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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2018)Número Original: 96Código: 6984111

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Princípios da Óptica Geométrica
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos “azul”, “verde” e “vermelho” e estão associados à cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo | no gráfico), não excitariamos o pigmento “azul”, o pigmento “verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente /5%, e isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo Il) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente. A | || EERE ae tt 9 100- ol ot azul jie * === verde ' Da * mesas “Vermelho” 4 a i O e |t § o sg 1 | ay a Ra 4 a o 50- Ss ‘| 3 > é o + E a) & x ¢ o + * e ? a? , * + % | % é e , %, 4 “ +, “o, 400 450 500 550 600 650 | | roxo azul verde amarelo laranja vermelho | Comprimento de onda (nm) Disponivel em: www.comprehensivephysiology.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado). Caso estimulassemos a retina de um individuo com essa caracteristica, que nao possuisse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de O identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”. ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual. detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada. visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro. distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade. O © q


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Exatamente Igual

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Princípios da Óptica Geométrica

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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 98Código: 7456295

Única Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Estudo da percepção das cores em daltônicos sob a perspectiva RGB .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura. Amarelo Vermelho A protanopia é um tipo de daltonismo em que ha diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura. Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor? Vermelho. Magenta. Amarelo. Branco. Azul. VODOM


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2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 116Código: 8950541

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Cinza

Relação entre a cor de uma luz e sua absorção em diferentes materiais.f Teoria
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências. SAYURI,M.; GASPAR, M. BB. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado). Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, à mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B,C, De E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco. A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes. O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e a afere em cada recipiente. Incidência de luz solar PRISMA Caixa isolada e opaca Luz solar decomposta Vermelho Violeta Espectro mt" Recipientes Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento”? A VODO) mo om


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3(UERJ - 2016)Número Original: 3Código: 6977809

Exame Discursivo

Fórmula da formação da imagem em uma câmara escura (Com mudança de posição)
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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A altura da imagem de um objeto, posicionado a uma distância P, do orifício de uma câmara escura, corresponde a 5% da altura desse objeto. A altura da imagem desse mesmo objeto, posicionado a uma distância P, do orifício da câmara escura, corresponde a 50% de sua altura. Calcule P, em função de P..


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4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 135Código: 7456315

Única Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Estudo das características da propagação retilínea da luz
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [OS raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar, pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última. HUYGENS, C. In: MARTINS, R.A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de Historia e Filosofia da Ciéncia, supl. 4, 1986. O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz”? O O entendimento de que a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da existência do éter. €& O modelo ondulatório para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes luminosos. & O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas. O A crença na velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos. O A ideia defendida pelos gregos de que a luz era produzida pelos olhos.


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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 82Código: 13277

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Relação entre a cor da luz emitida por um objeto aquecido e sua temperatura Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Cor da chama depende do elemento queimado Por que a cor do fogo varia de um material para outro? A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas. Quando, du- rante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndio de fiação elétrica, a cor da chama fica es- verdeada. (Superinteressante, março de 1996. Adaptado.) A luz é uma onda eletromagnética. Dependendo da frequência dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O valor do com- primento de onda da luz é relacionado com a sua frequência e com a energia que ela transporta: quanto mais energia, menor é o comprimento de onda e mais quente é a chama que emite a luz. Luz com coloração azulada tem menor comprimento de onda do que luz com coloração alaranjada. 4 pl amy (http://papofisico.tumblr.com. Adaptado.) Baseando-se nas informações e analisando a imagem, é correto afirmar que, na região I, em relação à região II, (A) a luz emitida pela chama se propaga pelo ar com maior velocidade. (B) a chama emite mais energia. (C) a chama é mais fria. (D) a luz emitida pela chama tem maior frequência. (E) a luz emitida pela chama tem menor comprimento de onda.


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