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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2012)Número Original: 12Código: 6393526

Quarto Dia

História da Arte (Brasil) Impactos internos e externos da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2012
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Observe a charge abaixo, publicada na imprensa ilustrada do Rio de Janeiro do século XIX, época em que ocorreu a Guerra do Paraguai. - Tem paciencia, mulher: em tempo de guerra é preciso fazer-se sacrifícios, deixar a familia e andar fugido pelo matto | - Vamos! vamos! que a escolta não tarda! - Então, estás com medo de marchar para a guerra? Deixa-te de sustos! Lá nem todos morrem... não estás vendo que estou de volta? Adaptado de: TORAL, André. Imagens em desordem. São Paulo: Humanitas/USP, 2001. p. 180. Essa charge faz alusão 1 - aos efeitos danosos do conflito armado sobre os soldados enviados ao front. II - ao alistamento voluntário de civis no combate às tropas paraguaias que haviam invadido a fronteira oeste do Brasil. III- à prática do recrutamento forçado, habitual na arregimentação de tropas no Brasil Imperial. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e II. (E) I, Well.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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História da Arte (Brasil) - Impactos internos e externos da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira .f

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2023)Número Original: 25Código: 12988598

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Impactos internos e externos da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Entre os impactos internos e externos sentidos pelo Brasil após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, estão, respectivamente, (A) a integração da economia paraguaia ao comércio brasi- leiro e a incorporação do território paraguaio ao Brasil. (B) o aumento do prestígio da monarquia entre a população brasileira e o fim da rivalidade diplomática com argenti- nos e uruguaios. (C) o desenvolvimento do republicanismo no exército e a con- firmação da hegemonia militar sobre a América do Sul. (D) o crescimento do abolicionismo no exército e a ampliação da circulação mercantil na Bacia do Rio da Prata. (E) a consolidação das instituições militares e a constituição de um mercado comum na região centro-sul da América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2019)Número Original: 89Código: 6983289

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Impactos internos e externos da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião publica. A imagem | retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha. pats 4 tL e ae Sapte OS peepee ale É em fem e ST wl ae À r ete x ba = ioe x ale ey pe a à dE ee es. ar & do á O a a 44 a bi Dive avi 11/06/1870 12/06/1869 Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente: (A) Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista. (B) Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa. (C) Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a manutenção da escravidão. (D) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil. (E) Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da cidadania.


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     A     
     B     
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     D     
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3(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


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4(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 46Código: 16051

Segundo exame de qualificação

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”. WS RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br. Capa do livro Pau-Brasil 1925], de Oswaldde Andrade. http://pga.com.br Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B] desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C]) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa


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5(UERJ - 2017)Número Original: 1Código: 6638966

Exame Discursivo

História da Arte (Brasil) Processo de dominação dos portugueses no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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commons. wikimedia.org Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido aos valores cristãos, tornou-se humanizado. O pintor holandês Albert Eckhout representou essa ruptura conceitual na sua obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os índios “aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família, andavam vestidos (foram “domesticados"), estavam acessíveis ao trabalho cotidiano, enquanto os índios “bravos” (bárbaros) eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos esquartejados como alimentação, e guerreavam os colonizadores. Adaptado de OLIVEIRA, . P. e FREIRE, C. A presença indigena na formação do Brasil Brasilia: MEC LACED/Museu Nacional, 2006. Os retratos de indígenas acima revelam algumas das intenções por parte dos agentes da colonização, como a Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na América Portuguesa no século XVII Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo econômico dos colonizadores que explique a forma pela qual os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma de resistência indígena à colonização que justifique a representação atribuída aos Tapuias.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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