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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2017)Número Original: 7Código: 6627566

Primeira Fase - Prova Q e Y

Morfologia Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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Caligrafia (Amaldo Antunes) Arte do desenho manual das letras e palavras. Territério hibrido entre os códigos verbal e visual A caligrafia está para a escrita como a voz está para a fala. A cor, o comprimento e espessura das linhas, a disposição espacial, a velocidade dos traços da escrita correspondem a timbre, ritmo, tom, cadência, melodia do discurso falado. Entonação gráfica. Assim como a voz apresenta a efetivação física do discurso (o ar nos pulmões, a vibração das cordas vocais, os movimentos da língua), a caligrafia também está intimamente ligada ao corpo, pois carrega em si os sinais de maior força ou delicadeza, rapidez ou lentidão, brutalidade ou leveza do momento de sua feitura. (Adaptado de htips:wwn amaldoantunes.com br. Acessado em 12/07/2016.) Em Caligrafia, o autor a) estabelece uma relação de causa e efeito entre caligrafia e voz. b) sugere uma relação de oposição entre caligrafia e voz. c) projeta uma relação de gradação entre caligrafia e voz. d) apreende uma relação de analogia entre caligrafia e voz.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 1105

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Morfologia - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2017)Número Original: 26Código: 7002068

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Morfologia Pronomes Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Considere as definições dos seguintes conceitos: 1. Autonomia: direito de um indivíduo tomar decisões livremente; independência moral ou intelectual; capacidade de go- vernar-se pelos próprios meios. 2. Heteronomia: sujeição de um indivíduo a uma instância externa ou à vontade de outrem; ausência de autonomia. Qual dos conceitos mostra-se mais adequado para descrever a existência retratada pela letra da canção? Justifique sua resposta, com base no texto. Considerando o contexto histórico-social em que a canção foi composta, a quem ou a que se refere o pronome “lhe” em “Deus lhe pague”?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(CFSdPM-ES- ES - 2014)Número Original: 9Código: 2455612

QPMP-C

Artigos Preposições Simples Pronomes
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Questão de Vestibular - CFSdPM-ES 2014
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Em “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa.” Assinale a alternativa em que as ocorrências do “a” no trecho retirado do texto estão justificados corretamente: a) pronome — preposição — artigo — artigo. à) artigo — pronome — pronome — preposição. b) preposição — preposição — artigo — pronome. e) pronome — artigo — preposição — artigo. c) artigo — artigo — preposição — preposição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 14Código: 13221

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Morfologia Pronomes Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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O pronome demonstrativo este, empregado no início dos ver- sos de números 9, 11 e 12, faz referência (A) ao peito enorme do Pantocrátor. (B) a Santo Estêvão. (C) ao próprio eu lírico. (D) à figura de Jesus Pantocrátor. (E) a Satanás, o mestre das trevas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7507825

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Ao descrever a rotina do protagonista Raimundo Silva, o narrador da História do Cerco de Lisboa afirma que só restaram fragmentos dos sonhos noturnos, “imagens insensatas aonde a luz não chega, indevassáveis até para os narradores, que as pessoas mal informadas acreditam terem todos os direitos e disporem de todas as chaves.” (José Saramago, História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.122.) Com base nesse excerto e relacionando-o ao conjunto do romance, é correto afirmar que o narrador é a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas. observador, pois dissimula sua avaliação política da realidade ao se mostrar empático ao mundo das personagens. protagonista, pois, ao fazer parte da própria narrativa, assemelha-se às demais personagens e não pode duvidar dos protocolos necessários para contar a história de Portugal. onisciente, pois simula ser tolerante com a pluralidade de vozes narrativas, mas é a singularidade de seu modo de narrar que produz a coesão e a autonomia da narração.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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5(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 12Código: 7505526

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Para expor um ponto de vista, o autor se vale de ironia no seguinte trecho: (A) arma de mobilização eleitoral que o populismo de direita não inventou agora. ((. 7-8) (B) o mar de lama do Palácio do Catete ganhou um ar até bucólico de poça d'água, (/. 14-15) (C) Na tradição rural — vastíssima nos sentidos geográfico e histórico ((. 17) (D) D) O oceano goza de boa reputação científica como provável criadouro da vida (0. 29)


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