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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2017)Número Original: 3Código: 6627562

Primeira Fase - Prova Q e Y

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos O arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (...) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.” (Adaptado de Roseii Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.) No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para a) a conquista do direito às terras e à educação que são negadas a todos os trabalhadores. b) a obtenção da chave que abre as portas da edu: todos os brasileiros que não têm terras. c) a promoção de uma conquista da educação que tenha como base a propriedade fundiária d) a descoberta de que a luta pela posse da terra pressupõe também a conquista da edu:


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 11Código: 17318

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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Considere as seguintes afirmações acerca dos textos I, II e III: I. Nos três fragmentos o narrador descreve aspectos físicos e comportamentais de personagens do sertão brasileiro, marcados pela vida agreste e miserável. II. Embora publicadas em contextos diferentes, as respectivas obras se enquadram no mesmo estilo de época: o Realismo. TI. Nos três fragmentos revela-se uma concepção determinista do homem. Assinale: a) se apenas a afirmação 1 estiver correta. b) se apenas a afirmação II estiver correta. c) se apenas a afirmação III estiver correta. d) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas. e) se nenhuma afirmação estiver correta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 69Código: 7507805

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Texto | Leia os versos iniciais da peca Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1966), de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar. Em formato de cordel, os versos são cantados por todos os atores. Se corres, bicho te pega, amô. Se ficas, ele te come. Ai, que bicho será esse, amô? Que tem braço e pé de homem? Com a mão direita ele rouba, amô, e com a esquerda ele entrega; janeiro te dá trabalho, amô, dezembro te desemprega; de dia ele grita “avante”, amd, de noite ele diz: "nao va": Será esse bicho um homem, amô, ou muitos homens será? (Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p. 3.) Texto II Observe a charge de Laerte que fez parte da mostra Maio na Paulista, em 2019. Tg Mad É Pega (Laerte, Exposição Maio na Paulista, de ech e Angeli, 2019. Disponivel em https://ga.globo.com/Cultura/ noticia/2019/05/ laerte-e-angeli-participam-de-exposicao-ao-ar- livre-na-avenida-paulista.html. Acessado em 02/06/2019.) Considerando a relação entre os textos | e Il, conclui-se que a charge a) resgata a temática do cordel, rompendo com o impasse vivido pelos personagens. b) reafirma o dilema dos personagens da peça, parafraseando os versos iniciais do cordel. c) evidencia a tradição popular nordestina, utilizando a imagem para sofisticar os versos. d) confirma a força transformadora da versificação popular, reproduzindo-a em imagens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991668

Segunda Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Atrás dos olhos das meninas sérias Mas poderei dizer-vos que elas ousam? Ou vão, por injunções muito mais sérias, lustrar pecados que jamais repousam? O texto acima encontra-se no livro A teus pés, de Ana Cristina Cesar. Leia-o atentamente e responda às questões. a) Indique a quem se referem, no texto, a segunda pessoa do plural ('vos”) e a terceira pessoa do plural (“elas”). b) Por meio da partícula “Ou”, o poema estabelece uma alternativa entre duas situações: a ousadia e a ação de “lustrar pecados”. Explique de que maneira a primeira situação é diferente da segunda, levando em consideração o título do poema.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




4(UNESP - 2019)Número Original: 26Código: 6988761

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema. Cite três elementos que evidenciam o caráter narrativo desse poema.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 10Código: 6983567

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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(...) Eu tenho uma ideia. Eu não tenho a menor ideia. Uma frase em cada linha. Um golpe de exercício. Memórias de Copacabana. Santa Clara às três da tarde. Autobiografia. Não, biografia. Mulher. Papai Noel e os marcianos. Billy the Kid versus Drácula. Drácula versus Billy the Kid. Muito sentimental. Agora pouco sentimental. Pensa no seu amor de hoje que sempre dura menos que o seu] amor de ontem. Gertrude: estas são ideias bem comuns. Apresenta a jazz-band. Não, toca blues com ela. Esta é a minha vida. Atravessa a ponte. (Ana Cristina Cesar, 4 teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 9.) Esse trecho do poema de abertura de A teus pés, de Ana Cristina Cesar, a) expressa nostalgia do passado, visto que mobiliza referências à cultura pop dos anos 1970. b) requisita a participação do leitor, já que as referências biográficas são fragmentárias. c) exclui a dimensão biográfica, pois se refere a personagens imaginários e de ficção. d) tematiza a descrença na poesia, uma vez que a poeta se contradiz continuamente.


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     A     
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     D     
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