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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2016)Número Original: 37Código: 6624656

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Etnocentrismo europeu no choque cultural com os nativos da América no processo de colonização do continente.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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TEXTOI Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasilia” e, ocasionalmente no século XVII, O termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro. SCHWARTE. 5. B. Gente da terra braiense da nação. Pensando o Brasi: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org ) Viagem incompleta: a experiência brasileira (1800-2000), São Paulo: Senac, 2000 (adaptado) TEXTO! Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambás e os astecas SALVA KEV: SILVA, MH. Dicionário de conceitos históricos. São Palo: Contexto, 2005 Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da O concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado. percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias. compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados. transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza. vo oo


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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Como defensor dos índios e denunciante das atrocidades dos conquistadores, frei Bartolomé de Las Casas desenvolveu a imagem da “destruição das Índias”, que era produto da preocupação do frade com o futuro da sociedade que se organizava: a nova sociedade começava distorcida, prenhe de desequilíbrios e de injustiças, carente dos mais elementares direitos. Com exceção de Las Casas, no século XVI prevaleceu a visão otimista da conquista: acreditava-se que a nova sociedade era inteiramente benéfica para os aborígenes, pois se partia da premissa de que a civilização européia era superior à civilização americana. O importante era o resultado final, a propagação de valores cristãos e a organização de uma sociedade alicerçada nesses valores. (Adaptado de Hector Hernán Bruit, Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: lluminuras, 1995, p. 17, 55.) a) A partir do texto, identifique duas visões opostas sobre a conquista da América, presentes no século XVI. b) Cite dois exemplos de mobilização política das populações indígenas na América Latina contemporânea.


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