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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2007)Número Original: 84Código: 6444

Primeira Fase

Sementes Rec Reprodução - Gimnospermas
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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O pinhão mostrado na foto, coletado de um pinheiro-do- paraná (Araucaria angustifolia), é a) b) o) a) e) um fruto: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do ovário. um fruto: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo. uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do ovário. uma semente: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do óvulo. uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 27

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Sementes - Reprodução - Gimnospermas

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(USP- SP - 2011)Número Original: 42Código: 5374

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ciclos Vitais - Classificação - Evolução Rec Reprodução - Gimnospermas
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes a) dos frutos e depois das flores. b) das flores e depois dos frutos. c) das sementes e depois das flores. d) das sementes e antes dos frutos. e) das flores e antes dos frutos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 22Código: 4822

Segunda Fase

Sementes Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores. a) Considerando as informações sobre as flores das quatro espécies apresentadas na tabela abaixo, escolha, para cada uma delas, o possível agente polinizador dentre os seguintes: vento, morcego, beija-flor e abelha. b) Explique o papel do grão de pólen no processo de formação de sementes. Caracteristicas Período de abertura da Corola (pétalas) Perfume Néctar sei flor Espécies 1 diurno vermelha ausente abundante 2 diurno ausente ou branco-esverdeada ausente ausente 3 noturno branca desagradável abundante 4 diurno amarela agradável presente ou ausente


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(USP- SP - 2007)Número Original: 5Código: 6344

Segunda Fase

Cadeias Alimentares Rec Reprodução - Gimnospermas
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Questão de Vestibular - USP 2007
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“Pesquisadores encontraram características surpreendentemente avançadas no fóssil de um peixe primitivo conhecido como Gogonassus, que viveu há cerca de 380 milhões de anos no oeste da Austrália. Esse gênero faz parte de um grupo de peixes com barbatanas lobuladas que deu origem aos vertebrados terrestres e é uma das amostras mais completas já encontradas de seres aquáticos do período Devoniano (419 a 359 milhões de anos atrás). [...] Rev. Pesquisa FAPESP — edição Online, 20/10/2006 a) É correto afirmar que os primeiros vertebrados terrestres, descendentes dos peixes de barbatanas lobuladas, de que fala o texto, foram necessariamente consumidores primários? Por quê? b) Considerando que no Devoniano surgiram os primeiros filos de plantas gimnospermas, quais dentre as seguintes estruturas dessas plantas poderiam ter servido de alimento a esses primitivos vertebrados terrestres: caule, folha, semente, flor e fruto? Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 66Código: 13972

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Sementes Gimnospermas Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento dear era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos, durante as tempestades de verão. ... Açoitadas pelo deslocamento de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o con- teúdo das copas, arredondadas como antigas lâmpadas incan- descentes. Então as sementes partiam. Cada uma pousaria num ponto distinto, determinadas a perpetuar a espécie, adaptando-se com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram. (Ulisses Capozzoli. Memória da Terra. Seientifie American Brasil. janeiro 2010. Adaptado.) O texto retrata uma cena na Terra há alguns milhões de anos. Pode-se dizer que o texto tem por protagonistaas— e descreve um processo que lhes permitiu . Os espaços em branco poderiam ser corretamente preenchidos por (A) briófitas ... manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais (B) pteridófitas ... manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais (C) pteridófitas ... diversificarem-se em várias espécies. algu- mas delas até os dias atuais (D) gimnospermas . até os dias atuais manterem-se como uma mesma espécie (E) gimnospermas ... diversificarem-se em várias espécies, algu- mas delas até os dias atuais


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 20Código: 12748

Verão

Sementes Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Briófitas Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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Muitos mamíferos são importantes polinizadores, en- quanto outros são eficientes dispersores de sementes, que podem desempenhar um papel essencial na rege- neração das florestas onde vivem. Para que um repre- sentante frugivoro da ordem Chiroptera (morcegos) seja um dispersor de sementes eficiente, ele deve A) alimentar-se exclusivamente de briófitas e pteridófitas. B) mastigar bem cada semente para quebrar sua dormência. C) apresentar adaptações morfológicas para levar o pólen de uma planta para outra D) levar as sementes para longe da árvore-mãe e depositâ-las em local adequado. E) manteras sementes sob a copa da árvore-mãe para protegê-las das intempéries.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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