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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 2Código: 6464810

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 3 - Grupo 4

Revoluções na Idade Contemporânea
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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No texto Lembranças de 1848, o escritor e parlamentar francês Alexis de Tocqueville observava sobre as insurreições parisienses de junho de 1848: “L.] o que a distinguia ainda, entre todos os acontecimentos do gênero que se sucederam nos últimos sessenta anos na França, foi que ela não teve por objetivo mudar a forma de governo, mas alterar a ordem da sociedade. Não foi, para dizer a verdade, uma luta política (no sentido que até então tinhamos dado à palavra), mas um combate de classe”. a) Identifique as forças que protagonizaram o “combate de classe” a que se refere Tocqueville b) Explique duas demandas políticas e sociais que distinguiam a Revolução de 1848 da Revolução de 1789


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Nível de Semelhança

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Resultados Encontrados: 28

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Revoluções na Idade Contemporânea

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Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 18Código: 13005640

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação

Semelhanças e diferenças entre as revoluções italiana e alemã no processo de unificação dos respectivos países .f Europa.b
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
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Os processos de unificação da Itália e da Alemanha no século XIX são, em geral, abordados conjuntamente pela historiografia por apresentarem alguns elementos comuns, tais como (A) a fragmentação de seus territórios, incluindo diferenças culturais e políticas internas, além de fortes tensões com a Áustria, que impôs resistência a esses processos. (B) o crescimento de forças nacionalistas que defendiam a unificação, atrelado ao desenvolvimento interno do capitalismo, uma vez que ambos os países eram agroexportadores e não tinham indústrias. (C) a ampla participação do exército prussiano nos dois casos, somada à emergência de líderes que defendiam a imple- mentação de Confederações, como Bismarck, na Alemanha, e Garibaldi, na Itália. (D) os anseios expansionistas que embasaram ambos os processos liderados por seus respectivos monarcas e apoiados pelo Congresso de Viena que resultaram, décadas depois, na eclosão da I Guerra Mundial. (E) a ocorrência de guerras civis estimuladas por setores da burguesia emergente, influenciados pela recente Revolução Francesa, em oposição à monarquia, à nobreza e ao Antigo Regime.


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     C     
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     E     




2(USP - 2023)Número Original: 45Código: 12818590

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Processos e fatos históricos sobre a construção do imaginário nacional italiano no final do século XIX .f Itália.b
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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“Quatro anos atrás, neste dia, a esta mesma hora, chegava ao Panteão, em Roma, o carro fúnebre que levava o cadáver de Vittorio Emanuele Il, primeiro rei da Itália, morto depois de 29 anos de reinado, durante os quais a grande pátria italiana, antes despedaçada em sete estados e oprimida por estrangeiros e tiranos, tinha renascido como um só país, independente e livre (...)”. AMICIS, Edmondo de. Coração: um livro para jovens. São Paulo: CosacNaify, 2011. Esse livro foi publicado pela primeira vez na Itália em 1886. Obteve grande sucesso entre os jovens leitores e foi, desde cedo, amplamente utilizado como livro de leitura nas escolas do país. O texto mobiliza representações que iam ao encontro do culto (A) à nação na Itália recém-unificada. (B) à divisão da Itália por Vittorio Emanuele II. (C) aos ideais republicanos que deram origem ao país. (D) aos antigos reinos e ao domínio estrangeiro. (E) à reconstrução do antigo Império romano.


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3(UFU - 2021)Número Original: 39Código: 11749511

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Questões de identificações (Hist.) Construção do imaginário revolucionário na França nas pinturas do período contemporâneo .f França.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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O quadro reproduzido acima, A liberdade guiando o povo, de Eugêne Delacroix, é talvez uma das pinturas mais emblemáticas produzida nos últimos 250 anos. O trabalho pertencente ao período do Romantismo, retrata uma mulher representando a liberdade, que guia o povo acima dos corpos sem vida, empunhando a bandeira tricolor em uma das mãos e um mosquete com baioneta na outra. Essa pintura, extremamente simbólica, retrata qual evento histórico ocorrido na França? A) A Revolução de 1830, que marcou, dentre outras coisas, a rebelião contra as práticas centralizadoras de Carlos X. B) A Revolução de 1789, evento que simboliza a concretização da burguesia como classe dominante na França. C) A Revolução de 1848, conhecida também como a “Primavera dos Povos”, que marca uma série de revoltas contra alguns regimes autocráticos europeus. D) A Revolução de 1871, denominada Comuna de Paris e considerada por alguns historiadores como o primeiro governo de caráter proletário e popular no contexto de ascensão do capitalismo.


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4(ESPCEX - 2022)Número Original: 38Código: 11800669

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Revoluções na Europa do século XIX que eclodiram após o Congresso de Viena .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
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No Congresso de Viena, em 1815, ficou decidida a restauração da monarquia absolutista. Essa volta ao poder das monarquias absolutistas provocou explosões revolucionárias em boa parte da Europa no decorrer do século XIX, dentre as quais pode-se citar a A) Revolução Francesa. B) Unificação Italiana. C) Revolta dos Sipais. D) Guerra do Ópio. E) Conferência de Berlim.


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5(UFRGS - 2018)Número Original: 11Código: 7078914

Quarto Dia

Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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Observe a imagem abaixo. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017. Considere as afirmacoes sobre a Comuna de Paris, que governou a cidade entre marco e maio de 1871. I - O movimento foi iniciado como monarquista, conservador e católico e tentava reconduzir o Imperador Napoleão III, deposto por um golpe militar republicano em 1870, ao governo da França. II - A Comuna aboliu o serviço militar obrigatório e a pena de morte, decretou o direito dos trabalhadores de administrar empresas abandonadas e estabeleceu a separação plena entre Igreja e Estado na cidade. HI- O exército francês, durante a chamada “Semana Sangrenta”, com o apoio da Assembleia Nacional e do governo republicano, invadiu a cidade e reprimiu duramente os sublevados. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas 1 e III. (D) Apenas II e III. (E) I, Ile III.


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