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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FGV - SP - 2015)Número Original: 53Código: 6348547

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Independência do Brasil
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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Observe o mapa. GRANDE COLOMBIA. Hoi == GUIANA rasadum PROVÍNCIAS UNIDAS/ DO RIO DA PRATA, Regn fon tra HK Zonas de contos. (Armelle Enders, A nova história do Brasil, p. 109) Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil (A) efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque to- das as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer às ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro | e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira (B) ocorreu de forma homogênea, com a divisão da lideran- ça do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo. (C) dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis à constituição de uma monarquia dual. (D) foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, re- presentado pelo poder do imperador Dom Pedro |, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência. (E) diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metró- pole, interessados em uma separação negociada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Independência do Brasil

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2023)Número Original: 24Código: 13024021

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822: A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.) A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência. a) O sistema imperialista, a propriedade colonial e o poder moderador. b) O sistema feudalista, a propriedade comunal e o gabinete de conciliação. c) O sistema mercantilista, a propriedade estatal e o parlamentarismo às avessas. d) O sistema oligopolista, a propriedade multicultora e a política do café-com-leite. e) Osistema escravista, a propriedade latifundiária e a política restrita à elite.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5034

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - USP 2012
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Não parece fácil determinar a época em que os habitantes da América lusitana, dispersos pela distância, pela dificuldade de comunicação, pela mútua ignorância, pela diversidade, não raro, de interesses locais, começam a sentir-se unidos por vínculos mais fortes do que todos os contrastes ou indiferenças que os separam, e a querer associar esse sentimento ao desejo de emancipação política. No Brasil, as duas aspirações — a da independência e a da unidade — não nascem juntas e, por longo tempo ainda, não caminham de mãos dadas. Sérgio Buarque de Holanda, “A herança colonial — sua desagregação”. História geral da civilização brasileira, tomo Il, volume 1, 2º ed., São Paulo: DIFEL, 1965, p. 9. a) Explique qual a diferença entre as aspirações de “independência” e de “unidade” a que o autor se refere. b) Indique e caracterize ao menos um acontecimento histórico relacionado a cada uma das aspirações mencionadas no item a).


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     Acertei     
     Errei     




3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 54Código: 6077774

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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FOLHA — Estamos vivendo um momento de novas interpre- tações em relação ao período imperial? MAXWELL —(...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Coma rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 159. (Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S Paulo, 25.11.2007) “A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois (A) em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. (B) com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. (C) os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância brité- nica pela riqueza brasileira. (D) com as invasões napoleônicas, desorganizaram-se os contatos entre a metrópole espanhola e seus espaços coloniais na América, situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. (©) aclite colonial nordestina — voltada para o mercado inter- no, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura — apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FAMEMA - 2023)Número Original: 28Código: 12988507

Prova 2

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
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Na construção do Estado brasileiro [...] as continuida- des seriam muitas e fortes. [...] muito da legislação e das práticas jurídicas anteriores a 1822 continuaria em vigên- cia; e as bases territoriais do antigo Império, com sua orga- nização hierárquica entre regiões e a concessão de certos espaços autônomos de exercício e decisões políticas, não seriam totalmente desarticuladas. (João Paulo Pimenta. “Questão nacional e Independência do Brasil: um problema de 200 anos”. Revista USP, nº 133, 2022.) Pode-se exemplificar a afirmação contida no excerto com a manutenção (A) do sistema federativo de governo e da economia manu- fatureira. (B) do pacto colonial e do controle mercantil. (C) da proibição do tráfico de escravos e do movimento abolicionista. (D) do regime monárquico e do trabalho escravo. (E) da Constituição liberal e do exército colonial.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(UNICAMP - 2023)Número Original: 60Código: 12877641

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio- nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In- dependência. (Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.) A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico. a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda- ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa. b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro- dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela — de uma visão de passado da nação. c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden- tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social. d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identida- des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.


Opções de Resposta: 
     A     
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