O verbo “ir” tem, ainda, outro uso corrente não contemplado no texto: pode ser uma partícula unicamente gramatical responsável por marcar o tempo futuro do verbo principal da oração. Assinale a alternativa representativa desse uso. a) Enquanto aguardamos o telefonema da Joana, o Luís vai ao mercado e compra os salgados para o café. b) O período de inscrição para o concurso foi divulgado: vai de novembro a dezembro. c) Já noticiaram: o técnico vai divulgar o nome dos jogadores convocados nesta semana. d) Amanhã, este carro vai para a oficina, para reparos no freio e na lataria e) Você já guardou tudo? Vai que ele chegue sem avisar...
Morfologia - Sintaxe
Foram retiradas todas as vírgulas do trecho apresentado abaixo. Leia-o com a finalidade de pontuá-lo corretamente. A chegada dos japoneses ( 1 ) é um bom mote para falar dos outros imigrantes (2 ) que deram cara nova ao país. Primeiro foram os portugueses ( 3 ) que chegaram a partir do século 16. Por volta de 1850 ( 4 ) alemães fundaram comunidades no Rio de Janeiro (5) no Rio Grande do Sul ( 6 ) em Santa Catarina ( 7 ) e no Espírito Santo. Os italianos ( 8 ) aportaram aqui em 1870 (9 ) ocupando o Sul e o Sudeste. Em 1888 (10) com a abolição da escravatura (11) e a maior oferta de empregos na lavoura cafeeira (12) a imigração deu um salto: o Brasil recebeu (13) nada menos (14) que 1 milhão de estrangeiros (15) antes da virada do século. Nova Escola, 1/02/1998. Os números que devem ser substituídos por vírgulas são: A) (IIS (ET (BD; (12). B) (2)(3);(5);(6);(9); (10); (12); (15). C) (4); (5); (6); (9); (10); (13); (14). D) (3); (4); (5); (6); (7); (10); (12); (15). E) (3); (4); (5); (6); (9); (10); (12).
Assinale a alternativa que indica a ordem em que os versos de dez e de seis sílabas se sucedem nas oito estrofes do poema. (A) 6, 10, 6, 6, 10, 10. (B) 10, 6, 10, 10, 6, 6. (C) 10, 10, 6, 10, 6, 6. (D) 10, 6, 10, 6, 10, 6. (E) 6, 10, 6, 10, 6, 6.
Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d
Analise o excerto abaixo e assinale V para as proposições (verdadeiras) e F para as (falsas). Em astronomia, quando as órbitas de duas estrelas se entrecruzam por causa da interação gravitacional, tem-se um sistema binário. (£. 01-03) ( ) Aoração principal é constituída por sujeito simples. ( ) Ha três elementos que exercem função sintática adverbial. ( ) O verbo entrecruzar é formado pelo processo de formação vocabular parassíntese. ( ) As duas ocorrências do se classificam-se morfologicamente como pronome pessoal oblíquo. ( ) Há, no excerto, uma preposição e uma locução prepositiva que estabelecem relações de estado e consequência, respectivamente. A sequência correta é: a) V-F-V-F-V c) F-F b) V-V-F-F-F d) F-V-
Em “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa.” Assinale a alternativa em que as ocorrências do “a” no trecho retirado do texto estão justificados corretamente: a) pronome — preposição — artigo — artigo. à) artigo — pronome — pronome — preposição. b) preposição — preposição — artigo — pronome. e) pronome — artigo — preposição — artigo. c) artigo — artigo — preposição — preposição.