Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) Há uma relação de sinonímia entre os adjetivos genéricos (linha 01) e concretos (linha 02). principalmente (linha 13) tem a função de negar a informação estabelecida por seu antecedente também (linha 12). O emprego reiterado de seja (linhas 15 e 16) é opção estilística, configurando- se como desvio do paralelismo textual adequado ao trecho. não se caracteriza (linha 11) poderia ser reescrito como “não caracteriza- se”, pois as duas possibilidades seguem a norma culta da escrita. O advérbio exclusivamente (linha 11) introduz posicionamento que será reforçado pelo emprego de também (linha 12) no período seguinte.
Conjunções - Sintaxe
Foram retiradas todas as vírgulas do trecho apresentado abaixo. Leia-o com a finalidade de pontuá-lo corretamente. A chegada dos japoneses ( 1 ) é um bom mote para falar dos outros imigrantes (2 ) que deram cara nova ao país. Primeiro foram os portugueses ( 3 ) que chegaram a partir do século 16. Por volta de 1850 ( 4 ) alemães fundaram comunidades no Rio de Janeiro (5) no Rio Grande do Sul ( 6 ) em Santa Catarina ( 7 ) e no Espírito Santo. Os italianos ( 8 ) aportaram aqui em 1870 (9 ) ocupando o Sul e o Sudeste. Em 1888 (10) com a abolição da escravatura (11) e a maior oferta de empregos na lavoura cafeeira (12) a imigração deu um salto: o Brasil recebeu (13) nada menos (14) que 1 milhão de estrangeiros (15) antes da virada do século. Nova Escola, 1/02/1998. Os números que devem ser substituídos por vírgulas são: A) (IIS (ET (BD; (12). B) (2)(3);(5);(6);(9); (10); (12); (15). C) (4); (5); (6); (9); (10); (13); (14). D) (3); (4); (5); (6); (7); (10); (12); (15). E) (3); (4); (5); (6); (9); (10); (12).
Assinale a alternativa que indica a ordem em que os versos de dez e de seis sílabas se sucedem nas oito estrofes do poema. (A) 6, 10, 6, 6, 10, 10. (B) 10, 6, 10, 10, 6, 6. (C) 10, 10, 6, 10, 6, 6. (D) 10, 6, 10, 6, 10, 6. (E) 6, 10, 6, 10, 6, 6.
Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d
Constituem exemplos de linguagem formal e de linguagem coloquial, respectivamente, as seguintes falas: (A) “Ah, estou morrendo de pena...” e “Ainda vou trabalhar a noite inteira no Iraque, meu rapaz.” (B) “Me adianta essa, vai...” e “É cedo para mim.” (C) “O importante é trabalhar com o que a gente gosta.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (D) “E cedo para mim.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (E) “Posso lhe dar um emprego bem melhor..." e “Me adianta essa, val...”
Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração re- cebe o nome de objeto direto pleonástico. (Adriano da Gama Kury. Novas lições de análise sintática, 1997. Adaptado.) Antônio Vieira recorre a esse recurso expressivo em: (A) “Sendo propostos a Catão dois cidadãos romanos para o provimento de duas praças, respondeu que ambos lhe descontentavam” (3º parágrafo) (B) “e, consolando-a eu pela morte de tantos filhos, respon- deu-me” (4º parágrafo) (C) “e desta terra há-de tirar Inácio do Rego mais de 100 mil cruzados em três anos, segundo se lhe vão logrando bem as indústrias” (3º parágrafo) (D) “São lastimosas as misérias que passa esta pobre gente das Ilhas” (5º parágrafo) (E) “Eu, Senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos” (2º parágrafo)