Preguiça e covardia são as causas que explicam por que uma grande parte dos seres humanos, mesmo muito após a natureza
tê-los declarado livres da orientação alheia, ainda permanecem, com gosto, e por toda a vida, na condição de menoridade.
É tão confortável ser menor! Tenho à disposição um livro que entende por mim, um pastor que tem consciência por mim,
um médico que prescreve uma dieta etc.: então não preciso me esforçar. A maioria da humanidade vê como muito perigoso,
além de bastante dificil, o passo a ser dado rumo à maioridade, uma vez que tutores já tomaram para si de bom grado a sua
supervisão. Após terem previamente embrutecido e cuidadosamente protegido seu gado, para que estas pacatas criaturas
não ousem dar qualquer passo fora dos trilhos nos quais devem andar, os tutores lhes mostram o perigo que as ameaça caso
queiram andar por conta própria. Tal perigo, porém, não é assim tão grande, pois, após algumas quedas, aprenderiam final-
mente a andar; basta, entretanto, o perigo de um tombo para intimidá-las e aterrorizá-las por completo para que não façam
novas tentativas.
(Immanuel Kant, apud Danilo Marcondes. Textos básicos de ética — de Platão a Foucault, 2009. Adaptado.)
O texto refere-se à resposta dada pelo filósofo Kant à pergunta sobre “O que é o Iluminismo?”. Explique o significado da
oposição por ele estabelecida entre “menoridade” e “autonomia intelectual”.