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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2016)Número Original: 4Código: 6387414

Segunda Fase - Primeiro Dia

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - USP 2016
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Leia este texto. Nosso andar é elegante e gracioso, e também extremamente eficiente do ponto de vista energético. Somos capazes de andar dezenas de quilômetros por quilo de feijão ingerido. Até agora, nenhum sapato, nenhuma técnica especial de balançar os braços, ou qualquer outro truque foram capazes de melhorar o número de quilômetros caminhados por quilo de feijão consumido. Mas, agora, depois de anos investigando o funcionamento de nossas pernas, um grupo de cientistas construiu uma traquitana simples, mas extremamente sofisticada, que é capaz de diminuir o consumo de energia de uma caminhada em até 10%. Trata-se de um pequeno exoesqueleto que recobre nosso pé e fica preso logo abaixo do joelho. Ele mimetiza o funcionamento do tendão de Aquiles e dos músculos ligados ao tendão. Uma haste na altura do tornozelo, a qual se projeta para trás, segura uma ponta de uma mola. Outra haste, logo abaixo do joelho, segura uma espécie de embreagem (...) Fernando Reinach, www estadao.com.br, 13/06/2015. Adaptado. a) Transcreva o trecho do texto em que o autor explora, com fins expressivos, o emprego de termos contraditórios, sublinhando-os. b) Esse excerto provém de um artigo de divulgação científica. Aponte duas características da linguagem nele empregada que o diferenciam de um artigo científico especializado.


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Ortografia e Lexicologia

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 9Código: 6983847

Primeira Fase - Prova Q e X

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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“Sapo não pula por boniteza, mas porém por percisão.” (“Provérbio capiau” citado em epígrafe no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, em João Guimarães Rosa, Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015, p.287.) Elementos textuais que antecedem a narrativa como, por exemplo, o provérbio citado, funcionam, em alguns autores, como pista para se entender o sentido das ações ficcionais. No excerto acima, as ideias de beleza e necessidade são contrapostas com vistas à produção de um sentido de ordem moral. Considerando-se a jornada heroica de Augusto Matraga, é correto afirmar que a narrativa a) contradiz o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não é fiel ao seu propósito de mudar os hábitos antigos. b) confirma o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista realiza uma série de ações para corrigir seu caráter e reordenar eticamente sua vida. c) ratifica o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista é seduzido pelos encantos da natureza e pelos prazeres da bebida e do fumo. d) refuta o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não consegue agir sem as motivações da beleza física e do afeto femininos.


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2(ENEM - 2015)Número Original: 107Código: 6344174

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Assum preto Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, canta mid Assum preto veve sorto Mas num pode avuá | Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www luizgonzaga.mus br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento). As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. pronúncia das palavras “tarvez” e “sorto”. flexão verbal encontrada em “furaro” e “cantá”. redundância nas expressões “cego dos óio” e “mata em frô”. pronúncia das palavras “ignorança” e “avuá”. o 0000


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3(USP - 2018)Número Original: 71Código: 6978477

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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No trecho “Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna-se, deste modo, arte moderna” (L. 5-6), as expressões sublinhadas podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido do texto, respectivamente, por (A) realmente; portanto. (B) invariavelmente; ainda. (C) com efeito; todavia. (D) com segurança; também. (E) possivelmente; até.


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4(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 6441094

Segunda Fase

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Na última década, os sites de comércio eletrônico têm alterado preços com base em seus hábitos na Web e atributos pessoais. Qual é a sua situação geográfica e seu histórico de compras? Como você chegou ao site de comércio eletrônico? Em que momentos do dia você o visita? Toda uma literatura emergiu sobre ética, legalidade e promessas econômicas de otimização de preços. E o campo está avançando rapidamente: em setembro passado, o Google recebeu a patente de uma tecnologia que permite que uma companhia precifique de forma dinâmica o conteúdo eletrônico. Pode, por exemplo, subir o preço de um livro eletrônico se determinar que você tem mais chances de comprar aquele item em particular do que um usuário médio; ao contrário, pode ajustar o preço para baixo como um incentivo se julgar que é menos provável que você o compre. E você não saberá que está pagando mais do que outros exatamente pelo mesmo produto. (Michael Fertik, Um conto de duas intemets. Scientific American Brasil, São Paulo, março 2013, p. 18.) a) Considerando as informações presentes no trecho, explique o sentido de “precificar”. b) Substitua os dois conectivos “se” sublinhados, fazendo as adaptações gramaticais necessárias e mantendo o nível de formalidade do período.


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5(UNESP- SP - 2010)Número Original: 35Código: 13856

Provas Específicas - Meio de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Dos cinco enunciados apresentados, indique dois que completam adequada e respectivamente as duas lacunas indicadas no texto. (1) The three arguments may be correct. (2) Let us consider two examples. (3) Moral and social values are not important. ) Neither belief is correct. (5) One example is enough to illustrate my point.


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