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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2018)Número Original: 49Código: 6891018

Segundo exame de qualificação

Consequências das medidas e melhorias implementadas pelo programa fome zero no médio prazo para a sociedade brasileira.m Brasil.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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O Programa Fome Zero em seu primeiro ano (2003) quase dobrou a meta, atendendo 1,9 milhão de famílias. O Programa Bolsa Família, que também integra o Fome Zero, foi classificado pelo jornal americano The New York Times como o maior programa do mundo de transferência de renda. Esse programa atendeu cerca de 3,6 milhões de pessoas com uma bolsa de R$ 72,81 em média por mês. A distribuição de cestas básicas chegou a mais de 250 mil famílias, levando comida para cerca de 1,3 milhão de pessoas. Já as compras da agricultura familiar, além de garantirem a produção e a comercialização dos produtos, estão ampliando a renda de cerca de 6,4 mil famílias, beneficiando mais de 32 mil pessoas. Além disso, mais de 290 mil famílias estão incluídas nos programas de distribuição emergencial de água ou no programa de cisternas. Adaptado de correiodobrasil.com.br, 07/01/2004. O Programa Fome Zero integrou ações governamentais destinadas à melhoria das condições de vida de segmentos específicos da sociedade brasileira. Um dos principais resultados desse programa, a médio prazo, foi: A) redução da mortalidade infantil B) erradicação do desemprego rural C D ( ( (C) estabilização da migração populacional (D) redistribuição do operariado qualificado


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Consequências das medidas e melhorias implementadas pelo programa fome zero no médio prazo para a sociedade brasileira.m

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1(FGV - SP - 2013)Número Original: 0Código: 6347765

Primeiro Semestre - Administração - Módulo Discursivo - Administração Pública

Consequências das medidas e melhorias implementadas pelo programa fome zero no médio prazo para a sociedade brasileira.m
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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A partir dos dois trechos citados abaixo, escreva uma dissertação que analise os argumentos favoráveis e contrários ao Programa Bolsa Família. Ao final da redação, realce sua posição pessoal sobre o assunto. TRECHO 1 O Programa Bolsa Família está combatendo, ao mesmo tempo, a pobreza e a desigualdade. Consegue ser eficiente contra a pobreza porque aumenta a renda das famílias pobres do país, atuando de forma focalizada e, portanto, não desperdiçando recursos com quem não precisa. E ataca a desigualdade para além da questão da renda, chegando à origem do problema: a Educação. As famílias que recebem o Bolsa Família precisam mandar seus filhos para a escola, de modo que a próxima geração terá muito mais anos de estudo do que seus pais - e as pesquisas já mostram o quanto isto está reduzindo a repetência e a evasão escolares. Mais do que um alívio imediato, o programa faz um combate intergeracional da pobreza e da desigualdade, por meio de um direito, e não de um favor. Desta forma, seus melhores frutos, portanto, virão no futuro. TRECHO 2 Distribuir dinheiro para os mais pobres, sem garantir as condições de trabalho para os pais e as mães, pode reduzir a culpa das elites brasileiras, mas não vai efetivamente resolver os problemas da pobreza e da desigualdade. O que o país precisa é de políticas para aumentar o emprego, e não de um assistencialismo de curto prazo, que não gera mudanças estruturais para as famílias mais pobres. Ensinar a pescar sempre é melhor do que dar o peixe. Além disso, esta distribuição farta de recursos pode ser apenas uma forma de ganhar votos dos mais pobres, sobretudo no Nordeste brasileiro. Também é preciso pensar em “portas de saída” para os beneficiários, para que não fiquem eternamente dependentes do Bolsa Família. Seria triste ver os filhos de hoje transformarem-se, no futuro, na imagem atual de seus pais. Para avaliar a redação, serão levados em conta os seguintes aspectos: - A percepção da importância do problema para a sociedade brasileira; - A capacidade de apresentar argumentos de forma clara e equilibrada; - A utilização da norma culta da língua portuguesa; - A capacidade de expressar opiniões baseadas em argumentos logicamente bem fundamentados e não apenas de senso comum. Instruções - O texto deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas. - Textos fora desses limites não serão corrigidos, recebendo, portanto, nota zero. - A redação deverá ser apresentada a tinta e com letra legível. - A página 2 é destinada ao rascunho e não será considerada na correção da prova.


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