma espécie, mudam ao menor sinal de umidade, adquirindo as espécies um caráter hiperxerófilo ou hipoxerófilo, de acordo com as características naturais do ambiente. Estão CORRETAS apenas a)1e2. b)2e3. c)1e4. d)2,3e5. e)2,3,4e5.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 41Código: 4346

Primeira Fase - Prova Q e Z

Caatinga
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Exibir texto da questão

"...as caatingas são um aliado incorruptível do sertanejo em revolta. Entram também de certo modo na luta. Armam-se para o combate; agridem. Trançam-se, impenetráveis, ante o forasteiro, mas abrem-se em trilhas multivias, para o matuto que ali nasceu e cresceu...” (Euclides da Cunha, Os Sertões. Rio de Janeiro: FBN, p. 102.) No texto, as caatingas são apresentadas como aliadas do sertanejo. Essa vegetação está associada a a) locais onde a evapotranspiração potencial é maior que a evapotranspiração real durante praticamente todo o ano, gerando grande déficit hídrico, o que resulta em uma vegetação espinhenta e sem folhas na maior parte do ano. b) locais onde raramente chove, o que determina uma vegetação que em nenhuma época do ano apresenta folhas verdes, e que nasce em solos pouco desenvolvidos e férteis. c) locais secos durante seis meses por ano, o que permite a presença da vegetação com folhas durante a maior parte do ano, embora todas as folhas caiam no período de seca. d) locais com precipitação maior que a evapotranspiração potencial, o que determina um ambiente quase que permanentemente seco ao longo do ano, com poucos dias em que a vegetação apresenta folhas verdes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?