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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 3Código: 6441096

Segunda Fase

Verbos Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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TENHO PENA DOS ASTRÔNOMOS. Eles podem ver os objetos de sua afeição — estrelas, galáxias, quasares — apenas remotamente: na forma de imagens e telas de computador ou como ondas luminosas projetadas de espectrógrafos antipáticos. Mas, muitos de nós, que estudam planetas e asteroides, podem acariciar blocos de nossos amados corpos celestes e induzi-los a revelar seus mais íntimos segredos. Quando eu era aluno de graduação em astronomia, passei muitas noites geladas observando por telescópios aglomerados de estrelas e nebulosas e posso garantir que tocar um fragmento de asteroide é mais gratificante emocionalmente: eles oferecem uma conexão tangível com o que, de outra forma, pareceria distante e abstrato. Os fragmentos de asteroides que mais me fascinam são os condritos. Esses meteoritos, que compõem mais de 80% dos que se precipitam do espaço, derivam seu nome dos côndrulos que praticamente todos contém - minúsculas esferas de material fundido, muitas vezes menores do que um grão de arroz. (...) Quando examinamos finas fatias de condritos sob um microscópio, ficamos sensibilizados da mesma maneira como quando contemplamos pinturas de Wassily Kandinsky e outros artistas abstratos. (Alan E. Rubin”, Segredos dos meteoritos primitivos. Scientific American Brasil. março 2013, p. 49.) * Alan E. Rubin é geofísico e leciona na Universidade da Califómia a) Esse trecho, que introduz um artigo científico sobre meteoritos primitivos, apresenta um estilo pouco usual nessa espécie de texto. Indique duas expressões nominais ou verbais do texto que identificam esse estilo. b) Nesse trecho, ocorre uma altemância entre o uso da primeira pessoa do singular e o da primeira pessoa do plural. Dê uma justificativa para o uso dessa alternância na passagem.


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Verbos - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(FGV - SP - 2014)Número Original: 23Código: 6347814

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Entre as técnicas narrativas que entram na composição do excerto encontra-se | o emprego dos discursos direto, indireto e indireto livre; Il o foco da narração incidindo primeiramente sobre a vida mental e de relação, mas berr situado em contexto histórico-social determinado; HH o narrador onisciente, que, no entanto, constitui as personagens principalmente a partir de disseminação de indícios e de sugestões, demandando a perspicácia do leitor. Está correto o que se afirma em | apenas. Il apenas. le Ill apenas. Hell, apenas. Llelll. monvr


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     A     
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     D     
     E     




2(USP- SP - 2015)Número Original: 25Código: 5780140

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2015
Questão de Vestibular - USP 2015
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Considere os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto: |. Em “alcançou o capanga um casal de velhinhos” (L 1-2), o contexto permite identificar qual é o sujeito, mesmo este estando posposto. IL. O verbo sublinhado no trecho “que seguiam diante dele o mesmo caminho” (L. 2-3) poderia estar no singular sem prejuízo para a correção gramatical. Il. No trecho “que destinavam eles uns cinquenta mil-réis” (L.5), pode-se apontar um uso informal do pronome pessoal reto “eles”, como na frase “Você tem visto eles poraí?”. Está correto o que se afirma em a) |, apenas. b) Il, apenas. ©) Ill, apenas. d) lell, apenas. e) Lite.


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     A     
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3(IME- RJ - 2012)Número Original: 9Código: 20674

Discursiva

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - IME 2012
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Leia atentamente cada uma das afirmativas relacionadas ao texto |, a seguir, e marque a alternativa correta: I. Tomando-se a totalidade do texto, é possível dizer que seu autor usa como estratégia de apresentação do assunto em pauta um modelo teatralizado e que usa também recursos da oralidade. Il. A afirmativa “Os matemáticos da época achavam que popularizar o cálculo era o mesmo que jogar pérolas aos porcos.” retrata uma academia fechada em si mesma, pouco interessada na difusão do conhecimento. Il. As constatações da história da matemática dão conta de que as civilizações ocidentais, como a grega, foram precursoras na abstração necessária para que se conceba o conceito de zero. (a) as assertivas |, Il e Ill são verdadeiras. (b) as assertivas | e Il são verdadeiras. (c) as assertivas | e Ill são verdadeiras. (d) assertivas Il e Ill são verdadeiras. (e) apenas a assertiva | é verdadeira.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(IME- RJ - 2011)Número Original: 15Código: 20609

Discursiva

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - IME 2011
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Considere a seguinte afirmação de Heráclito de Efeso (2500 a. C.) para responder a esta questão: “Uma pessoa não entra no mesmo rio duas vezes, porque ambos estão em constante mudança e transformação.” 1. A afirmação constitui-se de um período composto por coordenação. IL.A afirmação constitui-se de um período composto por subordinação. HI.A oração iniciada pela conjunção “porque” introduz uma explicação. Assinale a alternativa correta. (a) Somente o item IIl está correto. (b) Somente o item Il está correto. (c) Somente os itens | e Ill estão corretos. (d) Somente os itens Il e Ill estão corretos. (e) Todos os itens estão corretos.


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5(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 69Código: 7507805

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Texto | Leia os versos iniciais da peca Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1966), de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar. Em formato de cordel, os versos são cantados por todos os atores. Se corres, bicho te pega, amô. Se ficas, ele te come. Ai, que bicho será esse, amô? Que tem braço e pé de homem? Com a mão direita ele rouba, amô, e com a esquerda ele entrega; janeiro te dá trabalho, amô, dezembro te desemprega; de dia ele grita “avante”, amd, de noite ele diz: "nao va": Será esse bicho um homem, amô, ou muitos homens será? (Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p. 3.) Texto II Observe a charge de Laerte que fez parte da mostra Maio na Paulista, em 2019. Tg Mad É Pega (Laerte, Exposição Maio na Paulista, de ech e Angeli, 2019. Disponivel em https://ga.globo.com/Cultura/ noticia/2019/05/ laerte-e-angeli-participam-de-exposicao-ao-ar- livre-na-avenida-paulista.html. Acessado em 02/06/2019.) Considerando a relação entre os textos | e Il, conclui-se que a charge a) resgata a temática do cordel, rompendo com o impasse vivido pelos personagens. b) reafirma o dilema dos personagens da peça, parafraseando os versos iniciais do cordel. c) evidencia a tradição popular nordestina, utilizando a imagem para sofisticar os versos. d) confirma a força transformadora da versificação popular, reproduzindo-a em imagens.


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