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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2016)Número Original: 16Código: 6388542

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Figuras de Linguagem
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Considere o trecho abaixo, que integra o livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nass: “L..] aprenderei ainda muitas outras tarefas, e serei sempre zeloso no cumprimento de todas elas, sou dedicado e caprichoso no que faço, e farei tudo com alegria, mas pra isso devo ter um bom motivo, quero uma recompensa para o meu trabalho, preciso estar certo de poder apaziguar a minha fome neste pasto exótico, preciso do teu amor, querida irmã, e sei que não exorbito, é justo o que te peço, é a parte que me compete, o quinhão que me cabe, a ração a que tenho direito”, e, fazendo uma pausa no fluxo da minha prece, aguardei perdido em confusos sonhos, meus olhos caídos no dorso dela, meu pensamento caído numa paragem inquieta, mas tinha sido tudo inútil, Ana não se mexia, continuava de joelhos, tinha o corpo de madeira, nem sei se respirava [..] (p. 124) Sobre esse trecho, assinale a alternativa correta. a) b) e) qd) e) Ana se mantém imóvel diante do irmão, o que faz desse trecho um contraponto com outra cena central do romance, em que a sensualidade e exuberância da personagem serão expostas numa dança. Esse trecho apresenta a figuração da linguagem caracteristica das demais falas de André, exemplificando um discurso que cruza a linguagem enigmática das preces religiosas associado com metáforas ligadas à agricultura. Às falas de Ana só estão omitidas nesse trecho; em todo o restante do romance, no entanto, a imã é a principal propagadora da ordem instituída pelo pai, enquanto o discurso de André se contrapõe ao deles. O livro de Raduan Nassar faz referências explícitas ao texto bíblico, procurando demonstrar, como nesse trecho, que o instinto e as leis da natureza estão de acordo com a moralidade cristá. A linguagem enigmática do texto religioso é típica do pai de André, e isso reforça o seu desacordo com o filho, cujas falas são sempre explícitas e concisas, sem referências aos textos religiosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 909

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Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) - Figuras de Linguagem

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7507825

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Ao descrever a rotina do protagonista Raimundo Silva, o narrador da História do Cerco de Lisboa afirma que só restaram fragmentos dos sonhos noturnos, “imagens insensatas aonde a luz não chega, indevassáveis até para os narradores, que as pessoas mal informadas acreditam terem todos os direitos e disporem de todas as chaves.” (José Saramago, História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.122.) Com base nesse excerto e relacionando-o ao conjunto do romance, é correto afirmar que o narrador é a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas. observador, pois dissimula sua avaliação política da realidade ao se mostrar empático ao mundo das personagens. protagonista, pois, ao fazer parte da própria narrativa, assemelha-se às demais personagens e não pode duvidar dos protocolos necessários para contar a história de Portugal. onisciente, pois simula ser tolerante com a pluralidade de vozes narrativas, mas é a singularidade de seu modo de narrar que produz a coesão e a autonomia da narração.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 12Código: 7505526

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Para expor um ponto de vista, o autor se vale de ironia no seguinte trecho: (A) arma de mobilização eleitoral que o populismo de direita não inventou agora. ((. 7-8) (B) o mar de lama do Palácio do Catete ganhou um ar até bucólico de poça d'água, (/. 14-15) (C) Na tradição rural — vastíssima nos sentidos geográfico e histórico ((. 17) (D) D) O oceano goza de boa reputação científica como provável criadouro da vida (0. 29)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 7Código: 7456115

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Um amor desse Era 24 horas lado a lado Um radar na pele, aquele sentimento alucinado Coração batia acelerado Bastava um olhar pra eu entender Que era hora de me entregar pra você Palavras não faziam falta mais Ah, só de lembrar do seu perfume Que arrepio, que calafrio Que o meu corpo sente Nem que eu queira, eu te apago da minha mente Ah, esse amor Deixou marcas no meu corpo Ah, esse amor Só de pensar, eu grito, eu quase morro AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento). Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a O O revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte. ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro. exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor. divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país. naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 24Código: 7456087

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Blues da piedade Vamos pedir piedade Senhor, piedade Pra essa gente careta e covarde Vamos pedir piedade Senhor, piedade Lhes dê grandeza e um pouco de coragem CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento). Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual expositiva, por discorrer sobre um dado tema. narrativa, por apresentar uma cadeia de ações. injuntiva, por chamar o interlocutor à participação. descritiva, por enumerar características de um personagem. o O@086 argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.


Opções de Resposta: 
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