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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2015)Número Original: 10Código: 6434717

Segunda Fase

Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos organismos envolvidos em diferentes relações ecológicas .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos. Pe / SG a! = | ny 2 4 RES SS BAN MLL ie (Adaptado de: http://pseudoartes.blogspot.com.br/2010 12 01 archive.html.) a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X? b) Qual seria a consequência do desaparecimento das aves mostradas na figura acima? Qual seria a consequência do desaparecimento das plantas mostradas na figura acima?


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Nível de Semelhança

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Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f - Identificação dos organismos envolvidos em diferentes relações ecológicas .f

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Questões Parecidas

1(FATEC- SP - 2013)Número Original: 49Código: 6009726

Segundo Semestre

Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - FATEC 2013
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Um agricultor, desprezando as orientações de um tecnólogo em agronegócio, resolveu aplicar um pesticida em alta concentração em sua plantação, com a intenção de eliminar totalmente uma população de gafanhotos que vinha atacando sua lavoura. Considere que outras espécies também ocorrem nessa região e que essas interagem de acordo com a teia alimentar apresentada. lagarto roedor ó (o mo gafanhoto sapo gavião J aranha pássaro (lmagens dos organismos retiradas de phylopicorg/image/browse/ Acesso em: 30.04.2012.) Espera-se que, com a remoção dos gafanhotos, ao longo do tempo, (A) não ocorra qualquer impacto sobre a população de roedores. (B) nenhuma das populações de consumidores terciários seja afetada. (C) somente as populações de consumidores secundários sejam afetadas. (D) ocorra uma diminuição no número de indivíduos na população de cobras. (E) somente os produtores sejam afetados, com um aumento no número de indivíduos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2020)Número Original: 1Código: 9473089

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos níveis tróficos em uma teia alimentar .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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O esquema, a seguir, representa uma teia alimentar simplificada dos mamíferos da Austrália. Estão representados em 1) dingo (Canis dingo), 2) raposa europeia (Vulpes vulpes), 3) gato doméstico (Felis catus), 4) lebre europeia (Oryctolagus cunicu- lus), 5) cangurus (Macropus e Osphranter spp.) e 6) pequenos mamíferos (diversas espécies). Os animais representados pelos números 2, 3 e 4 não são nati- vos da Austrália; as demais espécies são. As setas representam as relações consumidor-recurso. As linhas tracejadas representam o amensalismo que, no esquema, significa que predadores são afetados pela abundância de dingo, mas este não recebe nenhum benefício. vi dA Adaptado de: LURGI, 2018. Com base na análise do esquema e do texto, responda aos itens a seguir. a) Quantos níveis tróficos estão representados na teia? Em qual nível estão o canguru e o dingo? b) O governo australiano quer exterminar 2 milhões de gatos até 2020 devido aos impactos que essa espécie vem causando aos pequenos mamíferos nativos, os quais, por sua vez, vêm diminuindo em função da predação feita pelos gatos. Essa decisão irá aumentar o tamanho populacional apenas de pequenos mamíferos nativos? Explique as consequências do extermínio dos gatos a curto e médio prazo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UNIFESP - 2017)Número Original: 1Código: 9494237

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Consequências da eliminação de espécies em uma teia alimentar .f Com diagrama (Biologia).t Características da transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2017
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Na costa oeste da América do Norte, as comunidades marinhas que ocupam a zona rochosa entremarés são biologica- mente diversas. Nessa zona, ocorrem mexilhões da espécie Mytilus californianus, que é dominante e concorre fortemen- te por espaço com as demais espécies presentes. A estrela-do-mar Pisaster ochraceus é o principal predador de Mytilus californianus, além de outros organismos, como ilustra a teia alimentar em que a espessura das setas é proporcional à frequência de alimentação. Robert Paine, pesquisador da Universidade de Washington, realizou um experimento no qual examinou o efeito da remoção de Pisaster ochraceus sobre o número das demais espécies presentes nessa zona ao longo de dez anos. Os resultados são apresentados no gráfico. | Pisaster ochraceus | A Thais clavigera Quitons Lapas Mytilus californianus Cracas Pollicipes mitella a (http://csls-text3.c.u-tokyo.ac.jp. Adaptado.) Número de espécies presentes com Pisaster ochraceus (controle) sem Pisaster ochraceus (experimental) | I | | | | I | | I | 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 Anos (Campbell Biology, 2009. Adaptado.) a) Em qual nível trófico da teia alimentar a energia química disponível é menor? Justifique sua resposta. b) Por que a retirada de Pisaster ochraceus interferiu no número de espécies presentes na zona entremarés em que o experimento foi realizado”?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(MACKENZIE - 2009)Número Original: 42Código: 6893685

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características das relações ecológicas .f Identificação dos organismos envolvidos em diferentes relações ecológicas .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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e Liquens e Micorrizas e Epifitismo e Parasitismo A respeito das relações ecológicas acima, considere as afirmações: I Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de fungos; II. Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de bactérias; HI. Em nenhuma delas, há o envolvimento de plantas superiores. Assinale a) se apenas | está correta. b) se apenas Il está correta. c) se apenas Ill está correta. d) se apenasle Il estão corretas. e) I, Ile III estao corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
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