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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2016)Número Original: 3Código: 6986829

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Um dos elementos marcantes do imaginário republicano francês foi o uso da alegoria feminina para representar a Re- pública. A Monarquia representava-se naturalmente pela figura do rei, que, eventualmente, simbolizava a própria nação. Derrubada a Monarquia, decapitado o rei, novos símbolos faziam-se necessários para preencher o vazio, para representar as novas ideias e ideais, como a revolução, a liberdade, a república, a própria pátria. Entre os muitos símbolos e alegorias utilizados, em geral inspirados na tradição clássica, salienta-se o da figura feminina. (José Murilo de Carvalho. A formação das almas, 1990.) (Pedro Bruno. A Pátria, 1919. Museu da República, Rio de Janeiro.) Estabeleça uma relação entre o texto e a imagem. Indique três elementos da imagem que justifiquem a relação estabe- lecida.


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Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g

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Questões Parecidas

1(USP - 2019)Número Original: 86Código: 6983283

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões com imagens (Hist.) Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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d. Décio Villares, A República (Museu Republicano, RJ, ca 1900) Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem (A) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros. (B) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império. (C) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira. (D) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos. (E) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 47Código: 6329994

Segundo exame de qualificação

Questões com imagens (Hist.) Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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oT] “ih Avenida Central, Rio de Janeiro, inaugurada em 1904. Palácio Monroe, Rio de Janeiro, inaugurado em 1906. produto mercadolivre .com br ptwikipediaorg O cartão-postal é o melhor veículo de propaganda e reclame de que podem dispor os homens, as empresas, a indústria, o comércio e as nações. Olavo Bilac A cartophilia, 15/06/1904. A frase de Olavo Bilac assinala a ampliação da produção de cartões-postais no início do século XX, que animou colecionadores e o trabalho de editores, fotógrafos e gravuristas. As imagens dos cartões do Rio de Janeiro, capital brasileira naquele momento, associaram-se à propaganda das ações governamentais indicadas em (A) modernização e progresso material de espaços públicos (B) planejamento e racionalização do crescimento urbano (C) valorização e preservação dos monumentos arquitetônicos (D) remodelamento e expansão das vias de transportes coletivos


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPR - 2019)Número Original: 5Código: 7945578

Segunda Fase

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Leia o excerto abaixo, retirado de artigo sobre a construção da mitologia referente a figura e a atuação dos bandeirantes no Brasil: Delineou-se com toda a clareza [...] uma preocupação ao mesmo tempo historiográfica e ideológica, presente principalmente na obra de historiadores paulistas da primeira metade do século XX, em estudar a formação da população paulista a partir da biografia de seus antepassados ilustres, encarnados na figura do bandeirante. (SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construção e sentidos. História Social, Campinas, SP, n. 13, 2007, p. 161.) A partir dos conhecimentos sobre o período colonial da América Portuguesa (séculos XVI a XIX) e sobre o período referido no excerto (a primeira metade do século XX no Brasil): a) Cite 2 principais atividades das bandeiras no período colonial da América Portuguesa. b) Defina duas características do mito do bandeirante construído entre o final do século XIX e primeira metade do século XX por grupos paulistas e explique duas razões que levaram a essa construção. Em seguida, aponte uma crítica feita a essa mitologia.


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