Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347268

Segunda Etapa

História da Arte Cultura na Primeira República.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

(Davi, de Michelangelo. A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, 1. IDENTIFIQUE o movimento artístico a que pertence a obra. 2 IDENTIFIQUE e EXPLIQUE duas características desse movimento artístico. Característica 1 Característica 2


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 78

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

História da Arte - Cultura na Primeira República.g

Exibir Questões - UFMG

Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 46Código: 16051

Segundo exame de qualificação

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2013
Exibir texto da questão

É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”. WS RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br. Capa do livro Pau-Brasil 1925], de Oswaldde Andrade. http://pga.com.br Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B] desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C]) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 5083

Segunda fase - Segundo dia

História da Arte (Brasil) Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Examine estas imagens, que reproduzem, em preto e branco, dois quadros da pintura brasileira. Anita Malfatti, O homem das sete cores, 1915-1916, MBA-FAAP. Tarsila do Amaral, A negra, 1923, MAC-USP. a) Identifique o movimento artístico a que elas pertencem e aponte uma característica de sua proposta estética. b) Cite e caracterize um evento brasileiro importante relacionado a esse movimento.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 50Código: 17049

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco cultural e a expressão da busca de um novo Brasil que conseguisse superar suas características arcaicas, refletindo mudanças em todas as áreas de nosso país. Em 1928, Oswald de Andrade publicou o Manifesto Antropofágico, que procurou “traduzir” o espírito da cultura nacional. A respeito do contexto histórico e cultural da época, é correto afirmar que a) b) d) Como proposta de mudanga para a Arte do século XX, ao se aceitarem as influéncias estrangeiras, sem se menosprezar a identidade nacional, e sim reforçando-a, retoma-se a proposta da antropofagia como “ferramenta” na elaboração da verdadeira cultura nacional. Todas as novas correntes artísticas advindas da Europa, no início do século XX, são fundamentais para a elaboração de uma cultura verdadeiramente nacional, pois estavam engajadas na preocupação de favorecer as classes trabalhadoras dentro da nova sociedade moderna mundial. O Modernismo brasileiro surgiu com a intenção de promover uma atualização da arte brasileira, capaz de ajudar na consolidação da identidade nacional de tal forma que tiveram de se desligar da influência cultural externa para a dedicação única da arte, considerada nacional e genuína. Reflete um novo posicionamento em relação à Arte no Brasil, reproduzindo as ideias que, no plano político, eram defendidas pelo movimento Verde- Amarelismo de Plínio Salgado que defendia a presença de estrangeirismos em nossa cultura. Mostra o rompimento de vários artistas nacionais, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, com as influências externas, principalmente com o movimento futurista italiano, profundamente aliado aos ideais fascistas e autoritários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2018)Número Original: 3Código: 7002428

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características do movimento futurista de 1909 História da Arte (Brasil) História da Arte Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909. . Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o mo- vimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. [...] 7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um a) b) assalto violento contra as forças desconhecidas [...] . Nós queremos glorificar a guerra — única higiene do mundo — o militarismo, o patriotismo [...] . Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos es- taleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta. (Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia. Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o mani- festo e o momento econômico por que a Europa passava.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 59Código: 6890884

Primeiro exame de qualificação

Construção do imaginário republicano através de fatos históricos como a independência do Brasil.g História da Arte (Brasil) Inconfidência Mineira Revolta Pernambucana de 1817
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2018
Exibir texto da questão

O Monumento à Independência, localizado em São Paulo, foi criado em 1922 para as comemorações do centenário da emancipação política brasileira. O projeto vencedor, sem a aprovação unânime da comissão julgadora, foi alterado e teve de incluir episódios e personalidades vinculados ao processo da independência, tais como: na lateral esquerda do monumento, passaram a figurar os inconfidentes mineiros (1789); na lateral direita, os revolucionários pernambucanos (1817). Na face frontal, permaneceram as esculturas “Independência ou Morte” e “Marcha Triunfal da Nação Brasileira”. É Ei lateral esquerda face frontal lateral direita Fonte: google.com. Os contextos políticos nos quais são criados os monumentos interferem na valorização de determinadas interpretações sobre as experiências históricas por eles representadas. As mudanças realizadas no projeto original do Monumento à Independência expressam o seguinte interesse das autoridades governamentais da época: A) reconhecimento da liderança de D. Pedro nas lutas pela autonomia B) culto à identidade nacional instituída pela centralização monárquica C D ( ( (C) alusão ao ideário republicano presente em episódios anteriores ao grito do Ipiranga (D) valorização da participação popular no processo de separação entre Brasil e Portugal


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?