Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2010)Número Original: 31Código: 6388899

Primeira Etapa

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b

Questão de Vestibular - UFMG 2010
Exibir texto da questão

Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King. Considerando-se esse movimento, é INCORRETO afirmar que A) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacíficas, com as leis de segregação. B) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “| have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País. C) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos. D) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f

Exibir Questões - UFMG

Questões Parecidas

1(UNESP - 2023)Número Original: 41Código: 13030599

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Nenhum grupo de mulheres brancas conheceu melhor a diferença entre seu próprio status e o status das mulheres negras do que o grupo de mulheres brancas politicamente conscientes e ativistas na luta pelos direitos civis. Ainda as- sim, várias dessas mulheres deslocaram-se das lutas pelos direitos civis para as lutas pela libertação da mulher e lidera- ram um movimento feminista em que suprimiram e negaram a consciência sobre as diferenças que viram e ouviram. Elas entraram para o movimento feminista apagando e negando a diferença, sem pensar em raça e gênero juntos, mas eliminando raça do cenário. (bell hooks. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, 2018. Adaptado.) Ao abordar aspectos do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da década de 1960, o excerto (A) aponta o insucesso das reivindicações de igualdade de raça e gênero e a persistência de padrões históricos de desigualdade na sociedade norte-americana. (B) lamenta a ausência de uma história de mobilizações feministas e negras e de uma disposição das mulheres brancas para atuar em defesa das conquistas de direitos sociais. (C) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos. (D) caracteriza a mudança radical por que passou a socieda- de norte-americana no período e o nascimento de inter- conexões entre os movimentos negro e feminista. (E) enfatiza a importância da estratégia política do ativismo feminista e sua influência sobre as mobilizações poste- riores de reivindicação de direitos da população negra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM - 2021)Número Original: 49Código: 11215834

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

Entre as muitas batalhas, destaca-se aquela voltada para a dessegregação dos ônibus de Montgomery, Alabama. O estopim foi a prisão da costureira Rosa Parks, que se recusou a ceder seu assento a um homem branco. O boicote aos ônibus teve início em dezembro de 1955. A população negra preferia andar quilômetros a pé, todos os dias, a sofrer as humilhações de um transporte segregado. Diepntvelem Mena com bc Acasa em: 20 ma 2015 (adap) O tema do texto refere-se a um movimento social que, na longa duração da história norte-americana, exigia a concretização de princípios socialistas. abolição do trabalho compulsório. proteção da militância política. legitimação do voto feminino. extensão de direitos civis. 00060


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 56Código: 6983868

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norte- americanos), no pódio dos 200 metros rasos das Olimpíadas de 1968, no México. (Disponível em http:/Awww .gettyimages.co.uk/detail/news-photo/the-american- sprinters-tommie-smith-john-carlos-and-peter-news-photo/1861 7332 7#the- american-sprinters-tommie-smithjohn-carlos-and-peter-norman-the-picture- id186173327. Acessado em 01/08/2017.) Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta. a) A fotografia registra o ato de resistência de atletas negros que defendiam as propostas de Martin Luther King e a ação pacifista como caminho para a constituição da igualdade racial. b) A fotografia registra a manifestação política de três atletas que defendiam a Nação Islã e a implementação da Ku Klux Klan em todo o território nacional. c) A fotografia registra a manifestação de atletas defensores dos Panteras Negras e das ações violentas, se necessárias, para a conquista da igualdade racial. d) A fotografia registra a resistência de atletas e do Comitê Olímpico Internacional, que combatiam o sistema de discriminação racial existente nos Estados Unidos da América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2018)Número Original: 56Código: 7928549

Primeira Fase

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto da intelectual e ativista Angela Davis: A prova das forças acumuladas que as mulheres negras forjaram por meio de trabalho, trabalho e mais trabalho pode ser encontrada nas contribuições de muitas líderes importantes que surgiram no interior da comunidade negra. Harriet Tubman, Sojourner Truth, Ida Wells e Rosa Parks não são mulheres negras excepcionais, na medida em que são epítomes da condição da mulher negra. As mulheres negras, entretanto, pagaram um preço alto pelas forças que adquiriram e pela relativa independência de que gozavam. Embora raramente tenham sido “apenas donas de casa”, elas sempre realizaram tarefas domésticas. (DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 5253-5259 [kindle edition].) A respeito do movimento dos Direitos Civis nos EUA, considere as seguintes afirmativas: 1. 'Acélebre Marcha sobre Washington para o Trabalho e Liberdade de 1963 foi marcada pela participação importante de mulheres negras com um discurso que privilegiava o papel dos negros em relação aos brancos. 2. A participação feminina nas marchas, boicotes e manifestações de rua que marcaram a década de 1960 nos EUA teve como demanda principal a igualdade de gênero. 3. Rosa Parks aparece no excerto acima graças a duas questões. A primeira, pelo fato de ser uma mulher comum negra, que tinha a sua dupla atribuição de trabalho. A segunda, especificamente por ocupar esse papel é que seu ato de desobediência civil foi mais impactante que o de outras lideranças. 4. A relativa independência das mulheres negras provém de problemas da condição de risco em que viviam seus companheiros homens, uma vez que era muito comum o fato de eles serem encarcerados ou sofrerem outros tipos de violência. Nesse sentido, a independência das mulheres negras nos EUA era sintoma da desigualdade entre negros e brancos. Assinale a alternativa correta. ) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. ) ) oo o» Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. (D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E