Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2016)Número Original: 10Código: 6396722

Quarto Dia

Imperialismo europeu na África e Ásia.g Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

Observe a figura abaixo. y ¢ Adaptado de: . Acesso em: 20 ago. 2015. A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”. Uma das principais características desse novo imperialismo foi (A) o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas. (B) o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias. (C) a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas. (D) a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano. (E) a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 81

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Imperialismo europeu na África e Ásia.g

Exibir Questões - UFRGS

Questões Parecidas

1(UERJ - 2022)Número Original: 60Código: 11602896

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Processos e fatos históricos sobre a dominação belga do Congo no contexto do imperialismo europeu .f Congo.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2022
Exibir texto da questão

 O zoológico humano de Tervuren, na Bélgica Para a Exposição Internacional de Bruxelas, que ocorreu em 1897, o Rei Leopoldo II mandou construir o Palácio Colonial, atual Palácio da África, em Tervuren. As salas de exposição do Palácio abrigaram animais, objetos etnográficos e artísticos congoleses, além de produtos econômicos congoleses e europeus. Outras atrações também foram instaladas em Tervuren: um monotrilho, um hipódromo, um velódromo e um campo de esportes. Três aldeias cercadas foram criadas na cidade, duas Bangala e uma Mayombe. Um total de 267 homens, mulheres e crianças congoleses foram forçados a ocupar essas aldeias. Havia uma quarta aldeia, a vila de Gijzegem, em homenagem à localidade onde o abade Van Impe educou jovens congoleses. Esse abade queria mostrar e divulgar sua obra, provando que era possível educar os colonizados. Algumas crianças da vila de Gijzegem, em Tervuren Adaptado de africamuseum.be. Na Exposição Internacional de Bruxelas, foram apresentados os resultados das ações imperialistas do governo belga na região do Congo, no decorrer da segunda metade do século XIX. A partir da análise do texto e da fotografia, a concepção que orientou essas ações e um de seus efeitos para as populações congolesas da época estão indicados, respectivamente, em: (A) globalismo - discriminação (B) etnocentrismo - aculturação (C) colaborativismo - racialização (D) evolucionismo - miscigenação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2021)Número Original: 16Código: 12957034

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

África.b Questões com imagens (Hist.) Expressões culturais que indicam a dinâmica da dominação europeia na África a partir do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
Exibir texto da questão

Leia um trecho da história em quadrinho Tintim no Congo, de Hergé, publicada em 1931. MEUS QUERIDOS AMIGOS, HOJE EU VOU FALAR SOBRE O SEU PAÍS: A BELGICAL... (Fábio Cornagliotti de Moraes. As aventuras de Tintim na África: representando o outro nas HQ's, 2015. Adaptado.) A primeira versão de Tintim no Congo expressa algumas no- ções que acompanharam o neocolonialismo, tais como (A) eurocentrismo e globalização. (B) darwinismo social e relativismo cultural. (C (D (E) equidade entre os povos e ocupação de territórios. escolarização e ampliação de mercado consumidor. missão civilizadora e imperialismo. ) ) ) )


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2019)Número Original: 25Código: 10123725

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos da Revolta de Maji-Maji no contexto do imperialismo alemão na África Oriental .f África.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Observe a imagem a seguir: Revolta de Maji-Maji — África Oriental Alemã In: http://www.dw.com/pt-002/nam%C3%ADbia-insiste-em- processar-alemanha-pelo-genoc%C3%ADdio-durante-a-coloniza%C3%A7 %C3%A30/a-38069738. Acesso em: 01/04/2018. O movimento destacado pela imagem ocorreu na Tanzânia, durante a expansão colonial alemã. A principal causa para a eclosão desse movimento ocorreu, quando os colonos impuseram conversão religiosa aos nativos. limitaram o ganho dos comerciantes locais. institucionalizaram o alemão como língua oficial. intensificaram a exploração de petróleo na região. forçaram os nativos a plantar algodão a fim de exportar. oo To D DD


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEMA - 2019)Número Original: 22Código: 7929427

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Processos e fatos históricos sobre a dominação belga do Congo no contexto do imperialismo europeu .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

A atual República Democrática do Congo foi dominada a partir do século XIX por Leopoldo II, da Bélgica, governante do Estado Livre do Congo, entre 1885 a 1908. Esse fato está inserido no Imperialismo europeu, na chamada Partilha da África. Sobre o domínio colonial do Congo, neste período, é possível afirmar que a) os colonizadores valorizavam a superioridade do homem branco, com o propósito central de levar a cultura e os conhecimentos para aqueles povos, visando a educar as populações africanas, motivo pelo qual praticaram violência, com o uso da mutilação. b)o homem branco considerava que carregava um verdadeiro fardo porque tinha o propósito filantrópico de levar a civilização e o progresso para os países africanos, pois se utilizavam da violência e do trabalho missionário para cristianizar o africano. c) o tratamento dado às populações africanas, embora caracterizado por conflitos e por violências, com mutilações, mostra a preocupação dos europeus em levar melhorias do capitalismo a esses povos, tais como, as ferrovias, o telégrafo e a eletricidade. d) aideologia da superioridade do homem brancotinha por objetivo a preocupação com o desenvolvimento sustentável dos países da Africa, no que encontrava a rebeldia dos próprios africanos, resultando em conflitos e em mutilações. e) a população do Congo resistiu à dominação realizada pela Bélgica, que tinha o objetivo de explorar as riquezas e o trabalho locais, por isso os habitantes da região foram tratados de forma violenta pelos colonizadores, com a prática de mutilação do nativo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFPR - 2017)Número Original: 1Código: 7929199

Segunda Fase

Questões com imagens (Hist.) Identificação do país europeu que colonizou a Síria no período da Primeira Guerra Mundial e os efeitos da colonização europeia na Ásia a partir do final do século XIX.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Considere a charge do cartunista sudanês Khalid Albaih a seguir: Choices for Syrian children ... if you stay if you leave ihalid Alwaih Tradução: “Opções para as crianças sírias: se ficam, se partem”. Cite qual país colonizou a Síria durante a Primeira Guerra Mundial e explique de que maneira a colonização europeia produziu as fronteiras existentes até a atualidade.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?