Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Na adaptação da Disney, Branca de Neve é o símbolo de
feminilidade: conformada, inocente, esperando a ação do
destino enquanto se ocupa de afazeres domésticos e familiares.
A vilã é má por essência, remetendo-nos à visão polarizada do
bem contra o mal. O final coroa a derrota do mal, simbolizado
pelo beijo do modelo de homem ideal, o Príncipe Encantado, o
amor eterno e o “felizes para sempre”.
Érika Alves
Adaptado de ppghc.files.wordpress.com, 2014.
Frozen: uma aventura congelante (2013)
A conduta tradicional das princesas clássicas é apresentada em
Frozen como impulsiva e inconsequente. O amor fratemo é
expresso quando a princesa Elsa foge e sua irmã Anna sai em sua
busca. Nesta saga, Anna conhece Khristoff, que a ajuda. Enquanto
Anna descobre que príncipes encantados e amor à primeira vista
não existem, Elsa assume o trono do reino e aceita seus poderes
mágicos, representando a única rainha da Disney que não tem
marido, ao prescindir da figura masculina para obter êxito e
reconhecimento profissional e pessoal.
Eveline Aguiar e Marina Barros
Adaptado de portalintercom.org.br, 2015.
As abordagens das animações cinematográficas indicam mudanças na representação dos
gêneros masculino e feminino e do papel da mulher nas sociedades ocidentais, tendo em vista
transformações históricas e também a ocorrência de medidas de promoção da igualdade entre
os gêneros nas últimas oito décadas.
Ao comparar as análises feitas nos textos, aponte uma mudança na representação da condição
feminina mostrada no filme Frozen.
Identifique, ainda, um direito ou uma lei conquistados pelas mulheres no Brasil a partir da
década de 1930.